segunda-feira, 13 de abril de 2009

EU TENHO VERGONHA.


Eu tenho vergonha.
Uma vergonha que rasga o peito e dilacera a alma.
Acabo de responder a uma mensagem encaminhada por um cidadão fluminense, que após diversas tentativas infrutíferas de informar à Polícia Militar, sobre graves desvios de conduta de Policiais Militares, acabou descobrindo na internet o meu email e resolveu desabafar.
Ele começa a mensagem com uma avaliação a meu respeito, o “senhor que parece ser um policial honesto”.
Eu tenho vergonha.
Uma vergonha da minha incapacidade de modificar a realidade das polícias no Rio de Janeiro, apesar dos meus mais de 33 anos de serviço, dedicados exclusivamente a minha corporação.
O cidadão aflito e que não me conhece, fez uma colocação perfeita, diante da triste realidade que ele é obrigado a vivenciar diariamente nas ruas dessa cidade que já foi maravilhosa.
Policiais Militares isolados, sem utilizar qualquer técnica policial, que foi ensinada nos curso de formação, tenho certeza absoluta, abordando veículos com 2 ou 3 ocupantes.
O interesse fica claro é a concussão.
É ganhar dinheiro, a segurança pessoal e das pessoas que estão em volta, isso não importa, o que importa é o dinheiro.
Eu tenho vergonha.
Vergonha de presenciar o vírus da corrupção infestar as instituições policiais estaduais, conduzindo ambas para o CTI, aguardando uma morte iminente, causada pela infecção generalizada e pela falência múltiplas de todos os setores.
A indignação do cidadão, caso se espalhasse por toda a sociedade, a “banda boa” da sociedade, sem dúvida, seria o remédio mais eficaz, talvez o único para deter a infecção virulenta.
Milícias dominando o Estado do Rio de Janeiro.
Milhões e milhões de reais nas mãos da criminalidade.
E, a polícia, usando um grupo de milicianos para combater o outro, ainda dando destaque na mídia.
Eles perderam a vergonha.
Eles nada temem.
Tem um padrão de vida faraônico, embora não tenham nada no seu nome, são proletariados, só possuem a prole.
Utilizam veículos que nunca poderiam comprar, custando o equivalente a 50, a 100 salários mensais.
Usam cordões e pulseiras de ouro que parecem correntes.
O nextel e os celulares são de primeiríssima geração.
É o “kit corrupto”.
Eu tenho vergonha.
A vergonha de ouvir o diálogo entre a atendente do 190 e uma senhora desesperada porque a “polícia” está dando tiros para o alto, tiros na direção do seu portão e está prestes a invadir a sua casa.
A ordem para a sua filha se esconder embaixo da cama é o retrato do Estado do Rio de Janeiro, governado há muito tempo pelo PMDB.
Um PMDB que o seu candidato a governador participou da campanha política ao lado de um ex-chefe da Polícia Civil, acusado de incontáveis crimes, dentre eles a venda de delegacias.
Ele e candidatos ao Senado e à Câmara de Deputados, homens de Brasília, que hoje fazem pose, são “senhores da moralidade”.
E, cidadão, tal história comercial pode ter algum fundo de verdade, considerando que o mesmo candidato, durante a campanha disse que iria acabar com o loteamento de batalhões e delegacias.
Ora, se um candidato ao governo do estado fez tal promessa, a possibilidade do loteamento existe.
Mais uma promessa de campanha, como a promessa de recuperar a perda salarial dos policiais e dos bombeiros.
Até hoje não sabemos se as vendas aconteciam, agora, se alguém vendia, alguém comprava, isso é a regra do mercado.
Quem “talvez” vendesse está preso e foi expulso da Polícia Civil e quem “talvez” comprasse, qual é a situação atual?
Eu tenho vergonha de ver a nação acabar.
Sim, acabar.
Uma nação pode deixar de existir de algumas maneiras, sendo que a nação brasileira está sendo destruída pela criminalidade.
Os criminosos das ruas conseguiram se unir com os criminosos infiltrados nos poderes constituídos e nos serviços públicos.
É a festa do crime.
É a festa da impunidade.
O país é deles!
Desfilam no sambódromo sob os auspícios da Liga Independente das Escolas de Samba, que é historicamente ligada à contravenção, como bem falou o Secretário de Segurança do Rio de Janeiro.
Auspício no sentido de "patrocínio".
Voam pelo mundo!
Eles perderam inteiramente a vergonha e talvez esse seja o grande erro deles, a nossa única esperança de vencê-los.
Quem perde a vergonha, ou quem nunca teve, acaba se expondo em demasia.
Melhor que eles não tenham vergonha...
Eu tenho vergonha, vergonha deles e vergonha da minha incapacidade.
Uma vergonha que rasga o peito e dilacera a alma.
Muito obrigado cidadão, nós vamos enfrentá-los e esses bandidos serão responsabilizados.

JUNTOS SOMOS FORTES!


VOLENTI NIHIL DIFFICILE
(A QUEM QUER, NADA É DIFÍCIL)


PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CORONEL BARBONO

4 comentários:

Anônimo disse...

As esposas dos policiais militares resolveram fazer uma manifestação!

Como atualmente qualquer crítica está sendo punida com prisão administrativa, as esposas dos PMs estão organizando um protesto, no dia 21 de Abril, dia de Tiradentes, patrono da corporação. Durante o tradicional desfile da Polícia Militar em frente à ALERJ, onde está a estátua do herói da Inconfidência, as mulheres vão usar narizes de palhaço e protestar contra a situação que seus maridos estão vivendo. Não se conformam com o aumento de apenas 8%, no ano passado e com as condições de trabalho.

E dia 13 de maio às 16:00 horas na Cinelândia vamos armar o maior circo para comemorar 0s 200 anos da PMERJ. Comemorar pode e ninguém será punido!!!

Anônimo disse...

Caro Cel Paúl!

Esse deve ser o sentimento daqueles que passaram pela Corporação e contribuiram para sua condição atual. Aqueles poucos que precisam do caos para sobreviver. As víboras que destroem uns aos outros e a reboque levam os incautos. Os que lutaram por dias melhores devem, mesmo não obtendo o êxito desejado, trazer no peito o orgulho, aquele velho "sentimento do dever cumprido", em não ter sucumbido perante os apelos e as facilidades. A vergonha fica para os que não seguiram os bons exemplos e venderam suas almas ao "DEMÔNIO" e com certeza terão a oportunidade de se redimir. O triunfo é do justos, o "RANGER DE DENTES" ficará para os impuros.

JUNTOS SOMOS FORTES

Hiran Quintanilha -TEN PM RR

Paulo barros disse...

A que ponto chegamos, realmente vivemos em tempos de inércia diante de tanta coisa errada que já começa na esfera política. O Estado do Rio de Janeiro tem as suas mazelas na administração sem vergonha do PMDB. E o pobre BRASIL sofre as conseqüências de uma péssima administração saqueadora do PT, que também não fica para traz.” PT e PMDB, com o poder nas mãos, tudo a ver", soa até como marketing, mas sofremos a cada dia os disparates de políticos que infelizmente não visam o povo e sim o continuísmo de uma ideologia falida em sem nexo. Avante bravos homens que ainda não perderam a esperança de ver a Pátria livre de tais políticos. Vamos vencer esta batalha com o nosso precioso VOTO.

A D S U M U S

Alexandre, The Great disse...

Cel Paul: o sr. pode ter certeza que não está só nesta empreitada.
Não somos um "país de corruptos", pelo menos não na totalidade.