sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

CIDADANIA: ENFRENTANDO O "SISTEMA".

A natureza nos ensina que a vida é um universo de inter-relacionamentos, onde os seres vivos lutam por sobreviver e por perpetuar a espécie, ora lutando entre si, ora vivendo harmoniosamente, um ajudando o outro.
Simploriamente, definiremos esse tipo de relação, a ajuda mútua, de uma forma genérica como sendo uma relação simbiótica, onde os seres que se relacionam só ganham com a colaboração recíproca.
O “SISTEMA” nada mais é do que isso, uma relação simbiótica, onde os homens que se locupletam com ele interagem entre si trocando favores.
Ele é um monstro devorador de todos os valores positivos da pessoa humana e reduz os seus participantes ao nível mais rudimentar da evolução moral e espiritual.
São habitantes das regiões umbralinas, seres que habitam os infernos, a escória da raça humana, embora sejam ricos e poderosos.
Como todo monstro, o “SISTEMA” é um destruidor por natureza, nada de bom prospera no seu interior ou ao seu redor, todos devemos fugir dos seus tentáculos, os quais vivem tentando nos capturar, sobretudo se somos percebidos como alguém que pode somar forças com ele.
No Brasil, como em muitos outros países, o “SISTEMA” se instalou no governo, a sua maior ambição, o topo da sua evolução, tendo em vista que assim penetra em todos os poderes, em todos os mecanismos de controle que permitem a vida social se desenvolver harmonicamente, nos parâmetros da ordem e do progresso, como sinaliza a nossa bandeira republicana.
O monstro instalou-se e infiltrou os seus tentáculos nas polícias; nos poderes executivo, judiciário e legislativo; na mídia; no ministério público; nos tribunais de contas; nas corregedorias; nas comissões parlamentares de inquérito; etc.
Onde existir um mecanismo de controle, lá ele tentará se instalar.
Obviamente, ele não consegue recrutar a todos, felizmente, porém um grupo grande passa a integrá-lo.
Assim, para materializar a AMPLA DEFESA que o "SISTEMA" proporciona aos seus integrantes, criemos um possibilidade:
- Um governante pratica uma série de irregularidades, desviando bilhões do dinheiro pública, essa é a premissa. Primeiro, nenhum dos seus beneficiários irá denunciá-lo, eles se alimentam no "SISTEMA", portanto, se faz necessário que alguém de fora o denuncie. Feita a denúncia, caso a investigação se inicie, temos que dar sorte para ela ser desenvolvida por alguém de fora, caso contrário não chega a lugar nenhum. Essa verdade vai se repetindo no Ministério Público, no Poder Judiciário (em todas as suas instâncias) e na própria mídia, que não noticia nada contra o patrão. Caiu na mão de um integrante, tudo se reverte.
Percebam a enorme dificuldade que a sociedade enfrenta para condenar alguém do "SISTEMA", uma dificuldade que aumenta de forma diretamente proporcional à posição hierárquica do investigado no "SISTEMA".
Sinteticamente, eis com o funciona.
A mídia vez por outra nos brinda com a exposição de um pequeno tentáculo do monstro, um apêndice que pode ser cortado sem qualquer problema, pois logo outro se regenerará. O extirpado, ficando com a boca fechada, ainda será defendido pelo "SISTEMA".
O monstro possui um poder descomunal, ele é quase imortal.
No Rio de Janeiro, Oficiais e Praças do Corpo de Bombeiros Militar e da Polícia Militar iniciaram uma luta pelo resgate da cidadania, isso no ano de 2007, salários dignos e adequadas condições de trabalho constituem o centro dos objetivos, nada mais natural, aparentemente.
Provavelmente, todos os mobilizados nessa luta tinham na época a noção de que ao lutarem por cidadania, estavam lutando pela reconstrução das instituições militares, o que é uma verdade, porém raros tinham a noção de que estavam incomodando o “SISTEMA”.
O monstro precisa de instituições fracas, facilmente alcançadas pela corrupção e pela troca de favores posibilitando benefícios pessoais de seus integrantes.
Polícias fortes, policiais cidadãos, dignamente remunerados, não interessam ao “SISTEMA”, muito pelo contrário, esses policiais são INIMIGOS.
Policial Militar e Bombeiro Militar, você que participa da nossa luta por cidadania, para salvar a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros dos tentáculos do “SISTEMA”, conheça essa verdade e assim começará a entender a perseguição aos Coronéis Barbonos e aos 40 da Evaristos, assim como, a postura de parte da mídia nessa briga.
Conheça essa verdade e entenderá porque precisamos estar nas ruas e compreenda porque parte da mídia não noticia as nossas marchas.
Analise o que acontece e o que deixa de acontecer.
Quem participa da mobilização e quem não participa.
O que é noticiado e o que simplesmente não existe para a mídia.
Citando um exemplo concreto, no ano de 2008 eu almocei com alguns jornalistas de diferentes órgãos da imprensa, para conversar sobre segurança pública. Em um desses agradáveis encontros, um jornalista de fora do "SISTEMA" me confidenciou que o tema Coronéis Barbonos estava proibido na imprensa fluminense, uma proibição tácita. Uma verdade que pude constatar incontáveis vezes ao longo de 2008 e de 2009, confirmando aquele aviso amigável.
Eis a verdade.
Nós estamos lutando contra esse monstro, o "SISTEMA".
Uma luta tremendamente desigual, uma luta para heróis.
Dizem que o "SISTEMA" é invencível, caberá a nós, Praças e Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar e da Polícia Militar mostrarmos que ele não é imortal.
Prezado leitor, talvez agora você comece a entender o desespero para impedir que milhares de Bombeiros e Policiais Militares gritassem FORA CABRAL! no dia 25 JAN 2010.
Uma batalha que nos vencemos, o monstro não é imortal.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

6 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia Cel, parabéns pelo oportuno "alerta" para aqueles que acreditam que "SISTEMAS" sao imortais, não sao.E é com a LUTA dos submissos, esgotados pela opressao dos SISTEMAS, que se consegue combate-los tentando reconstruir um SISTEMA mais digno.
Juntos Somos Fortes!!!
Paulo Eduardo.

SÓ LEVANDO disse...

RECORDAR É VIVER E CORRGIR OS ERROS, NÃO HÁ DÚVIDAS QUE O ERRO FOI DESPRESTIGIAR E IGNORAR OS PRAÇAS EM UM MODO GERAL. TODOS OS COMENTÁRIOS ERAM DE VANTAGENS APNAS PARA OFICIAIS. LUTARAM DURANTE MESES E NÃO SE INPORTARAM COM O PENSAMENTO DA TROPA, NÃOSE DERAM AO TRABALHO DE IR DE BPM A BPM INFORMAR AOS PRAÇAS SOBRE AS REINVINDICAÇÕES, ACHARAM QUE PUBLICANDO NA INTERNET ESTAVA COMUNICANDO A TROPA,SÓ ESQUECERAM DE OLHAR PARA BAIXO E PERCEBER QUE O SALÁRIO DO PRAÇA ÃO DA PARA MICRO E ACESSO A INTERNET, OS QUE TEM BICO, NÃO TEM TEMPO DE NAVEGAR, PERDERAM A BATALHA POR FALTA DE HUMILDADE, MAS AGORA O SENHOR GENERAL ESTA FORMANDO SEU NOVO E VERDADEIRO EXERCITO. PARABÉNS, A CADA DIA VAI CRESCER MAIS SEU EXÉRCITO. TENHA CERTEZE QUE QUANDO O SENHOR PASSAR A ORIENTAR OS PRAÇAS SOBRE SEUS DIREITOS E COMO SE DEFENDER DOS INJUSTOS OFICIAIS,OS PRAÇAS DA PM TAMBÉM VÃO SEGUIR SEU GENERAL, NENHUM PRAÇA GOSTA DE CORREGEDOR, MESMO OS HONESTO, ENTENDA QUE A FUNÇÃO FAZ A OPINIÃO, MAS CABE AO GENERAL SE FAZER CONFIAVÉL. ESTAMOS COM O SENHOR.

SUGESTÃO, UM DOCUMENTO OFICIAL DO MP OU OAB OU QUALQUER UM ORGÃO QUE GARANTA AO PRAÇA QUE FOR A PASSEATA A SUA LIBERDADE. TENHA CERTEZA QUE DE 3 PARA 30 MIL, É VIAVEL.

«Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz, e me siga. 25 Pois, quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas, quem perde a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la. 26 Com efeito, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, mas perder a sua vida?

JESUS CRISTO.

André Schirmer disse...

Coronel, a grande verdade é que a hipocrisia é muito grande, pois ao mesmo tempo em que os discursos são feitos condenando o que está errado, as ações são efetuadas de forma a se insistir no erro. E qual será o motivo disso?? Do meu ponto de vista simplório e leigo, creio que seja o fato de que, se tudo for resolvido (o que demanda trabalho, gastos e não gera dividendos), o que haverá para os futuros candidatos prometerem resolver??? A grande verdade é que, enquanto as instituições forem fracas, o povo ignorante e acomodado, a violência existir, o caos estiver instalado e alguns lucrarem com isso, não será necessário resolver realmente NADA, bastará apenas fazer uma boa maquiagem e varrer a sujeira para debaixo do tapete.
Vai eleição, vem eleição e o discurso dos governantes ou candidatos a governantes são sempre os mesmos, priorizar a educação, a saúde e a segurança. E se elege quem consegue ter o discurso mais convicente, já é fórmula batida, como era no passado a resolução do problema da seca no nordeste, que era plataforma política de muito candidato nordestino e até de candiadato a presidente da república. Se as ações coincidissem com os discursos e realmente se priorizasse tudo que é falado, com seriedade e não com demagogia, certamente ainda teríamos muitos problemas, porém, saberíamos estar trilhando o caminho certo, coisa que atualmente estamos muito longe de vislumbrar, principalmente se no caminho tem samba, cerveja, praia, futebol, Copa, Olimpíadas e muitas outras coisas para desviarem nossa atenção.
André Schirmer.

Alexandre, The Great disse...

Cel Paúl: os que dizem ser o monstro invencível, assim como aquele(s) que quis "abafar" o grito "Fora Cabral" do dia 25/01, nada mais são do que integrantes do sistema infiltrados para dividir e enfraquecer.
JAMAIS CONSEGUIRÃO!

Juntos Somos Fortes!

Paulo Ricardo Paúl disse...

Grato pelos comentários. Nós iremos vencê-los, começando com o trio Cabral-Picianni-Paulo Mello. Juntos Somos Fortes!

Anônimo disse...

Um dos maiores monstros está dentro da própria instituição: o militarismo arcaico, desumano, pois ele emburrece, embrutece e emputece.
É o militarismo que faz o policial militar ser um robô jogado de lá para cá e daqui para lá, sempre com a conivência de oficiais superiores que ganham algumas vantagens para manter o monstro bem vivo.
Sem a desmilitarização não haverá uma polícia militar justa e digna.
Pense nisso.
Marcos Simões