sábado, 18 de dezembro de 2010

SECRETÁRIO BELTRAME, RESPEITOSAMENTE, VOCÊ ESTÁ ERRADO.

O Jornal Extra publica uma entrevista do secretário de segurança, delegado da Polícia Federal, Beltrame com o título:
"BELTRAME SOBRE BICHO: LIBERA OU VIRA CRIME"
Secretário, não sou bacharel em direito, portanto, peço desculpas pelas minhas poucas letras jurídicas para discordar da sua opinião sobre o fato de não adiantar reprimir o JOGO DOS BICHOS (contravenção penal), em razão de seus praticantes serem tratados como "praticantes de crimes de menor potencial ofensivo".
Penso que esteja inteiramente equivocado.
Na verdade, o problema reside no fato do governo Sérgio Cabral praticamente não reprimir o JOGO DOS BICHOS, um ilícito que segundo a Polícia Federal alimenta outras formas de ilícitos, portanto, uma ilegalidade gravíssima que deveria merecer uma atenção especial do governo do qual faz parte, tendo em vista que secar as fontes de recursos financeiros dos criminosos é tarefa primordial.
Os pontos do jogo dos bichos funcionam inclusive na periferia de batalhões, de delegacias, de órgãos do poder judiciário e do ministério público, como a mídia já cansou de provar em reportagens.
A omissão é total.
Secretário, tal situação, como é de seu conhecimento, só ocorre por que alguém está levando um dinheiro. Essa é a regra para todos os ilícitos que funcionam abertamente nas vias públicas, dentre eles, o jogo dos bichos. Eu já denunciei essa hipótese ao Ministério Público e foi instaurado um Inquérito na Polícia Civil, no qual já prestei depoimento.
Espero que descubram quem pega a mala do jogo dos bichos.
A sua expressão na entrevista "só gera corrupção" pode ser decodificada com o mesmo sentido que usei em parágrafo anterior, tenho certeza.
Secretário, pesquisando encontrei o Decreto-Lei número 6.259 de 10 de Fevereiro de 1944, que trata das contravenções. Por favor, caso exista legislação mais recente sobre o tema, peço que ilumine o meu caminho.
A contravenção do jogo dos bichos é tratada no artigo 58.
Secretário, observe a pena:
SEIS MESES A UM ANO DE PRISÃO SIMPLES E MULTA.
Penso que seja uma pena que se aplicada reverteria a jogatina no Rio de Janeiro, o jogo que alimenta outros crimes.
Basta prender em flagrante, apreender as provas, julgar e condenar.
Imagine os reincidentes, os já condenados e no gozo de algum direito, sendo presos novamente em flagrante?
Acha que alguém teria 28 entradas, como citou na reportagem.
Se alguém tem tantas entradas, isso significa que a lei não está sendo aplicada.
Penso que o problema, secretário Beltrame, não seja criminalizar ou não o jogo, o problema é a omissão do governo Sérgio Cabral na repressão ao jogo dos bichos.
Simples!
Ou será que é melhor ficar esperando a liberação ou a criminização do jogo dos bichos, enquanto ele segue alimentando crimes?
A resposta é não à OMISSÃO.
Quem sabe o jogo dos bichos não esteja sendo reprimido em face de "todos nós" termos tido uma namoradinha no passado que apostasse no bicho?
Respeitosamente.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

8 comentários:

Anônimo disse...

TEM QUE SABER QUEM PEGA A MALA,QUEM ABRE E QUEM DIVIDE.
TALVÊZ O MAJOR HELIO AINDA ACHE QUE É UM PRAÇA QUE FAZ TUDO;ISSO NÉ MAJOR HELIO!

Anônimo disse...

É,Major Helio virou motivo de piada,é bom êle não escrever mais nada.
Não sei se êle é inocente,idióta ou conivente.
Quero ver êle falar do sucateamento do HCPM onde os exames caros são todos terceirizados para alguns cornéis e outros apadrinhados arrumarem uma merendinha por fora,nas diversas clínicas particulares.
Brigar pra baixo é mole né Coronel Hélio,quero ver sua valentia brigando pra cima,viu coronel Helio.

Anônimo disse...

È,acho que o coronel Helio vai infartar com estes anônimos ou então vai ter um derrame e ficar todo torto,tal a sua irá.

Alexandre, The Great disse...

Cel Paúl: o sr. é muito respeitoso com quem não se dá ao respeito.
A simples existência de VÁRIOS pontos do jogo dos bichos nas cercanias do prédio da Central do Brasil(onde funciona a sede da SESEG) já retiram a "respeitabilidade" deste indivíduo que está secretário.
De qualquer forma o sr é um Oficial e Cavalheiro, logo entendo sua fina ironia.

Anônimo disse...

Cel...por favor deixe essa historia de jogo do bicho quieta...venho de uma familia ligada ao jogo, no passado tenho certeza que eles so viviam disso ...nao admitiam entorpecentes....no maximo rolava contrabando que era ate pra uso proprio e era bebida, eletrodomesticos, carros importados....coisas assim, recentemente a coisa ficou tao feia que perdi dois primos assassinados por nao querer se envolver com entorpecentes...eles eram de familias tradicionais do bicho...muitas vezes vi meu tio se endividar todo por causa da escola de samba...até hipotercar a casa onde moravam...era meio inocente assim.
De alguem q gosta muito so Senhor e teme por sua vida!!!
Um forte abraço.

Anônimo disse...

O Gen Nilton de Albuquerque Cerqueira é vivo até hoje e enquanto Cmt Geral da PM e Seseg sempre combateu a contravenção.

Anônimo disse...

Pául este cara está querendo se candidatar a alguma coisa.
Ontem ele estava distribuindo geladeira 0km em favela e hoje ele está visitando favela como mostra a matéria do JB abaixo
RIO - Este sábado para o Secretário de Segurança José Mariano Beltrame já tem sabor de Natal. Hoje ele vai percorrer quatro comunidades pacificadas do Rio e participar das comemorações de fim de ano. Pela manhã ele foi ao Morro da Providência, no Centro e participou da distribuição de presentes e brinquedos para as crianças e depois assistiu a apresentação do grupo que tem projetos sociais na favela. Ainda hoje, Beltrame vai às comunidades do Andaraí, Santa Marta e Cidade de Deus.

Na sexta-feira (17), em visita ao Morro da Babilônia, no Leme, o secretário anunciou que a comunidade da Rocinha vai receber uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) em 2011, mas não deu nenhuma data.

Ele também afirmou que, apesar de dominados por forças de segurança, os complexos da Penha e do Alemão ainda não têm condições de receber uma UPP. "Ainda é necessário vasculhar a comunidade. Há muita coisa lá dentro."

"Já temos 13 UPPs e estamos na iminência da 14ª unidade. E que 40 complexos receberão UPPs nos próximos quatro anos", afirmou o secretário.

(Fonte:JB 18/12/2010)

Paulo Ricardo Paúl disse...

Grato pelos comentários.
E grato pela preocupação comigo.
Juntos Somos Fortes!