COMENTÁRIO POSTADO:
Em 1887, surgiram, nos Estados Unidos, as Agências Reguladoras para, em nome do Estado, mas com independência deste, regularem e fiscalizarem os serviços concessionados pelo poder público à iniciativa privada, defendendo os interesses coletivos dos usuários. No Brasil, elas passaram a ser criadas a partir de 1997, mas, até hoje, não cumprem, adequadamente, as suas funções e, não raro, constituem cabide de emprego para apadrinhados políticos.
É o que a matéria de o Globo (12/11) nos confirma, com a imprensa, mais uma vez, cumprindo papel - que, de fato, governos na América Latina, querem tirar, colocando mordaças nos órgãos de comunicação - de fiscal da sociedade - já que o Estado não cumpre à contento sua função de guardião do interesse público. É o que ficamos sabendo quanto à Agetransp, que deveria fiscalizar os concessionários de serviços de transportes no RJ, como Barcas e SuperVia, mas permite que suas atuações fiquem, como é notório e público, bem abaixo das expectativas.
Mesmo assim, como prêmio às pífias eficiência e produção de conselheiros que ganham quase 10 mil reais por mês, e se reuniem poucas vezes para desempenhar suas funções (o mesmo que, juntos, recebem 10 soldados na PMERJ, por um mês de trabalho) um projeto na ALERJ, prestes a ser votado, propõe seja dado mais um mandato para eles.
É bom que acompanhemos a votação para que, nas próximas eleições, nos lembremos de como nossos representantes se comportaram ante esta distorção.
14 de Novembro de 2009 14:28
14 de Novembro de 2009 14:28
WAGNER DE MEDEIROS
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO
2 comentários:
Cel., conheço bastante sobre o assunto e falarei aqui sobre alguns fatos das agencias reguladoras do RJ(AGETRANSP e AGENERSA). A população não sabe mais existem pouquíssimos profissionais técnicos para dar conta de tanto trabalho dessas agencias, porém existem muitos cargos de apadrinhados políticos nestas agencias, estes apadrinhados não conhecem do assunto e incham as agencias...Os cargos de Reguladores, que são os profissionais técnicos não completam os dedos de uma mão...menos de 5...os salários destes coitados NUNCA RECEBERAM UM AUMENTO desde o único concurso realizado há mais de 5 anos...enquanto um salário de um regulador de uma agencia federal é um excelente atrativo...dos poucos profissionais que entraram restam um ou outro...enquanto isso a ingerencia política reina absoluta nestas agencias que deveriam zelar pela população fluminense...os políticos sérios deveriam tomar atitudes óbvias como exigir concursos públicos e salários dignos para estes profissionais tão capacitados e importantes para a qualidade do serviço público! Um abraço.
Prezada Marcela:
Grato pelo comentário.
Postei como artigo.
Juntos Somos Fortes!
Postar um comentário