segunda-feira, 6 de abril de 2009

ALEA JACTA EST - CORONEL DE POLÍCIA (MG) RÔMULO BERBERT DINIZ.

"Alea jacta est”.
Por Rômulo Berbert Diniz.

O Brasil tem sido palco de sucessivos e intermináveis escândalos, que coram de vergonha o espírito nacional, se não fora a nossa anomia e falta de atitude para dar cabo a esse estado de coisas, através da arma da democracia: o voto!
Lembro-me, quando servia em um batalhão situado nos altiplanos do Caparaó, que um antigo subcomandante, em suas preleções aos jovens oficiais, quando os concitavam a serem mais dinâmicos e proativos e não deixar que a letargia contaminasse os seus serviços, dizia-nos para termos “brilho” na cara, ao que objetávamos, com respeito, dizendo-lhe que não era brilho , mas sim brio, ao que o Major retrucava: “Brilho ou brio, o que interessa é ter vergonha na cara!”.
O Congresso Nacional, com seus 81 Senadores e 513 Deputados Federais tem um orçamento anual de mais de seis bilhões de reais, segundo dados de 2007, gastando per capita, perdulariamente, segundo uma rápida pesquisa no Google , R$ 11.545,04 Reais , por minuto!
Se a Câmara dos Deputados já nos causa asco, com as inúmeras falcatruas que pipocam pelo noticiário a mancheias, imagine o nosso Senado, com os seus 81 representantes, que deslustram os homens que tem vergonha na cara, dando péssimo exemplo para a juventude.
O Senado, em minha opinião, um apetrecho desnecessário, foi uma instituição que nasceu na Roma Antiga. Nasce do termo Senex, que significa senil ou velho.
Nada contra os mais experientes, muito pelo contrário!
No Brasil, o Senado nasceu com o Império e vige até os dias hodiernos, com as suas sinecuras e 181 diretorias, tendo até diretor de “check In” e de Garagem, para citar alguns desses organogramas esdrúxulos, que não encontram paralelo em nenhum manual de administração.
A Constituição Brasileira, dita Cidadã, estatue em seu ordenamento que o Poder Legislativo (Art 44) é exercido pelo Congresso Nacional , que se compõe da Câmara e do Senado.
Os Senadores representam os Estados-Membros, segundo o princípio majoritário.
A essência do princípio bicameral-Câmara e Senado-provindo do modelo das 13 colônias rebeldes do Norte da América, em 1776, encontrou terreno fértil no Brasil e em outras plagas,insculpindo no sistema federativo a composição dual, realizando-se a representação nacional na Câmara e a representação dos Estados-Membros através dos senadores.
Passada essa breve explanação , da qual não sou especialista, apenas um jejuno na arte do direito, julgo ser o caso de enxugarmos o Poder Legislativo, em nível nacional, como primeiro passo para a moralização, dos pesos e contrapesos, preconizados por Montesquieu, acabando com uma das instâncias de deliberação , que tantos males causa ao Brasil, com as barganhas vergonhosas, perpetradas todos os dias, num verdadeiro escárnio, na busca desmedida de poder e de apadrinhamento, transformado o Senado, que deveria ser constituído por valorosos e vetustos senhores guardiães da moralidade da coisa pública, em valhacouto de interesses escusos, loteando a Pátria Amada e seu Erário, à custa do sofrimento e da miséria dos irmãos brasileiros menos assistidos, que morrem de fome e de desesperança nesse Brasil Continental.
Em 2007, o gasto com o Senado, como disse alhures, foi de 6 Bilhões; com esse dinheiro poderíamos construir muitas escolas e postos de saúde decentes.
Finalizo , enfatizando que o Brasil nada perde em descontinuar o Senado Federal e tal qual Júlio César, concito a todos que atravessemos o Rubicão e com as legiões dos homens de bem, destrocemos as velhacarias que desmerecem a nacionalidade, que não agüenta e não subsiste aos desmandos e descalabros dos nossos políticos mais experientes, que de vestais da república, se transformam em carniceiros da desgraça do Brasil.
RÔMULO BERBERT DINIZ.
Coronel da Reserva da PMMG, Aspirante da Turma 1.983 e Sócio do COPM, desde Mar/1.979.
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CORONEL BARBONO