sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

APREENSÃO RECORDE DE COCAÍNA EM PASTA - ROBERTA TRINDADE

Artigo extraído do blog PAUTA DO DIA da jornalista ROBERTA TRINDADE:

http://robertatrindade.wordpress.com/2007/12/25/apreensao-recorde-de-cocaina-em-pasta/

APREENSÃO RECORTE DE COCAÍNA EM PASTA

“Não vejo essa ocorrência como nada de extraordinário. Foi só dever cumprido”. É assim que o cabo da Polícia Militar Marcos Guimarães, 33 anos, vê a ocorrência que repercutiu em todo o País na última quarta-feira. Ele e seu colega de trabalho, o soldado PM Wanderley Batista da Silva, 25, foram os responsáveis pela maior apreensão de pasta de cocaína pura nos últimos cinco anos em todo o Estado do Rio de Janeiro. A carga foi avaliada em R$ 1 milhão.
O cabo Guimarães, que está na Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro há 11 anos, conta que, momentos antes da ocorrência, chegou a conversar com seu companheiro de viatura sobre um versículo bíblico. “Estávamos falando sobre Jacó e Esaú, que trocou tudo que tinha por um prato de lentilha. Eu falei que nunca trocaria tudo o que Deus me deu por um prato de lentilha. Creio que Deus vá me abençoar muito mais”, relembrou.
Ele e o soldado Wanderley realizavam patrulhamento de rotina na Estrada de Picos quando surpreenderam Wallace Machado Cabral, 31, guardando bolsas onde estava a droga no porta-malas de seu Celta. “Quando ele insinuou a tentativa de suborno, eu falei que meu pai era rico. Meu pai era dono de todo ouro e toda prata do mundo, pois eu sou filho de Deus”, revelou Guimarães, ao lado das duas filhas - de 9 e 4 anos de idade.
“Está até difícil de andar nas ruas, mas já fiz coisas mais importantes para a corporação que tiveram menos repercussão”, destacou Guimarães. “Creio que a imagem da corporação deva mudar um pouco agora. Espero que as pessoas mudem um pouco a visão que têm dos policiais militares. É preciso mostrar que há pessoas sérias na corporação. Essa ocorrência foi fruto do nosso trabalho”, enfatizou.
Enquanto o cabo está há quatro anos no 35º BPM (Itaboraí) - após seis anos trabalhando no Patrulhamento Tático Móvel (Patamo) do 12º BPM (Niterói) - o soldado está há apenas dois anos na corporação. “Trabalhava na cabine do Outeiro e estou há três semanas trabalhando junto com o Guimarães”, disse.
Apesar disso, o desejo dos dois é o mesmo. “Acredito que vamos ser importantes para resgatar a imagem que a população tem da corporação. Nós mostramos que existem homens dignos na PM e não se pode generalizar”, afirmou Wanderley, fazendo questão de lembrar de seu pai - sargento PM reformado, que encerrou sua carreira no 12º BPM. “Quando estava na ativa, sempre foi um homem correto e íntegro. Meu pai foi minha motivação para entrar na PM. Não posso deixar de citar o exemplo que ele me deu e ele foi a primeira pessoa para quem liguei após a ocorrência”, afirmou.
Há dois meses à frente do 35º BPM, o comandante da unidade, tenente-coronel José Macedo Júnior, declarou que já enviou ofício solicitando a promoção dos dois PMs por ato de bravura. “Já tínhamos recebido notícias de que os criminosos estavam utilizando rotas alternativas passando pelo município e todas as viaturas estavam de sobreaviso e alerta para qualquer movimentação suspeita nessas estradas”, ressaltou.


PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL
CORREGEDOR INTERNO

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns Cabo PM Guimarães e Sd PM Wanderlei, ORGULHO da Polícia Militar...Que DEUS esteja com vocês em cada quilômetro de seus itinerários de patrulhamento, sempre. Vocês foram exemplo para muita gente neste país, que com certeza ainda têm pessoas e policias do BEM...