sábado, 1 de dezembro de 2007

FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA PÚBLICA

Jornal O Globo – 1 de dezembro de 2007:


MEC: dos professores de ciências 70% não tem formação na área.
No caso de física, a falta de preparo atinge 90% dos que ensinam.




A formação dos Profissionais de Segurança Pública deve ser fiscalizada pelos Governos Estaduais?
Sim – 36 (trinta e seis) votos.
Não – 28 (vinte e oito) votos.

Esse foi o resultado da segunda enquête realizada nesse blog.
Além do diminuto número de votantes, a enquête revelou que a opinião quase se dividiu a respeito da pergunta formulada.
O tema é muito específico, o que não permite uma adequada avaliação por todos e pode ter sido interpretado como uma intervenção nas Instituições Policiais, o que deve ter influenciado aos que votaram no NÃO!
E por que cheguei a tal conclusão?
A resposta SIM me parecia uma resposta óbvia, considerando que a qualidade da formação dos Profissionais de Segurança Pública – os Policiais – deve ser uma preocupação de todos nós e um dever do Governo fiscalizá-la.
Talvez os leitores não tenham considerado a formação dos profissionais de segurança pública um tema relevante, que merecesse alguma reflexão e uma decisão – votar.
E isso seria preocupante e vou tentar demonstrar o motivo.
Sem mais interpretações sobre o resultado, gostaria de destacar que nunca é demais lembrar que não existem Policiais disponíveis no mercado de trabalho.
Policiais Militares ou Civis precisam ser formados nas respectivas Instituições Policiais.
O cidadão recrutado e selecionado para ser um Policial precisa ser transformado nesse profissional, um profissional que pode empregar o monopólio estatal da força, diariamente.
O Policial é o cidadão armado com a missão de servir e proteger à sociedade, os seus erros podem ter conseqüências muito graves.
Os Policiais lidam com os nossos maiores bens: a vida e a liberdade.
O erro policial pode causar a perda de vidas, em razão de disparos de arma de fogo, e pode causar a prisão de inocentes, no caso de investigações criminais mal feitas, apenas para citar dois exemplos, portanto o erro policial deve ser minimizado ao extremo.
E para cumprir esse objetivo os cursos de formação de Policiais precisam ser constantemente supervisionados, avaliados, revistos e aprimorados.
A formação deve ser a melhor possível e deve ser possível a melhor formação!
Todos os recursos necessários devem ser utilizados, pois o custo da má formação é altíssimo.
O profissional de Polícia Ostensiva e de Preservação da Ordem Pública, bem como, o profissional de Polícia Judiciária são os resultados do processo ensino-aprendizagem desenvolvido no curso correspondente, que deve primar pela excelência, diante das possibilidades de recrutamento e seleção.
Investigação criminal; defesa pessoal; armamento e tiro; planejamento tático-estratégico para realização de operações policiais; inteligência policial; técnicas para a abordagem de pessoas, veículos e edificações são alguns exemplos de conhecimentos que não são adquiridos em bancos escolares do ensino médio e nem do ensino superior.
São conhecimentos aprendidos unicamente interna corporis.
Conhecimentos que são solidificados com a experiência profissional e com a ascensão profissional.
Ninguém aprende a ser Policial fora das Instituições Policiais.
Pode-se até aprender a marchar, a atirar, a conhecer leis e a fazer continência, fora das Instituições Policiais, entretanto ser Policial exige uma formação multidisciplinar, muito mais completa.
Um militar oriundo das Forças Armadas pode não conseguir se transformar em um Policial Militar, um gerenciador de conflitos sociais, embora conheça todas as peculiaridades da vida castrense.
Um bacharel em Direito pode não aprender adequadamente sobre a investigação criminal, um conhecimento complexo, onde a experiência é fator determinante, embora conheça a legislação.
Portanto, a formação do cidadão armado e com a missão de servir e proteger a sociedade precisa ser uma preocupação de todos nós.
Precisa ser tema de toda e qualquer discussão a respeito de segurança pública, uma segurança que só é possível com profissionais de polícia devidamente formados.
Vez por outra, o tema formação dos policiais aparece aqui e acolá, em discussões acadêmicas, sempre de forma superficial e via de regra as críticas são direcionadas a formação dos Policiais Militares.
A estrutura militarizada é duramente criticada, embora seja uma prática mundial.
A formação dos Policiais Civis nunca é citada, quanto mais avaliada, nesses encontros.
E como é formado um Soldado da Polícia Militar?
Um Delegado da Polícia Civil?
Um Inspetor da Polícia Civil?
Um Coronel da Polícia Militar?
http://celprpaul.blogspot.com/2007/10/em-2008-concurso-pblico-para-coronel-da.html
A transparência dessa formação deve ser total para permitir uma correta avaliação do processo, inclusive com a participação da sociedade – O CLIENTE - se temos por objetivo formar profissionais de segurança pública com a qualidade que precisamos e que merecemos.
Aliás, a transparência deve ser regra no serviço público.
E assim sendo, que estejam sempre abertas para toda e qualquer fiscalização as portas da Academia de Polícia Militar D. João VI; do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças; da Escola Superior de Polícia Militar e da Academia da Polícia Civil.
A construção do Policial Militar e do Policial Civil precisa ser um processo conhecido por todos nós, os clientes da segurança pública.
A cidadania exige isso!

PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL
CORREGEDOR INTERNO

3 comentários:

Anônimo disse...

Cópia de visões de um PM

Quinta-feira, 29 de Novembro de 2007
Padre Lancelloti pede arrEgo para a PM...

Estranho , acabei de ver nos noticíarios que o padre Julio Lancelotti, está com proteção policial, pois está com medo de ser morto por um ex-interno da FEBEM, que ele tanto ajudou até começar a ser chantageado.

Puxa, mas não era o padre Lancelotti que sempre defendia os direitos dos bandidos, achava todos bonzinhos e que a policia é que era ruim?

Não era o padre Lancelotti que ia as rebeliões da FEBEM e se postava diante dos portões para que a tropa de choque não entrasse?

Não era o padre Lancelotti, aquela figura inconfundível, que bradava contra os maus tratos , segundo ele, dados aos infratores da FEBEM?
Não era o padre Lancelotti que gritava ser a Sociedade ,a grande vilã na vida do bandido? E cada gota de sangue derramada por um vagabundo, era culpa da sociedade? E que a sociedade dos honestos é que levava o bandido ao crime?

Não era isso e muito mais, que o padre Lancelotti dizia?
Então, porque proteção policial? Proteção da mesma policia que ele tanto criticou e até atrapalhou? Por que o padre está com medo?

Pois é padre, vou usar de suas próprias palavras:-

É só dar amor e carinho para os bandidinhos que querem matá-lo!

Deixe a policia para proteger a nós, as reais vítimas dos safados que o padre sempre defendeu! Só se o padre Lancelotti estiver com medo da sua cria, dos seus amados bandidos, mas acho que não pois ele era tão convicto!!!!!!

Mas como diz o velho ditado, quando a água bate na bunda...

Bem-vindo, padre, bem-vindo para o lado dos assustados, dos acuados, dos amedrontados, dos encurralados, que somos nós, vítimas dos vagabundos que o padre tanto amou.* (PELO JEITO, LITERALMENTE)

Bem-vindo padre, bem-vindo!!!

E parabéns por ter proteção policial.
Quem dera se todos nós pudéssemos tê-la!

O senhor tem mais é que beber do seu próprio veneno, pois quem criou e deu asas as cobras, foi o Sr.

Fonte: Lia

Visoes de um PM Max

Anônimo disse...

Até que enfim um blog que se pauta pelo tratamento técnico da Segurança Pública...Tanto que abordou um tema tabu...a FORMAÇÃO MÁ E DEFICIENTE dos policias civis no Brasil...Só se analisa curículo da PM em debates e estudos...É ranço contra os militares!!!(ainda). Pelo menos em SP vê-se que eles, os Policiais civis, não têm formação policial na essência...são totalmente EMPÍRICOS...

Jorge Bengochea disse...

Excelente vosso site. Serei assíduo devido o conteúdo bem oportuno. Precisamos nos organizar, pois a preservação da ordem pública não pode ficar só nas mãos da polícia. E os outros onde estão?
Veja meu site - www.bengochea.com.br