terça-feira, 21 de abril de 2009

O MÍNIMO QUE SE PODERIA ESPERAR DE UMA INSTITUIÇÃO MILITAR ERA QUE A ASSESSORIA DE IMPRENSA EMITISSE UMA NOTA LAMENTANDO AS AUSÊNCIAS.

21/04/2009 - 15h48 (folha online)
Desfile de Tiradentes é marcado por ausência de autoridades no Rio de Janeiro.
A solenidade em homenagem a Tiradentes, patrono da Polícia Militar do Rio de Janeiro, foi marcada pelo desfile de 330 estudantes de escolas públicas e de parte do efetivo da PM e pela ausência de autoridades municipais, estaduais, do Legislativo e do Judiciário.
O governador Sérgio Cabral (PMDB) não compareceu, nem mandou como representante o vice-governador, Luiz Fernando Pezão, ou o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame.
Da mesma forma, o prefeito Eduardo Paes (PMDB) não compareceu, nem designou representante.
O desfile ocorreu em frente à Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro), batizada de Palácio Tiradentes, mas nem isso motivou o presidente da Alerj, deputado Jorge Picciani (PMDB), a prestigiar o evento.
Tampouco o presidente do TJ (Tribunal de Justiça), desembargador Luiz Zveiter, compareceu, embora o prédio do tribunal fique ao lado da Alerj.
Apesar da ausência de autoridades, o comandante da PM, coronel Gilson Pitta Lopes, minimizou o fato. "Infelizmente, foi em cima de um feriado prolongado. Provavelmente as autoridades tinham outros compromissos, até de ordem familiar. Então, não vejo demérito nenhum. Mais importante é a presença da comunidade, que tem entendido o sacrifício e o esforço da corporação nesses seus 200 anos", disse Lopes.
Já o deputado estadual Flávio Bolsonaro (PP), ligado a setores militares e de segurança, avaliou negativamente a ausência de qualquer autoridade no desfile do patrono da PM.
"Lamentavelmente, a Polícia Militar vem sofrendo um sucateamento e desmantelamento da tropa. As autoridades esquecem e deixam de lado uma corporação importante como esta. Mas, sem dúvida alguma, quando o presidente da Alerj, o presidente do TJ, o governador, está em uma situação de risco, a primeira coisa que vem à cabeça é clamar à PM para que resolva o problema. Então a tropa tinha que ser muito mais reconhecida e muito mais valorizada pelas autoridades", afirmou Bolsonaro.
A ausência também foi criticada pela coordenadora do MMAI (Movimento das Mulheres de Atitudes Independentes), formado por mulheres de policiais militares, Márcia Machado.
"É um descaso. Não veio representante nenhum. A polícia está na rua todo o tempo e é essa falta de prestígio total. Foi completamente decepcionante", disse.
A assessoria de Cabral informou que ele estava descansando com a família. Já a de Pezão disse que o desfile não constava de sua agenda.
A assessoria de Beltrame também alegou que a solenidade não constava de sua agenda. Já a de Paes disse que ele se encontrava, no momento do desfile, em uma visita de inspeção à cracolândia da favela do Jacarezinho, onde será erguido um centro de apoio.
A assessoria do TJ foi contatada por telefone, mas não retornou a ligação até o fechamento da matéria.
A Alerj informou que Picciani (PMDB) nunca comparece à solenidade e que "tradicionalmente" é representado pelo deputado Paulo Ramos (PDT), policial militar reformado.
Eu tenho vergonha!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CORONEL BARBONO

4 comentários:

Anônimo disse...

Esses bombeiros são um bando de froxos, só sabem ficar na nossa "aba" e brincando de ser polícia.
Vamos começar a boicotar esses "BOMBOPOL" nas seguranças e etc.
Tem uma porrada deles trabalhando na SESEG, adidos em delegaciaS e etc.
Qual a formação deles? O que eles entendem de polícia?
Tem mais é que tirar o porte de arma deles mesmo. Esses covardes tem que ter porte de EXTINTOR DE INCÊNDIO".
Em momento tão importante como esse para a PMERJ não vai ninguém lá prestigiar?
Deve ser medinho de perder o emprego!
Afinal de contas nonguém quer perder o partidinho de liberar licença pra shopping, condomínios e outras cositas mais não é?

Anônimo disse...

O senhor esta certo em se envergonhar. Infelizmente certas pessoas da nossa Corporacao pensam apenas em seus proprios interesses e a propria Biblia ja declara: A casa dividida nao prevalecera. Como vamos prevalecer se estamos divididos em grupos e em faccoes? Quanto as autoridades nos ja sabemos que por nos nutrem grande antipatia, nao deveriam nem mais serem chamadas para eventos da PM, mas eles pelos menos demostram o que sentem, sao mais sinceros que muito dos nosssos integrantes.

Anônimo disse...

Parabéns Cel. pelas considerações feitas em seu blog.Realmente ELES só lembram de chamar a PM quando é pra subir morro ou ocupando Pms pra fazer a segurança de seus filhos(governador por ex),ou usando os Pms (ainda ativos) para ocuparem cargos em empresas onde não poderiam como por exemplo a Guarda Municipal mas na hora de ir a solenidade ou cumprir promessas feitas em época de ELEIÇÃO ,ELES somem.
Que bom vc estar passando pra inatividade e ao mesmo tempo "que pena" isso acontecer.Gostaria de vê-lo como Comandante Geral da PM.

Paulo Barros disse...

Caro Amigo Paúl:
Não consigo conter a minha indignação, até agora não consegui encontrar um motivo para o não comparecimento das autoridades, ao desfile de 21 de Abril. O efetivo da PMRJ escalado para o desfile compareceu, os estudantes convidados para desfilar compareceram, o povo patriota compareceu , o comando da PMRJ compareceu. Tenho muito respeito por todas as autoridades constituídas neste Pais, mas com todo o respeito ao comandante da Gloriosa PMRJ, eu descordo que qualquer que fosse o assunto familiar , ( tirando falecimento ou doença grave em familiar diretamente ligado ). Não justifica a falta a uma solenidade tão importante. Sou Militar, e já deixei a minha família por varias vezes, ate sem dizer quando voltaria ou para onde iria, por ter um compromisso com a FARDA e PÁTRIA. Imaginem se tivéssemos que resolver um assunto muito importante para o Município, o Estado ou quem sabe de Segurança Publica, e os nossos representantes não pudessem comparecer pois passariam o feriado prolongado ao lado de seus familiares. Ganham muito bem, ou se não ganham peçam para sair , entreguem o cargo. A prioridade é a coisa PUBLICA. Ou então peçam para sair e assumam a incompetência. Ou governam para todos e por todos ou caiam fora.
PT e PMDB juntando forças para passar por cima de você. Lembre-se, o seu precioso VOTO é a poderosa arma contra este DESCASO.

Paulo Barros.
Fuzileiro Naval
A D S U M U S

“ A UNIÃO FAZ A FORÇA “