terça-feira, 9 de junho de 2009

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - CICLO DE DEBATES.

Administração Institucional de Conflitos e Formação de Políticas Públicas numa Perspectiva Comparada - Ciclo de Debates.
Primeiro dia:
Na parte da manhã, foi realizada a Mesa 1 - A Segurança Pública numa Perspectiva Comparada.
Coordenadora: Simoni Lahud Guedes (UFF).
Painelistas: Daniel dos Santos (Universidade de Ottawa) e Ruth Stanley (Universidade Livre de Berlim).
O painel foi excelente e dentre inúmeros temas relevantes, destacamos a importância de diferenciarmos uma Política de Estado, de uma Política Pública, como bem foi sintetizado pelo Professor Daniel dos Santos.
Diante do que fopi exposto podemos afirmar que no Estado do Rio de Janeiro, por exemplo, na área da Segurança Pública se desenvolve uma Política (Tática) de Estado, ou seja, algo imposto pelo Estado, sem uma discussão multidisciplinar e sem a participação de todos os agentes, sobretudo, a sociedade civil.
O governo tem se negado em participar dessa indispensável discussão compartilhada.
Um exemplo claro foi a negativa do Governador Sérgio Cabral (PMDB) de trabalhar em conjunto com os Coronéis Barbonos, líderes da Polícia Militar e reconhecidamente, dignos e competentes.
O autoritarismo governamental foi ainda mais longe, os Coronéis Barbonos foram publicamente perseguidos e alvos de repressálias.
Assim sendo, o Rio de Janeiro do PMDB está na contramão da construção de uma Política Pública na área da Segurança Pública.
E, o resultado não poderia ser outro, uma catastrófe, que convive com a relidade de que por ano, são assassinados ou simplesmente desaparecem, mais de 10.000 cidadãos fluminenses.
Cabe ressaltar que quando o Governador Sérgio Cabral opta por não construir uma Política Pública, preferindo a postura ditatorial de impor uma Tática de Estado (tiro, porrada e bomba), ele assume PESSOALMENTE e EXCLUSSIVAMENTE, os ônus e os bônus de tal tática.
Oportunamente, postaremos fotos do evento.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CORONEL BARBONO

Nenhum comentário: