sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

DESMILITARIZAÇÃO DAS POLÍCIAS MILITARES.

EMAIL RECEBIDO:
Caro amigo Paúl:
Vejo nos comentários, um grupo ávido pela desmilitarização e porta única de entrada, mais uma vez digo que sou contra.
Antes de entrar em explicações vou citar outras polícias no mundo que são militares, todos nós sabemos.
Vamos a elas Gendarmerie França, Polícia Civil Espanha (de civil não tem nada é militar),Carabinieri Itália , Carabineiros Chile e ainda os EUA que aqui são tão decantados estão com
projeto de tornar militares algumas polícias.
As instituições militares dos países mencionados desempenham bem suas funções.
Portanto podemos ver que não é a organização militar a causa dos males vivenciados hoje e sim os desmandos e subserviência dos integrantes da instituição.
A entrada única não existe em lugar nenhum, nem no meio civil, cada um faz concurso para
a função que irá exercer.
Essa idéia não traz benefícios diretos à corporação, pois nivela por baixo, temos sim que me-
lhorar o nível tanto de entrada para Academia condição sine qua non formação em Direito,
criar Escola de Administração com o Quadro Complementar, Escola de Saúde e um concurso
mais adequado e abrangente selecionando melhor as praças.
A falácia de que existe no meio das praças, muitos bem preparados, é facilmente posta por terra,
não questiono a existência de alguns isso é fato, porém com essas faculdades de esquina qualquer
mentecapto consegue diploma (diproma) e se diz doutor, (minúsculo mesmo).
Vamos fazer uma pequena reflexão, quem com uma boa formação, educacional ( tendo estudado
em bons colégios ), cultural por que vem a reboque e social nos dias de hoje vai se candidatar a ser PM.
Ganhar salários miseráveis, famélicos e principalmente ser achincalhado, mal visto pela sociedade e ainda ter que esconder a profissão por questões de segurança.
Quem possuir os requisitos aqui colocados não irá de forma alguma nem pensar em ser PM, muito pelo contrário, tem as forças armadas com suas academias e quadros complementares, a justiça com para cargos de segundo grau e nível superior e salários muito mais atrativos e vários cargos nas demais esferas tanto da união, como uns poucos no estado.
A tal entrada única é descabida até pelas idéias dadas, como a ascensão a subtenente para depois
poder pleitear o oficialato.
Afirmar, que quem entra para Academia D. João VI , ou como delegado é descompromissado com a função, não passa de uma argumentação descabida.
Será que só as praças e os agentes teriam esse compromisso?
A bem da verdade não é isso que vemos na realidade e no dia a dia, esses “tão comprometidos”
cometem toda sorte de desmandos, descalabros, agem quase sempre ao arrepio da lei e se acham o máximo.
Precisamos sim, mudar o pensamento e a atitude dos cabeças da organização urgente, sem uma
mudança radical, nada funcionará bem nunca.
O argumento de que a violência policial está ligado a formação é balela, visto que os policiais civis são mais violentos e truculentos.
Finalmente se não queriam ser militares optassem por carreira civil, além do mais a grande
contaminação encontra-se no seio das praças.
Abraço.
J. S. F.
Helio Vitor Ramos Rosa - Major de Polícia
COMENTO:
Eu respeito a sua opinião, amigo Hélio, mas discordo, a porta de entrada única é a regra, permite que os policiais e os bombeiros militares possam ter um plano de carreira até o topo da instituição, baseado na meritocracia.
Defendo que o acesso às instituições integrantes da segurança pública seja exclusiva para portadores do terceiro grau, o que seria simplificado com os salários da PEC 300/2008, a equiparação com o Distrito Federal.
Quem com qualquer curso superior não gostaria de começar a carreira ganhando R$ 4.500,00 mensais?
Por exemplo, no DF existem Soldados que são médicos.
Discordo que a formação seja apenas de bacharel em direito, pois policiais e bombeiros não são advogados, a habilitação desses bacharéis.
Precisamos aprender de uma vez por todas que a FORMAÇÃO DE UM POLICIAL (BOMBEIRO) só pode ocorrer nas escolas das instituições, a bagagem acadêmica anterior é muito importante, porém a formação específica é própria das corporações.
O policial (bombeiro) é construído nas corporações.
Tal realidade reforça a necessidade imperiosa da porta de entrada única, ninguém pode chegar ao topo sem passar pela base. A vivência policial nas ruas, ao longo da vida profissional é insubstituível. Tanto que há algum tempo na PMERJ já se constatou que muitos Tenentes QOAs possuem um desempenho melhor que muitos QOCs, tanto operacionalmente, quanto na administração.
Sou defensor da FORMAÇÃO CONTINUADA e a vivência (experiência) é uma forma desse processo ensino-aprendizagem.
Concordo com Quadros Complementares.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

10 comentários:

Anônimo disse...

ESSE MAJOR ROSA PERDEU UMA GRANDE OPORTUNIDADE DE FICAR CALADO,POIS FOI PASSIONAL E IRRACIONAL FALAR QUE A CONTAMINAÇÃO,É NO SEIO DAS PRAÇAS É UMA GRANDE MENTIRA,POIS SE A POLÍCIA MILTAR TIVESSE UM REGULAMENTO ÚNICO A COISA SERIA BEM DIFERENTE,E O QUE SE VÊ NA POLÍCIA MILITAR É UM REGULAMENTO PARA AJUDAR O OFICIAL E OUTRO PARA PREJUDICAR AS PRAÇAS,O PRAÇA QUANDO É DONO DE ALGUMA SEGURANÇA É TRATADO COMO MILICIANO E OS OFICIAIS TRATADOS COMO PARENTES DE EMPRESÁRIOS SEUS VERDADEIROS OS QUAIS SÃO SEUS VERDADEIROS LARANJAS.
COM CERTEZA ESSE MAJOR DEVE SER MAIS UM LINHA DURA,O ÚLTIMO SUSTENTÁCULO DOS PILARES DA MORALIDADE,E COMO TODO LINHA DURA É DITADOR,IMPOSTOR E DESONESTO, SORTE NOSSA QUE ÊLE NÃO É PRESIDENTE DA REPUBLICA.

Anônimo disse...

concordo com o o senhor cel paul,devemos dar uma chance aos profissionais de nível superior como está sendo feito em brasilia,onde 70% dos oficiais e praças possuem formação superior em diversas áreas,enquanto os 30% estão estudando!!!!!!!

Anônimo disse...

CEL PAÚL,BOA NOITE!SE PEDISSEM HOJE O 3 GRAU PARA O CURSO DE SDS,SOBRARIAM VAGAS, POIS O SALÁRIO É DESANIMADOR.QUANTO AS PUNIÇÕES, EU CONCORDO COM O COMPANHEIRO ACIMA.O TRATAMENTO QUANTO AS PUNIÇÕES SÃO COMPLETAMENTE DIFERENCIADOS.NESTE TEMPO DE PMERJ,EU VI MUITOS PRAÇAS IREM PARA RUA,E OFS.QUE COMETERAM O MESMO ERRO,CONTINUAREM.HOJE, MUITOS SÁO ATÉ CELS.AOS OFS,UMA 2 CHANCE,AOS PRAÇAS,RUA!O EXEMPLO Ñ TERIA QUE VIR DE CIMA?A PALAVRA CORPORATIVISMO NUNCA SE ENQUADROU AOS PRAÇAS,MAS SIM AOS OFS.

Helio disse...

Meu caro amigo.
Respeito sua opinião, mas no en-
tanto afirmo que se a porta de en-
trada fosse única, eu não me dis-
poria a fazer o concurso.
Um bom profissional com formação
superior ganha mais do que os
R$ 4500,00 pagos ao soldado da PMDF. Principalmente se pertencer a
área de saúde e trabalhando menos
horas.
Com relação aos salários da PMERJ
não há nem o que comentar.
Abraço.
J. S. F.
Helio.
PS Com relação aos comentários postados, quem se esconde no anonimato não é digno de nenhuma resposta.

Anônimo disse...

Quanta bobagem escrita num pequeno trecho. O dito cujo autor só pode ser oficial, visto que quer perpetuar o status quo, dane-se a segurança.
Sem a desmilitarização do monstrendo mediaeval será mais do mesmo: corrupção impune no alto escalão (e é muita); uso de um serviço público em proveito próprio ou de "gangues"; regulamento arcaico e desumano; escalas de serviço escravistas e autoritárias, desrespeito aos direitos e garantias dos praças e população; praças desmotivados, desanimados, violentos e arbitrários - reflexo do que sentem, vivem e veem dentro dos quartéis; desvio de verba pública por parte de comandantes ladrões, etc.
O autor pensa que o conjunto da sociedade é ele e a família dele, tal argumento raso, inconguente e inconsequente: primeiro eu, dane-se o resto. Vai te catar!
Desmilitarização já, se querem mudanças profundas nas PMs e melhorias na instituição.
Marcos Simões

Inconfomado disse...

A grande contaminacao é no seio das pracas...., esse major deve ser major de qqr coisa, menos da PMERJ, onde qqr cachoro de rancho sabe de onde ven a maior parte da corrupçao.


"""Nao roubar é facil, quero ver nao deixar roubar"""

Anônimo disse...

Hélio...se for o Helio QOA 94 nos conhecemos...admiro sua inteligencia acho q vc foi o 01 da turma naquele ano, vejo um paradoxo Hélio...vc foi praça lutou muito pra chegar a Major, vc nao acha que seria justo vc chegar a Cel?, era so mexer com vagas e intersticios...e a PMERJ ter uma boa dose de boa vontade. Empresas valorizadas investem no HOMEM..meritocracia...Hélio temos talentos que nao se mostram pois nao sao valorizados, preferem ir embora, buscar condiçoes dignas de trabalho!!!Hélio fico sem resposta e angustiados qdo praças novos me perguntam por que a PMERJ nao aproveitam seus HOMENS.

Eduardo

JFS

Anônimo disse...

Ao Maj Helio...

O anonimato, a que o ilustre Oficial se refere, nada mais representa do que a covardia e a mão de ferro imposta pelos Oficiais às Praças formadoras de opinião.

O medo da punição, da covardia, que vêm imperando em nossa briosa a décadas.

Isso, e nada mais, é o motivo do anonimato.

Quer uma discussão igualitária com as Praças?

Impossível !!!

Pois ao menor sinal de perda de argumentos e da razão (o que será rápido), tenho certeza que você se fará valer do regulamento, e assim aprisionará nosso ponto de vista.

Cada dia que se passa, a cada comentário aqui postado e lido, tenho mais certeza que a desmilitarização com a valorização do Policial PELA COMPETÊNCIA (e não pela patente) é a única saída para expurgar parasitas, dinossauros, corrutos-mor e covardes que se escondem atrás de estrelas douradas, e se fazem valer delas para exercer desmandos e arbitrariedades ficando assim (pelas estrelas) certos da impunidade.

Finalizo rogando um "viva" ao mais competente, não ao mais graduado.

Faço questão de assinar sim como ANÔNIMO.

Reflita...

Paulo Ricardo Paúl disse...

Calma.
Vamos expressar as nossas opiniões e entender que todos possuem tal direito.
Juntos Somos Fortes!

Anônimo disse...

VOU CONTINUAR A ESCREVER COMO ANÕNIMO POIS O BLOG ME DÁ ESSE DIREITO,POR ISSO É QUE COVARDÕES IGUAL VC MAJOR HÉLIO,O MAXIMO QUE PODEM FAZER E INFARTAR DE TANTA RAIVA.PORÉM SE O REGULAMENTO FOSSE ÚNICO TALVÊS VC NÃO TERIA ASSISTIDO OU PARTICIPADO DE TANTA COVARDIA QUE NÓS PRAÇAS SOFREMOS,E TALVÊS EU NÃO COMENTASSE COMO ANÔNIMO!
ESCREVEU UM MONTÃO DE BESTEIRAS POR QUE TEM ÓDIO DE PRAÇAS,SERÁ QUE VC TEM ALGUM TRAUMA DE PRAÇAS.
PROCURE UM PSICÓLOGO OU UM PSQUIATRA,VAI ACABAR INFARTANDO.