sábado, 15 de janeiro de 2011

TRAGÉDIAS DO RIO DE JANEIRO: É HORA DE PUNIR.

547 MORTOS

FOLHA DE SÃO PAULO

Rio foi alertado em 2008 sobre risco de desastre em região serrana

Um estudo encomendado pelo próprio Estado do Rio de Janeiro já alertava, desde novembro de 2008, sobre o risco de uma tragédia na região serrana fluminense - como a que ocorreu na última segunda-feira e que já deixou ao menos 547 mortos, informa a reportagem de Evandro Spinelli publicada na edição deste sábado da Folha.
A situação mais grave, segundo o relatório, era exatamente em Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, os municípios mais devastados pelas chuvas e que registram o maior número de mortes. Essas cidades tiveram, historicamente, o maior número de deslizamentos de terra.
O estudo apontou a necessidade do mapeamento de áreas de risco e sugeriu medidas como a recuperação da vegetação, principalmente em Nova Friburgo, que tem maior extensão de florestas.
Quanto a Petrópolis e Teresópolis, o estudo informou que as cidades convivem com vários fatores de risco diferentes --boa parte da área urbana em montanhas e planícies fluviais-- e podem ser atingidas por desastres "capazes de gerar efeitos de grande magnitude".
Sobre Nova Friburgo, o documento relata que boa parte de sua população vive em áreas de risco. A cidade registra um dos maiores volumes de chuva do Estado do Rio.
OUTRO LADO
O secretário do Ambiente do Rio, Carlos Minc, disse que o mapeamento de áreas de risco foi feito, faltando "apenas" a retirada dos moradores, e que os parques florestais da região também foram ampliados.
Leia a reportagem completa na Folha deste sábado, que já está nas bancas.
COMENTO:
Mais uma vez, presenciamos o governo estadual tentando empurrar para o colo dos prefeitos uma grande tragédia no Rio de Janeiro, sob a alegação simplória de que a fiscalização sobre o uso do solo é responsabilidade das prefeituras.
Sim, a responsabilidade é dos prefeitos, todavia, o governo estadual não pode deixar de agir quando existe a inércia das prefeituras.
Se o prefeito não faz, alguém tem que fazer, sobretudo quando vidas humanas estão em perigo.
A reportagem da conta que o governo Sérgio Cabral sabia desde 2008 da gravidade da situação que resultou na morte de 547 cidadãos fluminenses.
O que fez Sérgio Cabral nesses dois anos?
Melhor, o que fez nos quatro anos de governo?
Cobrou dos prefeitos?
Acionou o governo federal?
Todas as providências das prefeituras e do governo estadual para evitar as mortes devem ser claramente informadas à população.
A ALERJ DEVE instaurar uma CPI.
As Câmaras de Vereadores também DEVEM agir nos municípios.
O Ministério Público tem o DEVER de apurar RESPONSABILIDADES.
TODOS os responsáveis devem ser apresentados ao poder judiciário.
Não é hora de permitir que ninguém "tire da reta", jogando a culpa nos outros, são 547 mortos até o momento.
Soma-se a isso o descaso na adoção das providências sobre a tragédia de Angra dos Reis (2010) e o descaso com os sobreviventes do Morro do Bumba (2010), tragédias que vitimaram dezenas de cidadãos fluminenses.
É HORA DE RESPEITAR A VIDA.
Isso só é possível PUNINDO TODOS OS RESPONSÁVEIS.
É HORA DE PUNIR.
EXEMPLIFICAR.
Se isso não acontecer, devemos começar a contar os mortos das próximas tragédias, enquanto governantes passeiam fora do país.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

Nenhum comentário: