sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

RIO DE JANEIRO: CONCURSO PARA SOLDADO DA PM ESTÁ DANDO O QUE FALAR.

O concurso para o Curso de Formação de Soldados (CFSd) da PMERJ está dando o que falar, como a mídia já noticiou.
O atual foi um dos concursos mais fáceis para ingresso na corporação, obedecendo ao interesse político de formar o maior número de Soldados de Polícia no menor tempo possível (Operação Portas Abertas), mas tal facilidade parece que está se complicando na divulgação dos resultados da Prova Escrita, a primeira etapa do concurso.
No intuito de auxiliar os candidatos que têm enviado emails e comentários, passo a fazer uma breve análise do problema da média para a classificação final, com base no Edital do concurso.
A Prova Escrita foi composta por uma Prova Objetiva e uma Prova de Redação.
Vamos ao Edital.
7.4. Prova Objetiva
a) A Prova Objetiva conterá 40 (quarenta) questões do tipo múltipla escolha e será composta das seguintes disciplinas, a saber: Português, História do Brasil, Geografia do Rio de Janeiro, Direitos Humanos, Sociologia, Noções de Informática e Legislação de Trânsito. A disciplina de Português conterá 10 (dez) questões valendo 1,00 (um) ponto cada, totalizando 10,0 (dez) pontos no total. As demais disciplinas conterão 5 (cinco) questões valendo 1,0 (um) ponto cada, totalizando 5,0 pontos em cada disciplina. Para APROVAÇÃO, o candidato deverá obter média global de 50% (cinqüenta por cento) do total da Prova Objetiva e da Redação, não podendo obter nota zero em nenhuma disciplina.
COMENTO:
O que fica claro: a prova objetiva vale 40,00 (quarenta) pontos e para ser APROVADO o candidato deve acertar a metade, sem zerar nenhuma disciplina.
O valor da Redação está definido no seguinte item do Edital.
7.5. Prova de Redação.
c) A prova de Redação terá caráter eliminatório e valerá 10 (dez) pontos, sendo considerado aprovado o candidato que obtiver nota final igual ou superior a 5,0 (cinco inteiros).
COMENTO:
Diante do escrito, temos então 40 (quarenta) pontos para a Prova Objetiva e 10 (dez) pontos para a Prova de Redação.
Sinceramente, penso que o valor da Prova de Redação foi muito pequeno, considerando a importância dela no certame.
Resta-nos descobrir como será obtida a média final, que definirá a ordem de classificação no concurso e que parece estar trazendo alguma confusão, o que está previsto no próximo item.
9. Resultado Final e Classificação da Prova Escrita.
9.2. A classificação final será obtida pela média aritmética da prova Objetiva e de Redação.
COMENTO:
Salvo melhor juízo, não existe como complicar esse cálculo.
Quem gabaritou (acertou tudo) fez 40 pontos na Objetiva e 10 pontos na Redação, totalizando 50 pontos e passando com a média 25 (máxima).
O candidato que cumpriu o mínimo para aprovação fez 20 pontos na Objetiva e 5 na Redação, totalizando 25 pontos e passando com a média 12,5 (mínima).
Certamente, soa meio estranho provas que não tenham como valor máximo 100 (cem) pontos, mas isso não chega a ser um complicador, aplicando o previsto no edital.
Um dos emails que recebi contém as seguintes informações:
“(...) fiz o concurso da PM 2010 e tirei uma boa nota, 35 na objetiva e 5.50 na redação, porém estou sendo prejudicado com a situação que o Sr está sabendo. Eles não estão respeitando o EDITAL no que diz que todas as notas serão somadas para apresentar uma média aritmética, (...) candidatos conhecidos meus que tiveram notas piores que a minha e estão na minha frente, me deixando fora da minha real classificação e me colocando muito distante, entre os 6000. Um exemplo, tenho um colega que tirou 33 na objetiva e 7 na redação, outro tirou 29 objetiva e 7 na redação, jamais os dois estariam na minha frente, porém foi o que aconteceu, o primeiro está entre os 1000 primeiros e o outro entre os 1500 primeiros. Como pode? (...).
Apliquemos o contido no Edital para os três candidatos:
Candidato 1) 35 pontos + 5,5 pontos = 40,5 pontos.
Média = 20,25.
Candidato 2) 33 pontos + 7 pontos = 40 pontos.
Média = 20,0.
Candidato 3) 29 pontos + 7 pontos = 36 pontos.
Média = 18 pontos.
Obviamente, o candidato que mandou o email deveria estar na frente dos outros dois.
Diante do exposto, penso que a Polícia Militar deveria explicar publicamente se existe uma outra forma de interpretar o Edital do Concurso para o CFSd/2010 ou se a corporação apenas está descumprindo o Edital, como fez com o Edital do CFSd/2008, quando não respeitou os candidatos que passaram para os municípios do interior, os quais até hoje ainda estão contra vontade trabalhando no Município do Rio de Janeiro.
No tocante aos candidatos que se julgarem prejudicados, o poder judiciário é o caminho correto, caso os recursos não sejam atendidos pela PMERJ.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

Nenhum comentário: