sexta-feira, 3 de abril de 2009

É HORA DE PENSAR NA GUARDA REPUBLICANA DE POLÍCIA - UMA SÓ POLÍCIA MILITAR EM TODO O BRASIL!

EMAIL RECEBIDO:

Caro Jorge Antonio Barros:
Tenho lido assíduamente sua coluna no blog Reporter de Crime, publicada no Jornal "O Globo"Por saber do alcance que as matéria ali publicadas possuem espero contar com sua atenção para um assunto da maior importância.
Como você deve saber, a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro tem sua origem na DIVISÃO MILITAR DA GUARDA REAL DE POLÍCIA, fundada por D.João VI, em 13 de Maio de 1809, um ano após ter chegado no Brasil.
É uma das poucas Instituições contempladas por todas as Constituições do país a partir de 1824.
A partir daquela Divisão, os nomes e nomenclaturas foram evoluindo até chegar na Polícia Militar do Distrito Federal, no território do Rio de Janeiro. Com a transferência da capital federal para Brasília, foi criada naquele distrito, em 21 de Abril de 1960, a Polícia Militar do Distrito Federal (Brasília), instituição que vai completar 49 anos em 13 de maio de 2009.
A nova Polícia foi formada por alguns optantes do antigo Distrito Federal (Rio de Janeiro) bem como de outros Territórios e Estados.
Qual não foi minha surpresa quando entrei no site da PMDF e vi que eles estão anunciando a comemoração dos duzentos anos da Instituição, como se a mesma tivesse sido criada em 1809, ao invés de 1960.
Isso é um assunto muito sério. É uma apropriação histórica indevida, posto que somente a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro é a herdeira da história, das tradições e dos costumes da antiga DIVISÃO MILITAR DA GUARDA REAL DE POLÍCIA.
Foi do Rio de Janeiro que partiram os gloriosos 31º e 12º Batalhões de Voluntários da Pátria, este último recrutado em Niterói, na Instituição co-irmã, fundada em 14 de abril de 1841, para combater Solano Lopez na Guerra do Paraguai, em 18 de Fevereiro de 1865.
As bandeiras daquela campanha, bem como outros objetos e documentos, estão guardadas no Museu da Polícia Militar, situado na Rua Marques de Pombal, quase em frente ao Jornal O Globo. Até mesmo o cão "Brutus" que acompanhou a tropa e com ela retornou, alí se encontra empalhado.
Não podemos aceitar de forma alguma essa verdadeira empulhação histórica intentada por integrantes da PMDF/Brasília não sabemos com que intenção.
Não podemos permitir que tradições históricas, lutas e o sangue derramado pelos naturais do Rio de Janeiro, ao longo da história deste país, sejam tranferidas para outro lugar diferente daquele onde se deu o fato histórico.
Na certeza de que esse articulista saberá investigar e tratar a questão com a seriedade que ela merece.
Subscrevo-me atenciosamente,
Paulo Roberto dos Santos Fontes - Tenente Coronel da PMERJ.

PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CORONEL BRABONO