O GLOBO:
BRASIL COM Z.
Essa notícia vai para todos que ficaram zangados com a piada do Jay Leno. No seu programa, GPS, na CNN, o apresentador Fareed Zakaria criticou os últimos acontecimentos no Brasil, incluindo o apagão, e a derrubada de um helicóptero no Rio de Janeiro, e questionou a capacidade do país de sediar as Olimpíadas de 2016. Zakaria, que desde 2000 é editor das edições internacionais da “Newsweek,” revista com alcance a 24 milhões de leitores pelo mundo, não poupa detalhes capazes de deixar em pé o cabelo de qualquer gringo.
“Essa semana, durante um blecaute, várias ações de gangues foram registradas no estádio ‘Americana,’ que está sendo preparado para abrigar a abertura e o fechamento das Olimpíadas de 2016,” disse. Usando imagens da Rede Record e da Globo, Zakaria conta aos telespectadores americanos que “apenas dias depois da euforia causada pela escolha do COI, uma guerra contra o tráfico de drogas, que já dura décadas, deixou 40 pessoas mortas, e os bandidos estão tão bem armados que conseguiram derrubar um helicóptero policial."
Embora o leitor possa descontar o impacto do quadro “What in the World,” seguimento do GPS em que Zakaria dá uma opinião editorial, fica difícil negar os fatos citados. Zakaria fez algo que o blogueiro evita fazer aqui no blog: comparou o Brasil aos EUA.
“Um estudo lançado essa semana revelou que a polícia do Rio de Janeiro matou mais de 10 mil cidadãos nos últimos 11 anos,” disse.
O apresentador da CNN compara o Rio, uma cidade de 6 milhões de residentes, com mil mortes anuais causadas por disparos policiais, com Nova York, cidade com 8 milhões de moradores, onde policiais mataram apenas 13 pessoas em 2008. Ao contrário de Leno, comediante que fez uma piada que revela a desinformação da sua equipe sobre o Brasil, atacar o conhecimento de Zakaria não seria a melhor tática. Ele, que já entrevistou o presidente Lula em abril, chega a comparar as mazelas brasileiras a chinesas.
“Eu não espero que o presidente Lula, o político mais popular do mundo, com aprovação na casa dos 80%, resolva todos os problemas antes das Olimpíadas de 2016, com a mesma competência que os chineses demostraram antes de Beijin 2008.”
As críticas de Zakaria foram feitas apenas 48 horas depois que a “Economist” chegou às bancas com o título “O Brasil decola.” A revista inglesa diz que “a desconfiança contra o Brasil está mal colocada. Porque a China pode estar ajudando a economia mundial a sair da recessão, mas em 2014 o Brasil vai se tornar a quinta economia mundial, ultrapassando a Inglaterra e a França.”
Mas para Zakaria, as Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro serão “um grande teste para o futuro.”
“Porque se países como o Brasil, Índia e África do Sul, querem entrar na grandes ligas internacionais eles têm que melhorar suas ações em eventos como esses. Do contrário, O Comitê Olímpico Internacional vai achar que é mais seguro escolher cidades como – não sei – Chicago,” concluiu Zakaria, mostrando ainda estar ressentido com a derrota da cidade americana.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO
Nenhum comentário:
Postar um comentário