sexta-feira, 5 de junho de 2009

JUNTOS PODEMOS MUDAR A SEGURANÇA PÚBLICA NO BRASIL - A INDEPENDÊNCIA DA PERÍCIAL CRIMINAL.

Inúmeras vezes já postamos nesse espaço democrático a nossa opinião sobre a independência do Departamento de Polícia Técnico-Científica (perícia), com relação à Polícia Civil, deixando claro que somos amplamente favoráveis a essa independência, como já ocorre em mais da metade dos Estados Brasileiros.
Obviamente, não pretendemos ser donos da verdade, considerando que existem opiniões contrárias a essa independência, também fundamentadas.
A nossa sustentação principal é a atuação da perícia como forma de controle externo da atividade policial, atualmente só controlada externamente pelo Ministério Público (missão constitucional) e pelos parentes de vítimas da violência policial.
O vídeo feito pelo advogado Ricardo Gama, nosso amigo, durante uma audiência pública na ALERJ, demonstra a ineficiência da submissão da perícia à Polícia Civil.
O vídeo apresenta depoimentos dos Deputados Estaduais Marcelo Freixo e Molon, e depois do defensor público que assiste as famílias de vítimas do Morro do Borel.
Observem a fala do defensor público sobre os laudos e a demora de umm deles (clique e assistam).
Cumpre esclarecer que o auto de resistência, citado na audiência, é lavrado antes de um pronunciamento adequado da perícia criminal, assim sendo, como puderam constatar, pode ser lavrado quando existem sinais periciais que direcionam para execuções.
Ele é lavrado pela Polícia Civil, quando ocorre confronto armado, servindo para atestar a existência de uma resistência contra a ação policial.
Cidadão brasileiro, conheça a perícia criminal do Rio de Janeiro, consulte o site da Associação dos Peritos Oficiais do RJ (clique e conheça).
Qual é a sua opinião sobre a independência da perícia?
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CORONEL BARBONO

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa noite Cel. sou aluno do curso de Investigação e perícia judicial da Universidade Estácio de Sá, durante o curso tive contato com alguns delegados e peritos da Polícia Civil do estado deo Rio de Janeiro e sem querem dar uma opinião pessoal deixo uma informção... todos os peritos que perguntei o que achavam do assunto disseram que são totalmente a favor da independência, já os delegados são contra...