quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

POLÍCIA MILITAR: OS SOLDADOS e os soldados.

A abertura das portas da Polícia Militar com a facilitação das provas de acesso para o Curso de Formação de Soldados, promovido pela gestão da modernidade, tem produzido um efeito paradoxal no efetivo de Soldados da Polícia Militar, no que diz respeito às qualidades intelectuais.
Eu escrevo isso após conversar com uma quantidade enorme de Soldados, nos diferentes bairros do Rio de Janeiro, portanto, conheço pelo menos um pouco sobre a atual realidade da tropa.
Eu constatei que temos Soldados com um conteúdo intelectual muito bom, um percentual significativo deles possui o terceiro grau completo ou está cursando uma faculdade, isso sem falar nos que evidenciam que levaram a sério o segundo grau. Todos eles certamente escolheram a Polícia Militar por ideal ou pelo fato de buscarem a segurança de um emprego público. Tais Soldados não encontraram a menor dificuldade para serem aprovados no exame escrito, diante do baixíssimo grau de dificuldade das provas.
Por outro lado, infelizmente, temos o lado oposto, aqueles que só passaram no concurso para a Polícia Militar pelo fato do exame escrito ser muito fácil. Esses Soldados representam os melhores dentre os piores.
Tal realidade fez com que o grupo dos Soldados de Polícia ficasse muito heterogêneo e com objetivos muito diferentes.
O tempo mostrará o que tal situação provocará na Polícia Militar, pois se de um lado temos Soldados que aceitam qualquer situação, por outro temos um grupo esclarecido e questionador, que não aceitará passivamente as mazelas institucionais.
Quem viver verá.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

Nenhum comentário: