domingo, 28 de fevereiro de 2010
GOVERNADOR SÉRGIO CABRAL, O SENHOR SABIA...
PEC 300 - A LUTA É DE TODOS NÓS.
BRASIL, UM PAÍS QUE PRECISA MUDAR COM URGÊNCIA.
Cidadão brasileiro, não perca a oportunidade de 2010, limpe o executivo e o parlamento brasileiros em outubro.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO
AS MALDITAS GRATIFICAÇÕES - ODILSON CARDOSO DA SILVA.
Os policiais civis e militares precisam se unir e exigirem o fim das malditas gratificações, as quais devem ser revertidas em aumento de salário real. O Rio de Janeiro é um Estado rico e tem condições de pagar bem aos policiais. Segurança boa e barata não existe! Alguns policiais civis há pouco tempo saíram às ruas pedindo esmolas e este fato foi comentado até em jornais e revistas dos Estados Unidos... causou impacto. Esta ação deveria ser repetida e levada aos aeroportos e rodoviárias para que todos pudessem ver o estado deplorável em que se encontram aqueles que lutam pela segurança do povo.
Pergunto por que os delegados titulares de delegacias, comandantes de batalhões, o chefe da Polícia Civil e o comandante geral da Polícia Militar não dizem NÃO a este absurdo que maltrata, inferioriza e ridiculariza a maioria de seus comandados. Não quero acreditar que seja por medo de perderem seus cargos, porque esta política maléfica do PMDB que esta aí há doze anos vai ter fim e todos eles voltarão a ser integrantes da Segurança Pública, tendo perdido, então, uma oportunidade de entrarem para a história de suas instituições como verdadeiros policiais heróis e de coragem.
Fora Cabral!!! Acorda Brasil!!!
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO
O SILÊNCIO - PROFESSOR MARCELO ADRIANO NUNES DE JESUS.
Por outro lado, imagino que tenha perdido o meu tempo, haja vista uma olhada na formação do Congresso Nacional e nas Câmaras Estaduais e constatar que as “figuras” são sempre as mesmas, não há nenhuma mudança, ou melhor, a mudança que existe se dá como na época das Capitanias Hereditárias; aqueles que lá estão colocam seus filhos em seus lugares. Veja o caso do deputado estadual pelo Rio de Janeiro Jorge Picciani. O que esse sujeito fez de relevante na política fluminense? E seu filho Leonardo, deputado federal? Agora lança mais um, Rafael, candidato a deputado estadual. Francamente, o brasileiro é uma piada em termos de consciência e memória histórica. Será que ninguém se lembra que o senhor Picciani foi denunciado pelo Ministério Público Federal por manter trabalhadores em forma de escravidão em suas fazendas no Mato Grosso? Sinceramente às vezes penso que me trabalho é vão, que nada, absolutamente nada daquilo que ajudo a construir em salas de aulas servirá de alguma coisa no sentido de se mudar o estabelecido, igualmente a mesma sensação se dá em relação àquilo que escrevo. Nada servirá para alguma coisa. O que sinto, é a sensação de angústia tão presente nos escritos de Heiddeger!
A coragem realmente não é uma qualidade de todos, mais ainda a verdade. Pessoas vivem em suas mentiras e as vivem como se fossem verdades. De que adianta reclamar que as coisas não vão bem e manter as mesmas pessoas há décadas no poder? Do que adianta protestar com o vizinho acerca das inúmeras improbidades administrativas cometidas por pessoas públicas se na verdade foi você quem os elegeu? Do que adianta indignar-se com a corrupção se você aceita que um candidato pague sua conta de luz ou patrocine seu time de futebol e considere essa atitude “normal”? É muita hipocrisia!
Aos poucos, vou começando a entender o silêncio da inteligentsia brasileira. Eles têm razão. Nossos discursos são como palavras ao vento. O brasileiro gosta é de futebol e carnaval, afinal, seguem à risca a ideologia que emburrece e do Pão e Circo.
A cantora Elis Regina na música “Como Nossos Pais” logo nos primeiros versos dizia que “o sinal está fechado pra nós, que somos jovens”, eu acrescentaria que realmente o sinal está fechado, mas para as cabeças pensantes desse país, que não veem nenhuma perspectiva de mudança no atual quadro da mentalidade brasileira. Estamos isolados. Mas apesar do quadro sombrio e que já sabemos qual será o resultado, vamos continuar na luta. O desânimo, não raro, é inevitável, porém, mas do que nunca é preciso prosseguir. Se seremos felizes? Não sei, mas A LUTA CONTINUA.
Marcelo Adriano Nunes de Jesus.
05 MAR 2010: A NOSSA LUTA POR DIGNIDADE NÃO PODE PARAR.
MARCHA PELA CIDADANIA DO MILITAR ESTADUAL - SALÁRIOS E CONDIÇÕES DE TRABALHO
Recebi do Cel PAULO RICARDO PAÚL, este convite que repasso à todos, lembrando sempre da seriedade em que o tema é tratado pelo nosso amigo, em seu Blog Coronel de Polícia Paulo Ricardo Paúl, http://celprpaul.blogspot.com/
Não é preciso gostar do Cel. Paúl para ir à essa Manifestação, afinal, este é um sentimento muito particular de cada um. Somente é preciso, ter-se consciência do estado de penúria em que os Militares Estaduais se encontram, quer sejam: ATIVOS, INATIVOS ou PENSIONISTAS !
Então amigos, vamos lutar pela PEC-300/2008, agora incorporada à PEC-446 do Governo Federal, pois esta Manifestação é por DIGNIDADE para os Militares Estaduais Ativos, Inativos e Pensionistas.
Em momento algum , qualquer pessoa que se diga “representante dos PM’s e BM’s do Rio de Janeiro”, pode ou deve em nosso nome, “negociar” os valores iniciais da PEC-300/2008 , uma vez que temos Deputados Federais como Capitão Assunção, Major Fábio, Mendonça Prado, Paes de Lyra, Jair Bolsonaro, entre outros, que participaram da COMISSÃO ESPECIAL que aprovou a PEC-300/2008, e que não estão de acordo com a redução dos valores da referida Proposição. Caso esses Deputados Federais que durante bastante tempo trabalharam sobre a PEC-300/2008, resolvam que os valores devam ou não ser alterados, estarão tomando uma posição em foro apropriado, e serão cobrados “positivamente ou não” , pelos seus eleitores, e por aqueles que os acompanharam durante toda a Tramitação da PEC-300/2008, hoje, PEC-446 (???).
Não existe pelo menos no Rio de Janeiro, “dono ou dona da PEC-300/2008” (vou chamar a Proposição desta forma, pois assim é conhecida). Existem, logicamente, pessoas que lutam pela sua aprovação: uns com armas bem naturais, dignas (quer seja, de maneira tímida ou mais contundente). Outros, usam de atitudes que não creio, serem aquelas que dignifiquem os Militares Estaduais!
Ah! O fato de A, B ou C, terem entre metas de vida a “Candidatura a Cargos Eletivos”, quer seja para Deputado Estadual, Federal ou Vereador, tenho certeza ser lícito, pois qualquer cidadão tem este direito. Esta pretensa “candidatura” , não inviabiliza que os mesmos lutem pela PEC-300/2008 , pois antes de “pretensos candidatos” , também são: Militares Estaduais ou familiares dos mesmos. O que não deve acontecer , e não observo como lícito e digno , é usar a referida PEC-300/2008 como “bandeira” para alavancar suas possíveis candidaturas, como se assim fossem: “PAIS DA PEC !” .
A PEC-300/2008 é luta de todos por dignidade para o Militar Estadual, que certamente passa, por SALÁRIOS! Abraços fraternos CHRISTINA ANTUNES FREITAS
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO
A REPROVAÇÃO COMPLETA DA GESTÃO SÉRGIO CABRAL - A SAÚDE PÚBLICA MORREU...
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO
PARTIDO LIBERTÁRIOS: ATO CÍVICO CONTRA O PNHD-3 E PELA LIBERDADE!
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO
PARTIDO LIBERTÁRIOS: MANIFESTAÇÃO CONTRA O PNDH-3 E PELA LIBERDADE!
UMA IMAGEM PARA VOCÊ QUE NÃO ACREDITA QUE PODEMOS MUDAR A SEGURANÇA PÚBLICA NO BRASIL.
LIVRO CABRAL CONTRA PAÚL - ÚLTIMO CAPÍTULO.
DIA 05 MAR 2010 - MARCHA PELA CIDADANIA DOS MILITARES ESTADUAIS - IMPRIMA E DIVULGUE.
UNIDADES DE POLÍCIA PACIFICADORA - A ESCRAVIDÃO DO POLICIAL MILITAR.
sábado, 27 de fevereiro de 2010
JORNAL DA SEGURANÇA PÚBLICA - ANO I - 040 - 27 FEV 2010.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO
AS BALAS PERDIDAS DO RIO SEGURO DE CABRAL-BELTRAME.
CABRAL CONTRA PAÚL - LIVRO ONLINE - ÚLTIMO CAPÍTULO.
PNDH3 - IVES GRANDA - OPINIÃO.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO
DEPUTADO CAPITÃO ASSUNÇÃO DE UM LADO, "COMISSÃO" DO RIO DE OUTRO.
Deputados são contra propostas de redução de piso para militares
Postado por Capitão Assumção Deputado Federal.
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO
CAPITÃO É PRESO APÓS DISCUSSÃO COM SUPERIORA.
A assessoria de imprensa da PM confirmou a prisão, mas deu outra versão para o fato: o capitão teria se recusado a cumprir ordem da major, que o mandara dar água aos cavalos. Os dois discutiram asperamente. O capitão chegou a ser acusado de desacato e de incitar a tropa, infrações previstas no Código Militar. A situação foi contornada pelo tenente-coronel José Sanaha. Ele determinou 72 horas de detenção para o capitão e instaurou procedimento administrativo para apurar o caso.
Fonte: O Globo On line, publicado em 24/02/2010.
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO
QUE PAÍS É ESSE? - PROFESSOR MARCELO ADRIANDO NUNES DE JESUS.
Considerada culpada por unanimidade pelo colegiado do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, a juíza Larissa Sarcinelli Pimentel, acusada de formação de quadrilha e corrupção passiva pela Operação Naufrágio da Polícia Federal que descobriu ainda o envolvimento de desembargadores e juízes daquele tribunal no esquema de “venda de sentenças”, teve sua pena fixada em aposentadoria compulsória com vencimentos.
Gostaria de entender onde está a punição aplicada à juiza nesse caso? Aposentar-se com um salário de aproximadamente cinco mil reais é punição para alguém? Que equidade de justiça é essa? Eu por exemplo, que sou servidor público, se me envolvo numa situação dessa natureza, o primeiro ato do governador após o direito de ampla defesa e se considerado culpado, certamente que seria a minha demissão sem direito a absolutamente nada e provavelmente amargaria alguns anos numa prisão qualquer, mas com magistrados e promotores é bem diferente. É isso que chamam de democracia? Essa é a minha indignação, com privilégios para uns em detrimento a maioria. Decisões judiciais que privilegiam, quando deveriam punir, é uma vergonha para o Brasil, o que não se dá apenas em relação aos crimes que envolvem diretamente magistrados e promotores, mas também grandes empresas como as de telefonia, bancos e outros que cometem diversos crimes, inclusive o de estelionato, mas recebem uma punição muito branda quando condenadas e que não passa do pagamento de cerca de 3 mil reais, quando muito, às vítimas, valor tão irrisório dentro do universo de milhões que essas empresas lucram, e que acaba incentivando-as a continuarem seus ilícitos com a certeza da impunidade. Talvez eu não tenha entendido muito bem as definições de Dalmo Dallari, Norberto Bobbio e Espinoza para o termo democracia, talvez eu devesse ler mais sobre o assunto para poder compreender melhor essas decisões que considero no mínimo imorais e ridículas, e contribuem enormemente para a dificuldade dos professores em explicar uma coisa, mas que na prática é outra completamente adversa. Como explicar aos alunos o artigo 5º da Constituição Federal que diz que todos são iguais perante a lei, mas que na prática a lei não é igual perante todos?
O que mais me entristece é viver num País onde a democracia se dá às avessas. Enquanto continuarem com privilégios para uma determinada classe ou grupo social, não há o que se falar em democracia, e isso, Gramsci já nos alertava. O que existe no Brasil, é uma oligarquia e bem explícita. Se o povo quer a democracia, que a tenha, mas da maneira como a oligarquia quer. Esse é o Brasil que aos poucos vai mostrando a sua verdadeira cara e que Cazuza tão bem descreveu em seus versos: “a sua piscina está cheia de ratos, suas ideias não correspondem aos fatos”. Como pensar diferente disso? A luta continua.
Marcelo Adriano Nunes de Jesus
Professor
RIO DE JANEIRO - ATO DE PROTESTO - PNDH3 - DOMINGO - CONVOCAÇÃO.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010
RIO DE JANEIRO - PLANO NACIONAL DE DIREITOS HUMANOS 3 - ATO DE PROTESTO - DOMINGO.
Passeata contra o PNDH-3 no Rio de Janeiro 28/02/10.
Data: Domingo, 28 de Fevereiro de 2010.
Vamos divulgar, comparecer e protestar!
ATENÇÃO: A PEC 300/2008 FOI APENSADA A PEC 446/2009.
Informamos que as proposições abaixo sofreram movimentações.
PEC-00300/2008 - Altera a redação do § 9º do art. 144 da Constituição Federal.
- 24/02/2010
Apensação desta proposição à PEC-446/2009.
- 24/02/2010
Despacho exarado ao REQ 6240/10: "DEFIRO, nos termos do art. 142 c/c o art. 143, II, "a", ambos do Regimento Interno. Oficie-se. Publique-se".
MOBILIZAÇÃO EM MINAS GERAIS - UM EXEMPLO PARA O BRASIL.
Rogério Wagner Mendes - Repórter
Frederico Haikal
Dezenas de PMs e bombeiros da ativa e da reserva protestam na Praça da Assembleia
Os policiais militares e do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais da ativa e da reserva fizeram um protesto, nesta quarta-feira (24), na praça da Assembleia Legislativa, para cobrar do governo a recomposição salarial da categoria e a paridade do pessoal da reserva com o pessoal da ativa. De acordo com o vice-presidente da Associação dos Praças Policiais e Bombeiros (Aspra), o subtenente Raimundo Nonato Menezes Araújo, o policial militar de Minas em início de carreira recebe hoje R$ 1.775, o que colocaria a polícia do Estado em 12º lugar na lista de melhores salários, apesar de promessa do governador Aécio Neves (PSDB) de colocar a categoria em Minas como a melhor bem paga do país. Posição ocupada hoje pela polícia de Goiás, onde o salário inicial é de R$ 2.711. Os policiais e bombeiros foram recebidos pelo presidente da AL, deputado Alberto Pinto Coelho (PP).
"Viemos aqui para sensibilizar os deputados da situação em que encontra a Polícia Militar de Minas. O governador Aécio Neves sempre diz que a polícia de Minas é a melhor do país. Então queremos ser remunerados como merecemos. O governador prometeu nos colocar como a terceira polícia melhor remunerada do país. Esperamos que antes de sair do governo ele cumpra essa promessa", disse o subtenente Nonato. Já os militares da reserva reclamam da política salarial adotada pelo governo, com o pagamento de abono de produtividade para os policiais e bombeiros da ativa, valor que não incide sobre os benefícios do pessoal da reserva. O presidente da União dos Policiais Reformados de Minas Gerais, o cabo da reserva Gilberto da Silva Santos, avalia que com o pagamento do abono o policial em atividade recebe de R$ 1.400 a R$ 1.700 a mais que um militar da reserva, da mesma patente."O abono é uma ação para prejudicar o pessoal da reserva. Queremos que esses penduricalhos sejam incorporados ao salário, para que o militar da reserva também passe a receber", afirmou.
Postado por BLOG DO CB CLÁUDIO SANTOS
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO
A COMPLETA DESMORALIZAÇÃO DA SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA DO RIO.
A LÓGICA (IRRACIONAL) DO MILITARISMO ESTADUAL - TENENTE CORONEL DE POLÍCIA EMIR LARANGEIRA.
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO
"GOVERNADOR" DO RIO ABANDONADO PELA POLÍCIA.
O RIO VIOLENTO DE CABRAL-BELTRAME: A SOLUÇÃO É SIMPLES, UMA UPP EM CADA ESQUINA.
Dois criminosos foram presos. Um deles foi baleado na costas. Os reféns foram libertados após negociação
Charles Rodrigues
Rio- Um bandido foi baleado na costas e outro preso após intensa troca de tiros e perseguição policial por diversas ruas da Abolição, na Zona Norte do Rio, no fim da noite de quinta-feira. Um terceiro criminoso conseguiu fugir. O bando, que já havia roubado um Palio, foi interceptado por policiais do 3º BPM (Méier), após roubarem uma pizzaria. Na fuga, um dos criminosos, armado com uma pistola, invadiu um bar e fez cinco pessoas reféns. Após negociação com a polícia, o assaltante se entregou e as vítimas foram libertadas.
A ação do bando teve início por volta das 22h. Os três criminosos estavam em um Palio roubado, no último dia 18, em Vila Isabel. Eles acabaram de assaltar uma pizzaria, na Rua Mário Carpenter, na Abolição, quando foram interceptados pela polícia. Houve perseguição e intensa troca de tiros. Na fuga, o carro dos criminosos colidiu com um Santana e uma Fiat Strada.
Baleado nas costas, Diego da Silva Coutrin, de 21 anos, fugiu a pé e fez disparos contra um taxista, que não parou em uma abordagem. Diego foi preso no Hospital Salgado Filho, no Méier, onde teria sido socorrido por comparsas da Favela do Jacarezinho. Após roubar outro Palio, o criminoso, identificado pela polícia como "Fabiano Negão", conseguiu fugir. O veículo foi recuperado em um dos acessos à Favela Rato Molhado, no Engenho Novo.
Bandido invadiu bar e fez cinco reféns
Edmar Marins da Cunha, de 22 anos, também fugiu a pé. Depois de se esconder em uma casa e pular o muro de um canteiro de obra, o bandido invadiu um bar e fez cinco pessoas reféns, na esquina da Avenida Suburbana com a Rua João Pinheiro. Armado com uma pistola 9mm, o bandido apontou a arma contra a cabeça de uma das vítimas e obrigou as outras a deitarem no chão do estabelecimento. Após cerca de 20 minutos de negociação, Edmar se entregou e libertou os reféns.
"Nunca havia passado por uma situação dessa. Foi tenso, mas pensei positivo. Sabia que sairia vivo daquele pesadelo. Agradeço aos policiais, que agiram rápido. Eles conseguiram prender o bandido e libertar os reféns sem dar um único tiro", disse o empresário M., de 30 anos, que ficou com a arma apontada para o sua cabeça durante as negociações.
Criminosos seriam das Favelas do Jacarezinho e Manguinhos
Responsável pelas investigações, o delegado titular da 24ª DP (Piedade) Sérgio Lomba disse que os criminosos eram das Favelas do Jacarezinho e Manguinhos. O delegado não descartou a hipótese de os criminosos terem agido em represália a ação policial nas favelas, após as matérias veiculadas pela mídia, nos últimos dias, sobre a presença de traficantes armados naquelas regiões. "Ainda não temos essa informação. Pretento, antes, ouvir as vítimas e os envolvidos no caso. Vale ressaltar o bom trabalho da polícia militar", disse o delegado.
Além dos presos, dois carros foram recuperados e uma pistola apreendida. Edmar e Diego, que não tinham passagem pela polícia, foram autuados, entre outros crimes, por roubo, tentativa de homicídio e sequestro.
MILÍCIAS: EX-PM QUE AJUDOU POLÍCIA CIVIL FOI PRESO.
RIO - Procurado desde novembro do ano passado depois de ter a prisão preventiva decretada durante a Operação Rolling Stones, o capitão PM reformado Epaminondas de Queiroz Medeiros Júnior, se apresentou no início da noite desta quinta-feira aos policiais civis da 21a DP (Bonsucesso) e deverá ser encaminhado ainda hoje para o Batalhão Especial Prisional (BEP). Epaminondas é acusado de comandar, juntamente com o sargento Dalmir Pereira Barbosa, e o major PM Dilo Pereira Soares Júnior, a milícia de Rio das Pedras, em Jacarepaguá, considerada a mais antiga do Rio.
A mílicia foi desarticulada no ano passado depois de quase um ano de investigações dos policiais da Delegacia de Combate ao Crime Organizado
e às Ações Criminosas (Draco). Seus integrantes são suspeitos de movimentar até R$170 mil por dia apenas explorando o transporte clandestino de vans.
O bando usava a associação comunitária como fachada para exigir o pagamento de "taxas de proteção" de moradores e comerciantes. De acordo
com a denúncia do MP, o major Dilo (que já está preso) e o capitão Queiroz assumiram a chefia do grupo após o assassinato do inspetor de Polícia Civil Felix Tostes, em fevereiro de 2007.
SÃO PAULO: CRACOLÂNDIA.
Secretaria Municipal de Saúde considerou ação uma ‘pirotecnia’. Delegado que comandou operação diz que crítica é ‘insensata’.
PEC 300 - JUSTIÇA SALARIAL.
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010
PEC 300/2008 - RIO DE JANEIRO - ESCLARECIMENTOS.
PEC 300 - REUNIÃO NA ASSINAP.
1) Cerca de 40 pessoas participaram da reunião, a maioria inativos.
2) O presidente da ASSINAP, Miguel Cordeiro, fez duras críticas à comissão em relação a vários problemas ocorridos na viagem anterior para Brasília. Informou que a ASSINAP continuará apoiando o movimento da PEC 300, porém em face dos problemas não poderá colaborar com a viagem que se realizará no dia 01 MAR 2010.
3) Os integrantes da caravana poderão ficar alojados no Clube de Oficiais da PMDF, devendo levar roupa de cama e colchonete. No clube será servido café da manhã e jantar, os preços ainda não foram definidos.
4) Existem promessas de cessão de ônibus e de verbas, porém até o momento nada foi confirmado.
5) Os interessados em utilizar os ônibus a serem contratados para sair do Rio de Janeiro deverão ligar para a senhora Mary Torres (21) 99935851.
6) Seguirão para Brasília um ônibus de Friburgo, outro de Campos e uma Sprinter de Itaocara.
7) Não existe qualquer planejamento a respeito do que será feito caso a PEC 300 e a PEC 446, que estão apensadas, não sejam votadas nos dias 02 e 03 MAR 2910.
8) Integrantes da comissão participaram de reuniões com parlamentares na viagem anterior e concordaram com a redução dos pisos para R$ 3.500,00 e R$ 7.000,00, em nosso nome.
9) Não foram fornecidos esclarecimentos a respeito da situação futura do escalonamento vertical e das atuais gratificações, caso a PEC seja aprovada.
10) Em face dos problemas narrados por Miguel Cordeiro e considerando que Bombeiros e Policiais Militares estão fazendo doações em dinheiro para o desenvolvimento das caravanas, recomendei que a comissão elaborasse uma prestação de contas para apresentar a respeito das receitas e das despesas comprovadas.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO
O RIO CADA VEZ MAIS SEGURO DE CABRAL-BELTRAME.
Enviado por Camilo Coelho e Fernando Torres.
Entre Manguinhos e o Jacarezinho, quem manda é o tráfico
Anoitece no cruzamento das avenidas Dom Helder Câmara e dos Democráticos. Os ponteiros marcam 22h37m. Hora de dormir? Não na esquina do medo. O som alto e agudo de uma buzina empurra para o meio da rua um jovem, aparentando ter 12 anos. Com uma camisa velha, bermuda e chinelos, ele parece desesperado, gesticulando para todas as direções do trânsito. Sinal vermelho para os motoristas, mas verde para o tráfico. Cinco segundos depois, uma moto sai em alta velocidade da Favela do Jacarezinho, Zona Norte do Rio. Na garupa da CG Titan 125 cilindradas, o bandido armado com um fuzil aponta para os carros. Ele ameaça disparar. Parece nervoso, esperando alguma reação, mas os condutores recuam. O caminho do crime está livre. A moto acelera em direção à Favela de Manguinhos.
Esse pânico faz parte da rotina. Instantes mais tarde, passa outra moto, desta vez com o traficante usando uma pistola na cintura. Para os moradores e comerciantes, uma cena comum, que se repetiu centenas de vezes durante as quatro madrugadas monitoradas pelo EXTRA. Foram 32 horas de vigília, com observação, fotografias e vídeos, na esquina que liga a localidade da Feirinha, no Jacarezinho, a uma área conhecida como Coréia, em Manguinhos. Ali, a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) é ainda um sonho distante. Quem manda, por enquanto, é o tráfico.
CLIQUE AQUI E VEJA A FOTOGALERIA "FUZIS E PISTOLAS NA ESQUINA DO MEDO"
O direito de ir e vir, na esquina do medo, é determinado pelo cano de pistolas e fuzis. No local, se desenrola uma guerra fria que, para ferver, precisa apenas de uma fagulha. Pode ser a passagem de um carro da polícia, o confronto de facções, a desobediência de um condutor amedrontado ou um bandido armado e com vontade de matar.
Clique aqui e assista ao vídeo com o flagrante das armas
PEC 300/2008 - JOGO DO FLAMENGO E REUNIÃO NA ASSINAP.
RIO DE JANEIRO: DINHEIRO DE BENEFÍCIOS DESAPARECE E POLICIAIS MILITARES ASSASSINADOS.
Associados buscam na Justiça o direito de receber pelas contribuições pagas a entidade investigada pela polícia. Suspeita é de que dinheiro tenha sido desviado para outra empresa
POR PAULA SARAPU
Rio - Investigada por suposto desvio de contribuições mensais de policiais militares, a partir de contratos terceirizados de serviços de benefícios, a Caixa Beneficente da Polícia Militar (CBPM) acumula 289 processos em primeira instância no Tribunal de Justiça do Rio, como ré, desde 2000. A maioria deles é por falta de pagamento aos associados e suas famílias. O presidente da Caixa, o tenente reformado Jorge Lobão, diz que o estado deve repasses no valor de R$ 5.239.123,91, já que os descontos dos cerca de 35 mil PMs associados são feitos em contracheque.Um processo administrativo tramita desde 2007 na Secretaria de Estado de Fazenda. “É por isso que os associados reclamam que eu não pago em dia. Se eu recebesse o que o governador deve à associação, numa escala de zero a dez, eu conseguiria pagar 6,5 dos benefícios que devo”, afirmou Jorge Lobão. A secretaria não quis comentar o andamento do processo.
VIA CRUCIS
Enquanto isso, a doceira Sueli Costa Lima, 67 anos, espera há quase três anos o benefício do filho morto. A três dias de se tornar cabo da Polícia Militar, o soldado Marcus Vinícius Costa Lima, 33 anos, foi morto numa tentativa de assalto, ao deixar o 12º BPM (Niterói), onde trabalhava, em setembro de 2007. Sueli diz que já perdeu as contas de quantas vezes procurou a Caixa, para receber seu dinheiro, sem sucesso.
“Como a profissão dele era de risco, meu filho não queria me deixar desamparada, se alguma coisa acontecesse no trabalho. Éramos só nós dois e, por isso, ele se associou à CBPM. Vendo salgadinhos para fora e este dinheiro, que é do meu filho, me faz falta. Já são quase três anos, a morte dele já me deixou abalada e eu ainda tenho que passar por esse constrangimento”, desabafou Sueli.
O inquérito que apura o suposto desvio das contribuições dos policiais militares continua na Justiça, que decretou busca e apreensão de documentos dos envolvidos. O deputado estadual Paulo Ramos (PDT) convocará Lobão e os diretores da União Nacional de Assistência aos Servidores Públicos (Unasp), empresa com a qual a CBPM firmou contrato de terceirização do pagamento de benefícios, para uma audiência pública na Alerj, na semana que vem.
Testemunhas disseram que quatro homens em um carro fizeram cerca de 40 disparos de fuzil e pistolas
POR CHARLES RODRIGUES
Rio- Um homem morreu e outros dois ficaram feridos durante um tiroteio, no fim da noite de quarta-feira,na Estrada Rodrigues Caldas, na Taquara, Zona Oeste do Rio. Segundo testemunhas, quatro criminosos, em um carro prata, fizeram cerca de 40 disparos de fuzil e pistolas.
Alvo dos bandidos, o pedreiro Carlos Alberto dos Santos, de 43 anos, foi baleado quando saía de um trailer de lanches. Mesmo ferido, o pedreiro correu por cerca de 50 metros, mas não suportou os ferimentos e morreu na entrada de um condomínio. Luis Manoel Villaça, 53, e o funcionário de pizzaria Luan de Almeida Andrade, de 21 anos, foram atingidos de raspão e levados para o Hospital Lourenço Jorge. Segundo a polícia, eles não correm risco de vida.
Carlos ALberto era casado há dez anos e tinha um filho. Abalada, a mulher do pedreiro, que não quis se identificar, disse que o marido não tinha inimigos e não recebeu ameaças. Os disparos atingiram uma gabine de chaveiro e a porta de uma loja de ração.
As circuntâncias do crime ainda são desconhecidas. Policiais da Divisão de Homicídio (DH) investigam uma informação de que o pedreiro estaria trabalhando como segurança de uma rua do bairro. Segundo o delegado adjunto da DH Mário Andrade, há indícios de uma execução. "Pretendo ouvir todas as testemunhas antes de definir a linha de investigação", disse o delegado.
- Tenente reformado da PM morre após reagir a assalto na Zona Norte
Bandidos tentaram roubar carro do policial. Tiro atingiu o pescoço da vítima
POR CHARLES RODRIGUES
Rio- O tenente reformado da polícia militar José de Souza Brás, de 81 anos, morreu após ser baleado no pescoço, durante uma susposta tentativa de assalto, no fim da noite de quarta-feira, na Rua Visconde de Santa Isabel, em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio
O policial reformado estava dirigindo o seu carro, um Pegeout 207 prata, quando foi abordado por dois criminosos, em um sinal de trânsito. De acordo com testemunhas, um dos bandido fez os disparos, quando o tenente acelerou o veículo.
Mesmo ferido, o militar dirigiu por cerca de 100 metros, mas perdeu o controle do carro e bateu no muro de uma casa, em frente ao número 183, próximo ao prédio Instituto Nacional do Câncer (INCA). Ele foi socorrido por uma ambulância do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), mas morreu ao dar entrada no Hospital do Andaraí.
Segundo a polícia, nada foi roubado. Os criminosos fugiram. O delegado adjunto da Divisão de Homicídio (DH) Mário Andrade investiga a hipótese de um latrocínio (tentativa de roubo seguido de morte).
JUNTOS SOMOS FORTES!
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010
POLÍCIA MILITAR: A DANÇA DAS CADEIRAS.
JORNAL DA SEGURANÇA PÚBLICA - ANO I - 039 - 24 FEV 2010.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO