quarta-feira, 11 de novembro de 2009

PROMOÇÕES NA POLÍCIA MILITAR: E AGORA? O QUE DIRÃO SÉRGIO CABRAL, BELTRAME E MÁRIO SÉRGIO?

CAMPANHA ELEITORAL DE 2006
Cabral (1), Dornelles (2), Álvaro Lins (3) e Itagiba (4)
Juntos Somos Fortes!

A jornalista Berenice Seara (Jornal Extra), mais uma vez, cutuca feridas abertas da Polícia Militar, as quais parecem que nunca cicatrizarão, como o caso das promoções por merecimento.
Preliminarmente, devo esclarecer que problemas nas promoções por merecimento ao último posto (Coronel de Polícia) acontecem há muito tempo, portanto o que está acontecendo na gestão Mário Sérgio já ocorreu inúmeras vezes em outros comandos.
Os leitores assíduos do nosso blog sabem que eu e o Coronel de Polícia Esteves ingressamos com uma ação popular contra promoções ao posto de Coronel de Polícia, isso em 2006, uma ação que o povo perdeu.
Portanto, nada de novo está ocorrendo, nem mesmo a interferência política, coisa antiga na bicentenária PMERJ.
Antes de analisar o contido nos três artigos de Berenice Seara lembramos que a Polícia Militar, através da Comissão de Promoção de Oficiais, composta por sete Coronéis de Polícia (Cmt Geral, Chefe do EMG, Diretor da DGP + 4 Coronéis nomeados pelo Cmt Geral), relaciona os Oficiais a serem promovidos conforme os critérios da Polícia Militar, ou seja, são os escolhidos pela instituição após várias avaliações.
Cabe a Sérgio Cabral ratificar ou não essa avaliação da Polícia Militar, pois ele pode escolher fora dos primeiros colocados para as vagas existentes, uma permissividade legal, assim contrariando os interesses da corporação.
Isso ocorreu na primeira promoção da gestão Mário Sérgio, ocorrida em 21 de agosto de 2009, quando Cabral escolheu fora dos primeiros colocados pela primeira vez desde que assumiu o governo em 2007, pois nas gestões Ubiratan e Pitta ele atendeu aos interesses da PMERJ e inclusive divulgou isso aos ventos.
1) Enviado por Berenice Seara.
Comandante afastado de batalhão por "ineficiência" pode ser promovido
"O tenente-coronel Weber Guttemberg Collyer, afastado em junho do comando do Regimento de Polícia Montada (RPMont) da Polícia Militar, está em 12º lugar na lista dos policiais a serem promovidos ao último posto da corporação em 21 de dezembro.
O afastamento de Weber aconteceu por ordem do próprio secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, com base em um documento assinado pelo então chefe do 2 º Comando de Policiamento de Área (CPA), coronel Paulo Cesar Lopes, dizendo que a atuação de Weber no combate às milícias na região era "ineficiente".
Realmente, uma saia justa, embora o secretário de segurança não tenha qualquer interferência no processo das promoções na Polícia Militar, oficialmente. Na realidade o desgaste começou quando Mário Sérgio ignorou essa ordem de Beltrame e nomeou Weber para comandar o 4o BPM, portanto, Weber não deve se preocupar, a alegada ineficiência ficou no passado.
2) Enviado por Berenice Seara.
Chefe da segurança de Cabral está na lista de PMs a serem promovidos
"E a política de promoção de policiais militares sem experiência de comando vai continuar, ao que tudo indica. Pelo menos, na lista elaborada pela PM está o nome do tenente-coronel Augusto César Benac. O moço nunca comandou um batalhão - mas é o chefe da segurança de Sérgio Cabral.
A relação será encaminhada ao Palácio Guanabara, mas a palavra final sobre quem vai ser promovido a coronel - último posto da corporação - caberá ao próprio governador".
A promoção de Benac irá comprovar mais uma vez a interferência política na gestão Mário Sérgio, que disse em alto e bom tom que só promoveria ao posto de Coronel de Polícia quem já tivesse comandado uma Unidade Operacional. Tal recado vez inclusive que o Tenente Coronel de Polícia Carlos Mendes saísse da DGAL, logo após ter sido nomeado por Mário Sérgio, para comandar uma Unidade Operacional, o 35o BPM, como é de domínio público na Polícia Militar. Carlos Mendes ocupa a quinta colocação, existindo 15 vagas para promoção, portanto a mudança pode ter dado certo. Ele é um excelente Oficial.
A promoção de Benac irá desmoralizar mais ainda as promoções por merecimento na PMERJ na atual gestão e o mais engraçado é que agora só Cabral poderá deixar de promovê-lo, pois ele está dentro do número de vagas.
3) Enviado por Berenice Seara.
Veja a lista dos PMs a serem promovidos em dezembro
A maior novidade da lista elaborada pela Polícia Militar do Rio para as próximas promoções a coronel é mesmo a presença de duas mulheres, fato inédito na centenária corporação. As promoções ao último posto da PM devem ser anunciadas no dia 21 de dezembro.
Eis a lista:
1-Fernando Príncipe Martins - 6º BPM.
2-Ricardo Quemento Lobaso - APM D. JOÃO VI.
3-Ana Claudia Siciliano - 40º BPM.
4-José da Silva Macedo Júnior - 14º BPM.
5-Carlos Mendes Gomes - 35º BPM.
6-Eduardo Luiz Brandão Ribeiro - GAM.
7-Luigi Felipe Guimaraes - 18º BPM.
8-Joziel Havani dos Santos - CFAP.
9-João Gilberto da Silva Guimaraes - DGAL.
10-Marcos Alves dos Santos - 27º BPM.
11-Giliard Amaro Albuquerque - 21º BPM.
12-Weber Guttenberg - 4º BPM.
13-Jose Luiz Nepomuceno - 39º BPM.
14-Edite dos Reis Nani Bonfadini - 13º BPM.
15-Augusto César Benac - DGP.
Essa é a lista da Polícia Militar, porém Cabral (PMDB) pode promover fora dessa relação legalmente, como já fez nas promoções de agosto, assim sendo, temos que aguardar o Natal chegar...
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

Nenhum comentário: