2/4/2008 01:23:00
Favelas do PAC estão em guerra
Polícia investiga 10 mortes em confrontos internos no Alemão e na Rocinha.
Corpos não apareceram
Paula Sarapu e Leslie Leitão
Paula Sarapu e Leslie Leitão
"Rio - Moradores de duas comunidades que abrigam as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) têm vivido momentos de terror por causa de guerras internas nas duas favelas. As investigações da polícia indicam que, semana passada, pelo menos seis pessoas morreram no Complexo do Alemão — até agora nenhum corpo foi achado. Na noite de segunda-feira, a briga foi na Rocinha. Um corpo apareceu e outras cinco pessoas ficaram feridas. Há informações de que pelo menos dez bandidos teriam morrido.
A primeira guerra estourou na Favela da Grota, liderada por Antônio de Souza Ferreira, o Tota. Ele e Luciano Martiniano da Silva, o Pezão, teriam decidido executar o grupo que vinha controlando a vizinha Pedra do Sapo. Segundo informações obtidas pela Delegacia de Repressão a Armas e Explosivos (Drae) e outras duas delegacias distritais, o líder desse grupo, identificado como Dudu Capeta, foi morto junto com outros homens conhecidos como Boi, China, Mais Alto e Rodrigo Jacaré. Houve troca de tiros e este último teria matado o gerente da Grota e homem de confiança de Tota: Robson Cirino, o Pé-de-Pano.
Em São Conrado, a guerra começou às 21h30 de anteontem, depois que o chefe do tráfico, Antônio Francisco Bonfim Lopes, o Nem, reuniu um grupo de traficantes da parte baixa para atacar a parte alta, dominada por seu ex-aliado, Inácio de Castro Silva, o Canelão. Este, que planejava um golpe no rival, teria sido morto no confronto, mas a polícia não confirmou oficialmente. Segundo moradores, outros seis homens de seu grupo também podem ter sido mortos na batalha. Eles são conhecidos como Zira, Rasta, Papel, Chico e Juca, além de Artur Silva Pereira, o Schumacher, um dos gerentes da favela. Este, inclusive, teria sido o responsável pelo tiro que feriu Nem no braço.
A 15ªDP (Gávea) afirma ainda não saber o motivo do racha.
Já o 23ºBPM (Leblon) não se pronunciou.
Durante toda a madrugada, moradores viveram momentos de pânico em meio a um fogo cruzado sem fim. Quando o dia amanheceu, nenhum reforço policial foi percebido.“Temos conhecimento sobre o desentendimento em algumas facções. Se soubéssemos hora e local iríamos atuar antecipadamente. Mas quando tivermos a oportunidade ideal para atacar, nós vamos atacar”, afirmou o secretário de Segurança do Rio, delegado José Mariano Beltrame.
Feridos fogem de hospital
Dois dos cinco feridos na guerra da Rocinha fugiram do Hospital Miguel Couto na madrugada de ontem, sem receber alta médica. Nenhum estava custodiado, mas a 15ª DP (Gávea) afirma que José Roberto da Silva, 25, baleado na barriga, é investigado por ligações com o tráfico. Em liberdade condicional, Erivaldo Tenório Araújo, 37, atingido no braço, foi embora após a sutura.Ainda estão internados William Robson Cabral, 20, no Lourenço Jorge; Um menor, Ermenegildo Feitosa Camilo, 28, e Gilberto Rosa dos Santos, 39. Luiz Henrique da Silva, 43, morreu baleado no peito."
JUNTOS SOMOS FORTES!
COMPAREÇAM NA REUNIÃO - AME/RJ!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CIDADÃO BRASILEIRO PLENO
3 comentários:
Talvez esta situação, após o PAC(to) que se estabeleceu no RJ, seja a tal "normalidade" apregoada pelo SESEG, não?
Enquanto a Segurança Pública for tratada por amadores e políticos a sociedade irá sofrer, infelizmente.
Turma 76
Anônimo disse...
NO EDITAL DO CONCURSO DO CORPO DE BOMBEIROS DEFINE A IDADE LIMITE DE 35 ANOS PARA FAZER CONCURSO COMO OFICIAL ,E OS PRAÇAS DA CORPORAÇÃO QUE TEM TEMPO DE SERVIÇO E QUEREM FAZER PARA ÁREA DE SAUDE E QUE POSSUEM FORMAÇÃO SUPERIOR NÃO PODEM FAZER PORQUE? ISSO PARA MILITARES E CIVIS.CADÊ O MINISTERIO PUBLICOESTADUAL PARA EMBARGAR ESTE CONCURSO? E PORQUE ESTÃO EXIGINDO QUE PARA PRAÇAS COMBATENTES TENHAM CARTEIRA DE HABILITAÇÃO E SAIBAM NADAR? E OS CONCURSADOS DE 2001/2002 QUE ESTÃO NA JUSTIÇA PORCAUSA DE PROBLEMAS NOS OUTROS CONCURSOS? SERÁ QUE OS DEPUTADOS E O MP ESTÃO CEGOS? VAMOS ACORDAR SENHORES POLITICOS!!!!!!!!!
2 de Abril de 2008 18:28
E o "acordo" com os traficantes, por que não está dando certo?????
Postar um comentário