domingo, 7 de novembro de 2010

O BOPE A CAMINHO DE VIRAR UMA VERTIGINOSA FICÇÃO.

Os dois filmes Tropa de Elite foram de extrema crueldade com a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Escudados em uma expressão finamente elaborada, no sentido de que o livro que deu origem ao Tropa 1 foi baseado em fatos reais, modificados em vertiginosas ficções, deram uma ar de realidade ao livro e aos filmes.
No primeiro, a PMERJ foi dividida em dois grupos:
- o BOPE, incorruptível, torturador e assassino; e
- a tropa convencional, os "barrigas azuis", corruptos ao extremo, capazes de fazer qualquer coisa por dinheiro.
A divisão foi mantida no segundo, embora tenham "aliviado" o BOPE.
Tudo isso fez muito mal a Polícia Militar e ao BOPE em especial.
Alguns Oficiais bopeanos, pelo que lemos na mídia, acreditam que realmente são especiais, que fazem parte de uma outra Polícia Militar, algo completamente equivocado.
A Revista Veja desta semana entrevista o atual gestor do BOPE, o Tenente Coronel Paulo Henrique Moraes. O título da matéria dá uma boa noção do quadro que vivenciamos: "Agora nós somos pop stars".
Eu destaquei apenas uma das perguntas:


O que podemos aproveitar?
- O comandante do BOPE acredita que os Policiais Militares da unidade são mais honestos que os outros Policiais Militares e pensa que comanda uma seleção (os melhores) da Polícia Militar.
- Os Policiais Militares do BOPE ganham muito mais que os dos batalhões convencionais.
Efetivamente, comparando-se os desvios de conduta dos Policiais Militares do BOPE com os dos batalhões convencionais, os bopeanos cometem menos. Todavia, não podemos em razão dessa verdade, purificar o BOPE. Penso que o fato de receberem um salário muito maior também sirva como um bom freio para coibir os desvios de conduta, pois basta transferir um bopeano para outra unidade para ele ter um prejuízo muito grande. Um Soldado, por exemplo, teria um prejuízo da ordem de 60% dos vencimentos totais, saindo do BOPE.
O BOPE é de um valor inquestionável para a Polícia Militar, deve ser respeitado e preservado, - inclusive não deveria estar sendo usado em ocupações -, mas temos que ter o cuidado para não transformar a unidade em uma grande ficção, como alguns estão tentando fazer.
É hora de parar com o holofote, o confete e a serpentina, aliás, isso não combina com o BOPE.
E, "mão de macaco", tem em todo lugar.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAUL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

9 comentários:

Anônimo disse...

Já havia visto "este filme antes": o pt como vestal da ética e dignidade pública. É uma péssima comparação, mas eles também "se achavam".

Tcel PM Roberto disse...

É, Coronel.
Se o Cmt daquela Unidade diz isso, é mais um que não conhece a Corporação, pois também esteve alheio ao que acontecia aqui dentro quando desfrutava dos gabinetes enternados em que circulava. É uma pena que a NOSSA Corporação esteja indo, cada vez mais, pro buraco e não há, por parte dos gerentes desta mal-fadada segurança, a intenção de fazer o que teria que ser feito. Abçs. JSF. TCel Roberto.

OAMC disse...

Com todo o respeito que tenho ao seu blog, infelizmente a PM convencional é altamente corrúpta, até pq quem se torna PM, não o faz por vocação e sim já pensando em se dar bem no futuro!Tenho 30 anos e só não morri na mão de um PM convencional pq Deus não quis. Já fui desde de acharcado na época que tinha meus 18 anos e fumava um baseado, quase morto por Cabo ciumento que vai para pagode e enche a cara e se acha o super-homem até por olhar para uma situação onde os PMs no maracanã espancavam um cambista e roubavam deles os ingressos que eles vendiam. Na hora que precisei da PM, fui totalmente tratado como um bandido, sendo que eu era a vítima. QUando roubaram meu carro, na delegacia ainda fui exculaxado pq cheguei nervoso, e quando acharam meu carro(20 dias depois) todo despedaçado ainda tive de dar 2 mil reais para os PMs. QUando roubaram o apartamento dos meus pais ouvi dos PMs que isso era normal,que quem tem dinheiro tem que saber perder... quando o filho de um contraventor aqui da Ilha do Governador bateu no carro e eu procurei a PM, o policiais mandaram eu "ralar", enfim eu poderia escrever um testamento aqui das vezes que fui humilhado por policiais da PM convencional. Por esses motivos, que digo e repito, a salvação da PM só existe se você demitir e prender 90% da corporação. Infelizmente a realidade é essa!
Grande abraço e parabéns pelo blog, você deve seu um dos que fazem parte dos 10% honestos e dignos na PM carioca!

Anônimo disse...

Pául uma coisa que não entendo na segurança atual do Rio de Janeiro. Porque somente o BOPE realiza operações em favelas atualmente? A atual DCOD antiga DRE da Cívil.
A DRE atual DCOD nos anos 80 arrancava elogios até mesmo do BOPE pela tonelada de entorpecentes e pela quantidade de armas que conseguia apreender.

Anônimo disse...

Pául, olha essa. Agora nem mais na hora do lazer o carioca tem paz.

Torcedores assaltados em bar de Laranjeiras
RIO - Bandidos armados com pistolas e granadas roubaram há pouco cerca de 40 clientes em um bar na esquina da Rua das Laranjeiras, com Cardoso Júnior, em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio. O bando aproveitou o momento em que o estabelecimento estava lotado por torcedores que assistiam pela televisão ao jogo do Flamengo com o Atlético-PR para roubar relógios, carteiras e telefones celulares. O bando formado por pelo menos seis homens escapou do local a pé. Nesse momento, as vítimas estão na 9 DP (Catete).
Fonte: O Globo.

Anônimo disse...

O comandantedo Bope,é mais um desses que se dizem piláres da moralidade parece um daqueles que a inprensa adora chamar de comando linha dura,porém a polícia militar já está cheio de "linha dura",é por isso que chegou neste estado calamitoso.
Porém a história conta que,todo linha dura é opressor,todo opressor é ditador,e todo ditador é desonesto,pois ele usa o poder para andar à margem da democracia.
O que a policia militar está precisando é de democracia para podermos denumciar os desmandos que acontecem na corporação,os desvios de conduta do alto escalão,que não são investigados nem punidos,pelo contrário,são acochambrados,pois na pmerj uns também podem tudo outros nada podem
O policia militar está precisando é
de toneladas de dose de democracia e não de mais meia duzia de piláres da moralidade que querem apenas os olofotes para se mostrarem importantes.e,donos da verdade que na verdade a falseiam.
ABAIXO TODOS OS LINHA DURA NA PM E NO ESTADO,SEJAM LÀ QUAIS FOREM.
VIVA A DEMOCRACIA NA PM,VIVA A INTERNET,ONDE PODEMOS POSTAR COMO ANÔNIMOS,PARA NÃO SERMOS PERSEGUIDOS PELOS LINHA DURA.

Paulo Ricardo Paúl disse...

Grato pelos comentários.
Juntos Somos Fortes!

Anônimo disse...

Ao OAMC, das 22:28; só faltou no seu currículo, ao fumar o seu baseado, ser abordado pelos "não convencionais" como vc chama o BOPE e levar uns tapas e um saco na cabeça para dizer onde comprou, como no filme...

Vá se benzer e pára de fumar baseado!

OAMC disse...

Bom anônimo, primeiro que diferente de você, eu mostro minha cara e não me escondo atrás de comentários. Segundo, que eu não fumo mais tem alguns anos, nem muito menos bebo, coisa que gente hipócrita faz todos os dias e critica outras drogas só pq são proibidas. Sou contra qualquer droga, seja ela lícita ou ilícita. Acredito que só através da educação e de pessoas com caráter é que podemos construir um Brasil melhor. Não defendo o BOPE, apenas acredito que eles sejam diferentes da PM convencional pelo fato de não se sujarem com subornos e nem muito menos extorquirem dinheiro de pessoas de bem. Levar tapa na cara seria uma das menores humilhações que eu poderia ter passado, afinal feridas físicas sarão e curão, agora feridas psicológicas ficão para sempre marcadas e a PM é campeã de proporcionar isso nas pessoas. Deixo aqui mais uma vez meus parabéns pela iniciativa do blog, e desejo vida longa aos PMs honestos que trabalham por vocação e tentão de alguma forma construir um Rio de Janeiro melhor.