sexta-feira, 10 de abril de 2009

BLOG DO GUSTAVO DE ALMEIDA - "ATUAL COMANDO DA PM TRATA JORNALISTAS COMO INIMIGOS".

DEPUTADO ROGÉRIO LISBOA: "ATUAL COMANDO DA PM TRATA JORNALISTAS COMO INIMIGOS"

O deputado federal Rogerio Lisboa (DEM-RJ) também leu a postagem do Repórter do Crime (leia neste link:
http://migre.me/ogC) e fez um discurso na Câmara Federal. Segundo a assessoria do deputado, o discurso aconteceu depois que ele recebeu uma newsletter do Quero Notícia; como o próprio Quero Notícia ainda não publicou nada, aproveito para dar um furo neles e postar em primeira mão o discurso de Lisboa. No qual o deputado revela que dentro do quartel-general da PM atual os jornalistas são descritos como "os inimigos".
Quem são os inimigos, afinal?
Não deveriam ser bandidos, traficantes, políticos ladrões, bicheiros?
Por que para alguns policiais os bicheiros podem ser amigos e os jornalistas não?
Acredito que a imprensa tem que se aproximar mais e mais da polícia. Entender o por quê de suas deficiências. Saber que o salário do policial é ruim. Saber que ele é explorado. Saber que ele é tungado em seus direitos. Saber que há policiais como o Major Wanderby, que não se calam e que por isso têm seus direitos aviltados.
A imprensa deveria manter um posto avançado no QG da corporação, esta que é Polícia porque vem de Pólis, do grego, esta instituição que é vital para a administração de uma cidade, de uma pólis.
Ao longo de anos, a imprensa se afastou. Preferiu oscilar entre as críticas vazias e a aceitação cega das histórias contadas pela polícia. Agora não. Há profissionais sérios em O DIA, O Globo e Extra que, sim, DEFENDEM o policial honesto e trabalhador. Porque este precisa ser defendido.
Se o jornalista é tratado por inimigo porque critica o policial vagabundo, safado e corrupto, então quem seriam os amigos?
E os amigos dos amigos?
Mais uma vez, a minha solidariedade a Vera Araujo.
Segue o discurso de Rogério Lisboa:
Comentário publicado pelo repórter do crime, Jorge Antonio Barros, dá conta de que uma repórter do jornal O Globo foi convidada a se retirar do Quartel-General da PM porque o chefe de relações públicas, coronel Rogério Leão, se recusou a recebê-la ou a dar informações para uma matéria especial. Ainda segundo a informação, a repórter foi escoltada na entrada e na saída do prédio, sob a alegação de segurança.
É um verdadeiro absurdo que episódios como esse continuem a acontecer em plena democracia. Isso é entulho autoritário, tirania, stalinismo. É inconcebível que um trabalhador, porque o repórter nada mais é do que um trabalhador, seja impedido de entrar num prédio público.
Como fica a liberdade de imprensa?
O mais grave ainda é a repórter ser tratada dessa forma pelo relações públicas da corporação, que é pago com dinheiro público justamente para facilitar o trabalho da imprensa.
O princípio da democracia é a transparência, a Polícia Militar do Rio de Janeiro, com esse episódio dá mais uma prova de que está na contramão da história.
Um outro detalhe interessante que eu soube é que a referida repórter teria feito há pouco tempo uma matéria que denunciou irregularidades praticadas por integrantes da cúpula da PM Fluminense. Então, além da censura, temos aí uma retaliação política a uma profissional que nada mais estava fazendo do que relatar fatos verdadeiros e comprovados através de documentos.
É preciso que o governador Sérgio Cabral e o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, dois homens honrados, atentem para o que está acontecendo com a polícia do estado. Já não bastassem os casos de envolvimento com mílica, corrupção e tantos outros desvios, agora a PM resolveu tentar esconder suas próprias mazelas, empurrando para debaixo do tapete toda e qualquer sujeira que o repórter possa encontrar.
Tive também a informação de que os repórteres são tratados no Quartel General da PM pelo nome de inimigos. Ora, é importante lembrar que esses "inimigos" da PM foram os maiores responsáveis pela consolidação da democracia no País. O grande desafio da imprensa no passado foi esse. Hoje, é fazer valer a transparência em todas as instâncias do poder nesse Brasil.

PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CORONEL BARBONO