segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS POLICIAIS MILITARES

A notícia sobre a chegada às ruas do Rio de Janeiro, no início do mês de fevereiro de 2008, das viaturas terceirizadas para uso da Polícia Militar é uma boa notícia.
A compra de novos veículos blindados para o transporte de tropa para serem utilizados pela Polícia Militar é outra notícia que vai ao encontro de uma das propostas apresentadas no documento “PRO LEGE VIGILANDA” (Para vigilância da lei), a melhoria das condições de trabalho.
Essas iniciativas governamentais devem ser aplaudidas por todos.
O destinatário da segurança pública - o cidadão fluminense - é o principal beneficiário.
O Estado do Rio de Janeiro começa a afastar-se da vergonha a que se expõe diariamente, quando oferece à Sociedade Fluminense verdadeiras sucatas ambulantes, travestidas de viaturas Policiais Militares, para serem utilizadas na proteção do cidadão fluminense.
A Polícia Militar ganha dignidade para exercer as suas missões constitucionais:
- A Polícia Ostensiva.
- A Polícia de Preservação da Ordem Pública.
- A Polícia Judiciária Militar.
O Policial Militar – o herói social – ganha motivação, maior proteção e faz renascer a esperança de que ele pode esperar por dias melhores, na sua busca por cidadania.
Ganham todos considerando que milhões de reais públicos têm sido gastos nos últimos anos pela Polícia Militar, para manter pelo menos circulando precariamente essas sucatas, o que economicamente era um absurdo.
Era um esforço da Polícia Militar e dos Policiais Militares para suprir um deficiência do governo estadual.
E ganham todos ainda pelo fato da Polícia Militar não mais ter que economizar recursos das etapas de alimentação dos Policiais Militares, como tem feito ao longo do tempo, para gastar na manutenção de viaturas que já deveriam ter sido descarregadas.
Sem dúvida, boas notícias.
Infelizmente, a divulgação na internet de imagens das novas viaturas, trouxe uma preocupação, considerando que as viaturas fotografadas não possuem a mesma padronização de cores e de adesivação das últimas viaturas adquiridas para a Polícia Militar.
As viaturas da Polícia Militar precisam ter o mesmo padrão de cores e adesivação.
Isso é fundamental, considerando que uma das missões da Polícia Militar é realizar o policiamento ostensivo e que para que a ostensidade seja preservada, as viaturas da Polícia Militar devem ter todas a mesma padronização de cores e de adesivação.
Caso as novas viaturas tenham o padrão das viaturas fotografadas, as viaturas da frota da Polícia Militar passarão a ter 3 (três) tipos diferentes de cores e de adesivos, conforme as fotos, isso sem falar de padrões mais antigos, ainda utilizados em algumas viaturas.
E como as viaturas são terceirizadas, considero que essas viaturas deveriam receber a padronização da maioria das viaturas que integram a frota, bem como, as viaturas recebidas do denominado "legado do PAN".
Essa diversidade causa confusão e inclusive atrapalha a identificação das viaturas, como aconteceu recentemente no caso do atentado contra o Delegado Alexandre Neto, quando a perícia realizada pelo Centro de Criminalística da PMERJ foi dificultada pela diversidade de padronizações das viaturas da Polícia Militar e pela semelhança da adesivação entre as viaturas da Polícia Militar e da Polícia Civil, que, aliás, deveriam ser descaracterizadas, diante da sua missão constitucional, a investigação.
Tal dificuldade, somada à baixa qualidade das imagens de vídeo disponíveis à época, estava inviabilizando a perfeita identificação das viaturas policiais que passaram pelo local, em diferentes horários, na Rua Constante Ramos.
Principalmente a viatura que passou pelo local cerca de dez minutos antes do atentado, a principal a ser identificada.
Em síntese, as viaturas terceirizadas e os novos blindados são boas notícias para todos, padronizar as viaturas é a tarefa mais fácil.
E nunca esquecendo que a principal necessidade contida no documento PRO LEGE VIGILANDA é a concessão de salários dignos para os Policiais Militares – os heróis sociais que utilizarão essas viaturas.

PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL
CORREGEDOR INTERNO

3 comentários:

Anônimo disse...

E estamos carentes de "boas notícias"... como estamos.
ÀS vezes parece que o movimento ficou mudo, calaram a voz de alguns (ou de quase todos). Eventualmente surge uma iniciativa independente, mas não tem seguimento.
Então nos perguntamos: eles existem?
Nossos líderes ainda estão aí?
No front?


Turma 76

Anônimo disse...

Muito bom coronel vejo que se preocupa com a policia e seus membros então tenho um texto que o senhor achara muito interessante.

Caso não consiga ver de uma olhada em meu Blog (Praças de PMERJ).

http://militarlegal.blogspot.com/2007/11/legislao-disciplinar-da-pmerj-um.html

Anônimo disse...

JOÃO DO MEIER,
ESTAMOS CHEGANDO AO FINAL DE 2007 E NADA MAIS SE FALOU A RESPEITO DO AUMENTO DIGNO DOS PMM E MAIS NENHUM MOVIMENO APARECEU NA MÍDIA, PQ SERÁ?TEM ALGUM COELHO ESCONDIDO NA CARTOLA OU ALGUÉM RECEBEU UM CALA BOCA?
ESTE ESTADO REALMENTE É GOVERNADO POR UM DESGOVERNO, INCLUSIVE FIQUEI MUITO ADMIRADO COM OS 12 MILHÔES PARA AS ESCOLAS DE SAMBA QUE SÃO COMANDADS POR TRAFICANTES E BICHEIROS, MUITO ESTRANHO, MAS O QUE FAZER NESTE BRASIL?
QAUNTO A PADRONIZAÇÃO DOS CARROS POLICIAIS TAMBÉM ESTA UMA BAGUNÇA, MUITAS VEZES NÃO SE SABE DE QUE INSTITUIÇÃO É O CARRO.A PEMERJ PARECE UM CARNAVAL NOS BATALHÕES TEMOS VIATURAS DE VÁRIOS TIPOS E VÁRIAS CORES VIVA O CARNAVAL.