segunda-feira, 1 de junho de 2009

ECOS DA 1a CONFERÊNCIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA E O DINHEIRO PÚBLICO.

No dia 29 de maio de 2009, sexta-feira, foi encerrada a 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública, realizada no município do Rio de Janeiro.
O nosso espaço democrático participou do evento, pelo menos com dois representantes, o organizador do blog e a grande colaboradora, Cristina Reis (Associação de Moradores de Copacabana).
Não tive oportunidade de conversar detalhadamente com a Cristina, para obter uma avaliação mais ampla da sua opinião sobre a conferência, porém, preliminarmente, creio que também não gostou do evento, conforme nossa conversa preliminar.
A conferência ratificou, novamente, a opinião já expressada neste blog, a respeito do gasto do nosso dinheiro (dinheiro público) com a segurança pública, um dos maiores flagelos nacionais, tendo em vista que só no Rio de Janeiro, morrem ou simplesmente desaparecem, mais de 10.000 por ano.
Respeitosamente, antecipando as minhas desculpas aos organizadores, o dinheiro, que não deve ter sido pouco, poderia ser gasto de uma forma muito mais produtiva.
Os gestores públicos não podem esquecer - devem ter isso escrito na sua mesa de trabalho diário -, que vivemos em um país onde seres humanos morrem de fome; vivem (moram) sobre esgotos; buscam em lixões públicos o seu alimento; famílias moram sob marquises e crianças vivem em sinais de trânsito, “comem” cola e dormem nas calçadas.
Não podem esquecer que somos um país sem cidadania, que não existe onde não existe educação de qualidade.
Assim sendo, desperdiçar o nosso dinheiro é um CRIME CONTRA OS EXCLUÍDOS.
A conferência foi realizada no ótimo Hotel Guanabara, no centro da Cidade do Rio de Janeiro. Isso proporcionou excelentes acomodações; ótima infra-estrutura; farto coffee brack e até mesmo, um conjunto “ao vivo” para animar os lanches servidos.

Foram distribuídos aos participantes uma caneta, um bloco, uma revista sobre a conferência, acondicionados em uma sacola ecologicamente correta.
No primeiro dia (28) foi realizada a cerimônia de abertura, presidida pelo Prefeito Eduardo Paes (PMDB), que se atrasou nada mais, nada menos, que uma hora e vinte minutos.
Enquanto aguardávamos, assistimos ao documentário “Entre Muros e Favelas”, muito interessante, o qual recomendo. E, podemos observar que a maioria esmagadora, certamente mais de 80% dos participantes, era constituída por Guardas Municipais do Rio de Janeiro. Tal fato demonstrou que a sociedade fluminense, a principal interessada, não valorizou a oportunidade.
No segundo dia (29), tivemos duas atividades, após sermos encaminhados para os respectivos eixos. Pela manhã, delineamos três princípios (gerais) para a segurança pública e na parte da tarde, estabelecemos sete diretrizes que deveriam estar direcionadas para o eixo. Os coffe bracks foram excelentes, novamente, com agradável música ao vivo.
No terceiro e último dia (29), escolheríamos os melhores princípios e diretrizes a serem encaminhados à conferência estadual, bem como, escolheríamos através do voto, dois representantes da conferência para nos representar na citada conferência.
Esse organizador foi surpreendido com a forma escolhida para a votação dos nossos representantes, muito democrática.
Aliás, brasileiro, como não tem cidadania, acha que democracia se resume em votar.
Os candidatos se escreveram no dia anterior e na sexta-feira, uma lista com seus números e nomes foi afixada em um painel. Em seguida, eles foram convidados para declinar seu número e nome, nenhuma palavra a mais, iniciando-se logo após a votação, enquanto alguns “cabos eleitorais” percorriam a platéia, aconselhando o voto em seus candidatos.
Por motivos óbvios, esse organizador não participou das votações.
E pensar que no Brasil existem seres humanos morrendo de fome, como alguém pode gastar o dinheiro público dessa maneira.
E, pior, impunemente.
Pelo menos eu conheci uma senhora que ganha de pensão R$ 500,00 mensais e faz um trabalho social com as crianças da Vila Aliança, um exemplo de cidadania e de fraternidade.
Imagino o que ela faria de útil, com o dinheiro gasto nessa conferência.
JUNTOS SOMOS FORTES!

PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CORONEL BARBONO

Nenhum comentário: