domingo, 16 de dezembro de 2007

CORONÉIS DA POLÍCIA MILITAR DISCUTEM A GRAVIDADE DA SITUAÇÃO DA SEGURANÇA PÚBLICA NO ESTADO


Revista Veja - Ediação 2039 - ano 40 - nº 50
19 de dezembro de 2007

Coronéis da Polícia Militar discutem a gravidade da situação da segurança pública no Estado

Hoje, a POLÍCIA MILITAR de São Paulo comemora 176 anos de existência. Nasceu e cresceu honrando as tradições do povo paulista. Seus integrantes vivem e morrem por esse povo.
A Associação dos Oficiais do Estado de São Paulo, AOPM, comemorou a data, antecipadamente, em 11 de dezembro, reunindo uma centena de coronéis para discutir a insensibilidade do governador em face da gravidade da situação da segurança pública no Estado.
A construção da sociedade e das instituições com que sonhamos só será possível se não nos esquecermos de que todas elas são, fundamentalmente, pessoas e não estruturas, e que só evoluem com a adoção de medidas que busquem o desenvolvimento humano. No que diz respeito à polícia, o único modelo compatível com a democracia é o de uma organização policial integrada à comunidade. Uma polícia transparente que respeite e proteja o cidadão paulista, inseguro quanto ao clima de violência reinante, mas que tenha seus integrantes tratados pela sociedade e pelos governos também como cidadãos.
De outra forma, como poderemos manter uma polícia de proteção da dignidade humana, estimulando permanentemente a vocação dos seus integrantes para a defesa da cidadania, se estes policiais têm, a todo instante, sua própria dignidade vilipendiada, seja pelos baixos salários, seja pelas condições de trabalho, seja pelo não reconhecimento de seus sacrifícios pelo governador do Estado?
É evidente que, quando setores da sociedade e do governo, ingênua ou hipocritamente, ao invés de atacarem as verdades e as bem conhecidas causas da violência urbana, preferem, numa atitude simplista, eleger o policial como bode-expiatório, e negando-lhe o reconhecimento pelo seu corajoso e dedicado esforço, e ainda as ideais condições de vida e de trabalho, estão, na verdade, comprometendo a auto-estima desse profissional, tão necessária à melhoria do homem, do serviço, da instituição e da própria sociedade.
A valorização do fator humano da instituição policial é condição indispensável para a manutenção de uma polícia profissional, treinada e preparada emocionalmente para agir de maneira legalista, técnica e imparcial, levando equilíbrio as relações sociais.
Lamentavelmente, o mais recente atentado contra a dignidade do cidadão-policial é essa simulação de aumento salarial, dado pelo governo na forma de gratificações e que, na verdade, não significou aumento praticamente nenhum em diversos casos para os policiais em atividade, os quais, ainda tiveram que suportar a propaganda governamental mal-informando a sociedade, ao divulgar, falsamente, índices de aumento que, na prática, não foram concedidos.
O governo do estado de São Paulo cria uma grande armadilha ao conceder falsas gratificações em vez de aumentos de salários, congelando assim os vencimentos dos inativos. E é bom lembrar que esse tipo de simulação para evitar aumento, feita pelo estado-patrão, quando praticada pelo empregador comum contra os trabalhadores protegidos pela CLT, são fatalmente condenadas pelo estado-juiz, que obriga o patrão a indenizar o empregado.
Atentar contra a dignidade e a auto-estima do policial militar paulista é atentar contra a segurança dos cidadãos. A busca da excelência do serviço policial passa pela preocupação contínua com a melhoria, num processo que tem como motor a auto-estima do policial.
Por tudo isso, os 260 coronéis que assinaram a carta, representados pelos presentes ao ato, decidiram manter as Associações em Assembléia Permanente até que o Governo se sensibilize e trate com respeito sua polícia em benefício da população.

Coronel PM Luiz Carlos dos Santos
Presidente da AOPM

Coronel PM Hermes Bittencourt Cruz
Presidente da AORPM

São Paulo, em 15 de dezembro de 2.007


PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL
CORREGEDOR INTERNO

Um comentário:

Anônimo disse...

Realmente é inescrupuloso o "aumento"...que não é aumento coisa nenhuma!!! O pior é ver no site da SSP/SP a "propaganda", dando a entender que o Gov. é "bonzinho" e está fazendo sua parte... A problemática de baixos salários é a mesma em várias partes do Br e DEVEMOS NOS MOBILIZAR NACIONALMENTE entre as PMs para nos valorizarmos perante a sociedade e governos: Melhores salários, melhores condições materiais, elaboração de TCOs e enfim teremos MOTIVAÇÃO para enfrentar o crime e defender a sociedade...(NACIONALMENTE!!!!!!)Aí podermos ser cobrados a altura.