sexta-feira, 25 de junho de 2010

POLÍCIA MILITAR: A PROMOÇÃO DE SARGENTOS E O ABANDONO DA TROPA.


COMENTÁRIO POSTADO:
Caro CEL PAÚL!!! Sou 3º SGT PM da área de saúde, já estamos há 05 anos na graduação de 3ºSGT, existem 64 vagas para 2ºSGT de saúde. Minha turma passa por um dilema. Com a ampliação do nº de vagas nos quadros da PMERJ, a QPMP 06 que é a de Auxiliar de Saúde conta com cerca de 64 vagas para a Graduação de 2º SGT PM, mas ninguém foi promovido na última promoção em Maio/2010. A DGP informa que é necessário ter 06 anos na Graduação de 3º SGT para poder ser promovido. Mas o estatuto diz que este intertício pode ser reduzido pela metade, isto é 03 anos. Se a Corporação reduzisse o intertício nós teríamos a possibilidade de sermos promovidos. Ressalto que vários considerandos já foram feitos, inclusive eu fiz um, solicitando a redução, mas, em todos a resposta é uníssona: Indeferido porque é inconveniente e inoportuno a Corporação. Esta Corporação não é composta por nós? Será que uma petição que para nós é mais que oportuna e conveniente, pois melhoraria um pouco a nossa atual condição tão sofrida do ponto de vista salarial, não deveria ser analisada de outra forma pelos nossos l[ideres? Nos discursos que nossas autoridades fazem não é sempre dito, que o Policial é o maior patrimônio? Então porque não nos concedem a chance de ascender na carreira. Aqui coloco a situação de minha turma de saúde que teve 91 3º SGT formados em 2005, mas informo que os colegas de tropa também se encontram na mesma situação, também em 2005 foram formados cerca de 300 3º SGT de tropa. Com a redução do intertício para 03 anos, todas as turmas de SGT até 2007 seriam beneficiadas, somando um total de quase 1.500 Policiais beneficiados. Atualmente existem cerca de 1.558 vagas para 2º SGT PM de tropa. CEL !!! fico pensando, mas, não consigo entender. Para que se criar um aumento no nº de vagas, deixando as mesmas ociosas sem promover ninguém. Sei que o Srº é um lutador por melhorias para o Policial, por isso escrevi este email para pedir sua ajuda, seria possível o Srº nos ajudar nesta questão, e interceder por nós junto ao Comandante Geral ou a quem de direito para reduzir o intertício? Anônimo.
COMENTO:
Tenho escrito sistematicamente que a atual gestão tem se destacado pelo descaso com a tropa.
É impressionante a forma como os Policiais Militares têm sido tratados, não passando de números para satisfazer os interesses eleitoreiros do governador.
Eu já citei vários fatos desse mau tratamento, sobretudo com os Policiais Militares que integram as Unidades de Polícia Pacificadora (UPP), onde nem mesmo as placas balísticas são adequadas, expondo ao risco de morte esses jovens Policiais Militares.
Não custa também lembrar o caso do incêndio no helicóptero do GAM, fato onde morreram três praças da Polícia Militar, tragédia que teve como causas concorrentes a falta de blindagem no helicóptero e a falta de uniformes anti-chamas para os praças. Espero que o Ministério Púiblico aceite a nossa comunicação e cobre responsabilidades.
No caso das promoções dos Praças, a atual gestão está completamente perdida, não conseguindo resolver qualquer problema existente. Recentemente, encaminhei uma proposta para solucionar um desses problemas e a resposta foi a citada no comentário:
- Não era oportuno e conveniente para a Polícia Militar.
Pergunto:
- É oportuno e conveniente para a Polícia Militar realizar uma verdadeira avalanche de promoções para o posto de Coronel, aproveitando o aumento de efetivo?
Tenho certeza que não.
Temos Coronéis sem qualquer experiência, temos Coroneís que nunca comandaram nada, algo inaceitável em qualquer instituição militar. E assim mesmo, a cada promoção, novos Coronéis.
Não creio que possa alcançar qualquer sucesso na atual gestão, pois não existe qualquer compromisso com a tropa.
Cito:
- a falta de luta por parte do comando por salários justos;
- as gratificações para poucos;
- o RioCard para poucos;
- as péssimas condições de trabalho;
- equipamentos de proteção individual inadequados; e
- o completo abandono dos inativos e das pensionistas.
Só nos resta torcer para que o tempo passe rápido e que um novo tempo possa surgir para os Policiais Militares com um novo governador e uma nova gestão.
Se Cabral for reeleito o caos será maior ainda e a Polícia Militar estará perto da extinção completa.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

7 comentários:

Anônimo disse...

É lamentavel, o pessoal auxiliar de saude ja tao sacrificado nao tem prestigio para uma diminuiçao de intersticio!!!
juntos Somos Fortes
Eduardo

Anônimo disse...

É lamentavel a forma como tratam os SGT que se prepararam para fazer um concurso e para ir cursar. Abandonamos a segurança (que intera nosso sofrido salário), a companhia de nossas famílias (que são os únicos que nos apoiam). E qual é a recompensa? Digo, é o descaso de nossas autoridades, como tem a coragem de dizer por aí que querem PPMM mais preparados. Se não valorizam o conhecimento.

Anônimo disse...

É mais as vagas que foram criadas estão favorecendo a promoçao de nossos oficiais desde o início.

Anônimo disse...

Só pra lembrar !!!! e a turma de 1992 que ficou 09 anos como 2º SGT.

Anônimo disse...

O aspira sai da academia e em 06 anos é capitão, se der sorte até menos. Ja o 3º SGT amarga no mínimo 06 anos para sair 2º SGT.

Paulo Ricardo Paúl disse...

As atuais administrações da PMERFJ e do CBMERJ são lastimáveis.
Juntos Somos Fortes!

Anônimo disse...

A REDUÇÃO DE INTERTICIO A METADE PARA PROMOÇÃO DE PRAÇAS NÃO É NUNHUMA NOVIDADE, EXISTE AMPARO LEGAL CONFORME art 11 inciso 2º paragrafo 1ºdo Dec 7766/84(RPP)
AMAPARO ESTE QUE JA FOI UTILIZADO EM OUTRAS OCASIÕES.
O QUE NOS CAUSA REPULSA É O FATO DE EXISTIR A LEI 5467 DE 08/JUL/09QUE FIXOU O NOVO EFETIVO DA PMERJ, AUMENTANDO DE FORMA CONSIDERAVEL O Nº DE VAGAS PARA ASCENÇÃO HIERARQUICA TANTO PARA OFICIAIS COMO PARA PRAÇAS, POREM NOS SO ESTAMOS VENDO OFICIAIS SEREM BENEFICIADOS PELA RETROMENCIONADA LEI, E MAIS UMA VEZ AS PRAÇAS ESTÃO ALIJADAS OU SEJA COLOCADAS EM SEGUNDO PLANO E QUANDO SE MANIFESTAM ADMINISTRATIVAMENTE RECEBEM COMO RESPOSTA QUE É INCONVENIENTE E INOPORTUNO
ORA PARA QUE SERVE Decreto nº. 7766 de 28/NOV/84 (RPP), QUE DENTRE OUTRAS PRECONIZA OS abaixo:
Art. 2º - A promoção é um ato administrativo e visa a atender, principalmente, ás necessidades das Organizações Policiais Militares (OPM) da Policia Militar, pelo preenchimento seletivo dos claros existentes nas graduações superiores.
Art. 3º - A fim de permitir um acesso gradual e sucessivo, o planejamento para a carreira dos graduados deverá assegurar um fluxo regular e equilibrado.
Art. 10 - As promoções por antiguidade e merecimento serão efetuadas para preenchimento de vagas...;
§ 1º - A distribuição das vagas pelos critérios de promoção resultará da aplicação das proporções deste artigo sobre o total das vagas existentes nas graduações a que se referem.
Art. 11, inciso II nº 5 – ter sido incluído no Quadro de Acesso (QA)de suaqualificação. § 1º - As condições de interstício estabelecidas neste artigo poderão ser reduzidas ate a metade, por ato do Governador do Estado, mediante proposta do Comandante Geral da Corporação, ouvido o EM do Exercito, objetivando a renovação dos quadros.
Art. 16 – O graduado que se julgar prejudicado em conseqüência de composição de QA em seu direito a promoção poderá impetrar recurso ao Comandante Geral, nos prazos estabelecidos no Estatuto dos Policiais Militares.
Art. 18 – As promoções ás graduações de Subtenente PM, Primeiro, Segundo e Terceiro Sargento PM serão realizados no âmbito da Policia Militar, por ato do Comandante-Geral, com base na proposta da Comissão de Promoção de Praças (RPP), que é o Órgão de processamento dessas promoções.
Art. 66 – As atribuições da CPP são as seguintes:
Inciso I nº1 – fixar o numero de Sargentos a serem incluídos nos QA, levando em conta as prescrições vigentes.
Nº. 2 – organizar, nos prazos estabelecidos, os QA e as propostas para as promoções, de acordo com este regulamento;
Nº. 3 – exercer a fiscalização que se fizer necessária á fiel observância dos preceitos estabelecidos em Lei ou neste Regulamento, bem como dos processos e normas daquela ou deste corrente;
Nº. 5 – propor ao Comandante-Geral da Corporação, por intermédio do seu presidente, providencias para melhor execução das promoções dos Sargentos PM;
Nº 7 – computar as vagas a serem preenchidas nas diferentes graduações dos Quadros, de acordo como calendário;
Inciso II – observar e fazer observar, rigorosamente, os preceitos estabelecidos em Lei e neste Regulamento, de modo que se verifique perfeita e completa justiça nas promoções às diversas graduações da hierarquia policial militar, devendo para tanto...
o Bol da PM nº. 82 de 12/MAIO/10, traz na sua pág.86 o demonstrativo do computo de vagas de Subtenentes e Sargentos PM DO QPMP-06 SAUDE, sendo nele apresentado para QPMP-6: 17 vagas existentes para a graduação de Sub tenente, 34 para 1ºSGT, 66 para 2ºSGT e 169 para 3ºSGT, porem não havendo nenhum 1º SGT e 3º SGT habilitados,
POR FAVOR SENHOR DGP ORIENTE O SR CMT GERAL NO INTIUITO DE CORRIGIR ESTA FALHA PARA AS PROMOÇOES DE 13/MAIO/2011 POIS PARA QUE SE AUMENTOU O EFETIVO DA PMERJ SE AS VAGAS ORIUNDAS DESTE AUMENTO NÃO SÃO PREENCHIDAS PELAS PRAÇAS QUE SE ESFORÇARAM ESTUDANDO E SENDO APROVADAS EM CONCURSO INTERNO.