terça-feira, 14 de abril de 2009

MINISTÉRIO DA DEFESA - PROGRAMA DE PREVENÇÃO - AIDS - DST.

Ministério cria programa para prevenir DST/AIDS nas Forças Armadas.
Brasília, 08/04/2009 - O ministro da Defesa, Nelson Jobim, assinou portaria criando o Programa de Prevenção e Controle das DST/AIDS das Forças Armadas. O objetivo da medida é implementar ações de prevenção e controle das DST/AIDS no âmbito das Forças Armadas e promover a capacitação de pessoal para tratar das doenças sexualmente transmissíveis. De acordo com a portaria, as ações serão coordenadas e executadas pelo Departamento de Saúde e Assistência Social (Desas), da Secretaria de Organização Institucional (SEORI) do Ministério da Defesa, que exercerá a função de Coordenador-Geral do Programa.
O programa desenvolverá, junto ao público interno, a concepção de mentalidade de prevenção, responsabilidade e promoção à saúde. As ações de prevenção englobam de cursos e palestras educativas nas organizações militares brasileiras e nos demais órgãos do Ministério da Defesa. Essas ações têm a finalidade de formar de educadores em DST/AIDS e promover a distribuição gratuita e continuada de preservativos, cartões de orientação e testes voluntários com aconselhamento.
Os profissionais de saúde, a serviço do Desas, também acompanharão os pacientes com AIDS e realizarão a distribuição gratuita de remédios antirretrovirais. Orientarão ainda sobre o controle dos parceiros e sobre a internação de pacientes em hospitais de referência de cada Força. Acompanharão ainda a readaptação funcional das pessoas que, mesmo não tendo manifestado a doença, contraíram o vírus HIV, Em termos de operação, o Programa atuará em 12 eixos estratégicos, distribuídos pelos Distritos Navais, Regiões Militares e Comandos Aéreos Regionais. Cada eixo estratégico terá a coordenação de um oficial da área da saúde, indicado pelos Comandos Militares.
Ao Ministério da Defesa caberá estabelecer e manter a estrutura técnico-administrativa do Programa. Além disso, coordenará, junto com os Comandos das Forças, o desenvolvimento dos cursos e palestras educativas.
Texto: José Romildo.
Assessoria de Comunicação Social Ministério da Defesa.

PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CORONEL BARBONO

Nenhum comentário: