terça-feira, 14 de abril de 2009

UMA CHAMA OU UM INCÊNDIO!

Eu já postei nesse espaço democrático a minha preocupação com boatos, considerando que muitas pessoas incautas acabam formando opinião alicerçadas em comentários.
Um exemplo foi quando citei que circulavam pela internet boatos, no sentido de que o muro que está sendo erguido no Dona Marta ou Santa Marta, custaria R$ 40 milhões aos cofres públicos.
Não sou engenheiro, arquiteto e nem mestre de obras, porém, achei o valor muito elevado e ponderei que seria oportuno que o Governo Estadual divulgasse os seguintes dados:
- Quando foi realizada a licitação para confecção da obra.
- Que empresa venceu a licitação?
- Qual o valor total?
Ainda não tive a oportunidade de conhecer as respostas através da mídia, mas tenho certeza que a transparência é a melhor forma de evitar boatos.
Hoje, um jornal fluminense publicou que a Corregedoria Interna da PMERJ possui 865 (oitocentos e sessenta e cinco) Policiais Militares, para mim isso é boato, tendo em vista que eu sai da Corregedoria no dia 25 de janeiro de 2008, quando o efetivo era muito menor. Não creio que o órgão tenha crescido tanto, em tão pouco tempo, pois não é tarefa fácil recrutar e selecionar Policiais Militares para a área correcional, muitos podem, todavia, poucos querem.
O aumento seria da ordem de 50%, o que seria ótimo, pois investir na Corregedoria Interna é fortalecer a PMERJ.
O mais novo fato que está ganhando uma grande dimensão na rede são as notícias sobre os atos cívicos e as mobilizações relacionadas com o próximo dia 21 de abril e o dia 13 de maio, quando a PMERJ completará 200 anos.
Dizem que está sendo organizada uma manifestação de familiares de Policiais Militares, principalmente esposas, a ser realizada no dia 21 de abril, em frente à ALERJ.
Os familiares usariam um nariz de palhaço como forma de protesto.
No próximo dia 21, historicamente, a PMERJ desfila em homenagem ao patrono das Polícias Militares - Tiradentes, que tem uma estátua em sua homenagem, em frente a mesma ALERJ.
A manifestação seria realizada pelos familiares para evitar que os Policiais Militares sofram qualquer sanção disciplinar.
Sendo verdadeira a realização de tal manifestação, desejamos que seja pacífica e ordeira, respeitando as tradições da instituição.
Os manifestantes, agindo em conformidade com a lei, estarão exercendo um direito legítimo, próprio da cidadania.
Uma segunda manifestação também estaria sendo organizada para acontecer na Cinelândia, no dia 13 de maio, ainda com a participação de familiares de Policiais Militares.
O tempo dirá se tudo não passa de um boato ou se onde há fumaça existe fogo.
O certo é que a ONG Rio de Paz, mais uma vez, demonstrará o seu apreço pela Polícia Militar e prepara um ato cívico para o dia 13 de maio, homenageando os Policiais Militares mortos.
A mobilização cívica dos Policiais Militares e dos Bombeiros Militares também prepara um ato cívico, homenageando à Polícia Militar.
Atos cívicos, ordeiros e pacíficos, em conformidade com a lei, devem ser apoiados por todos, inclusive por você cidadão fluminense que merece e precisa de uma segurança pública de qualidade, basta de morrer em cada esquina.
Um fato de extrema relevância é a participação das entidades de classe nos atos cívicos.
E, neste ponto, ganha importância gigantesca, a participação dos 3 (três) candidatos à Presidência da AME/RJ (antigo Clube de Oficiais), entidade com importância histórica na PMERJ e no CBMERJ.
Os candidatos são:
- Coronel de Polícia COSTA FILHO (Diretor da DGAL).
- Tenente-Coronel de Polícia ANAIDE (atual presidente).
- Major de Polícia WANDERBY (Segundo CPA).
Vamos ver quem é quem, quem está do lado de quem!


PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CORONEL BARBONO

3 comentários:

Anônimo disse...

A MANIFESTAÇÃO SERÁ ORDEIRA E PACIFICIA. NÃO PODEMOS É FICAR A ESPERA DE UM MILAGRE!

Anônimo disse...

Já sei, o Wnaderby vai na passeata e os demais não irão.

Novidade.

Anônimo disse...

ACHO QUE VAI SER UM GRANDE INCÊNDIO!
COM NARIZES OU SEM NARIZES, ESTAREMOS LÁ! E QUANTO AO PRIMEIRO COMENTÁRIO, ACHO QUE PARTE DO MILAGRE JÁ ESTÁ ACONTECENDO...
( ) CEL MARCOS JARDIM
( ) CEL LOPOES
( ) CEL FOGAÇA

AGORA SÓ FALTA UM AUMENTO BOM!