quarta-feira, 27 de outubro de 2010

A POLÍCIA MILITAR E A SAÚDE DOS POLICIAIS MILITARES.

Toda empresa se preocupa com a saúde dos seus colaboradores (funcionários), considerando que a produtividade deles é diretamente proporcional ao seu bem estar físico e mental. É comum que as empresas desenvolvam campanhas preventivas visando evitar a ocorrência de doenças e, ainda, implementem incentivos para que seus colaboradores desenvolvam uma atividade física, outra maneira de agir preventivamente. Empresas estimulam a alimentação saudável e desenvolvem campanhas contra o fumo e o alcóol, na direção de evitar doenças, citando exemplos mais comuns.
A relação empresa-colaborador precisa ser simbiótica, onde todos ganham, promovendo a motivação, indispensável para o sucesso de qualquer atividade humana.
Olhando para os Policiais Militares do Rio de Janeiro nas ruas, encontramos um número enorme de profissionais acima do peso, um caminho aberto para uma série de doenças e um complicador no caso do PM necessitar desenvolver uma ação durante o serviço que exija um melhor condicionamento. Movendo os olhos para o interior da Polícia Militar, constatamos facilmente os motivos que provocam o sobrepeso nos PMs, tendo em vista que a corporação não possui nenhum programa de condicionamento físico.
Não é piada, prezado leitor, a Polícia Militar, uma corporação organizada militarmente, não atua no sentido de melhor condicionar os seus colaboradores, cada um que dê seu jeito para se aprimorar fisicamente. Como a maioria trabalha no "bico" nas folgas, não sobra tempo e nem dinheiro para buscar uma melhor condição física.
Atualmente, a PMERJ tem se notabilizado por piorar ainda mais o que já estava ruim.
No governo Sérgio Cabral (PMDB) "inventaram" uma gratificação para os que estão aptos, ou seja, não estejam com incapacidade física parcial (IFP) ou de licença para tratamento de saúde (LTS).
Os aptos trabalham nas ruas e ganham mais R$ 350,00 por mês.
A gratificação representa mais de 30% do salário de um Soldado de Polícia, o que acaba provocando que por questões de penúria financeira, PMs que estavam de IFP ou de LTS busquem os médicos para retornarem à condição de aptos para o serviço.
Isto agrava as doenças.
A PMERJ enfrenta a sua pior fase nos 200 anos de existência, uma fase terminal, ao que tudo indica.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

4 comentários:

Rādhā-prīti Devi Dasi disse...

Desculpa invadir seu blog, mas tenho uma dúvida sobre os costumes da polícia militar mineira, aliás, até sugeriria que fizesse um post aqui a respeito, ajudaria a sanar as dúvidas das meninas, que nem eu. Sabe a cerimônia de teto de aço? Aquela que os oficiais vão ao casamento de um amigo, também militar, e levantam a espada enquanto os noivos passam por debaixo? Gostaria de saber as regras da PM. Primeiro precisa de qual patente para ter direito a cerimonia? Pode ser soldado ou somente a partir de aspirante a oficial? As mulheres da PM também tem direito?
Por favor, responda minha dúvida via e-mail também…
radhapriti@gmail.com

Edson Lopes disse...

Incrivel, mas é triste ver isso ainda acontecer nesse País.

Anônimo disse...

Hoje estive no ambulatório de Cardiologia do HCPM. O médico, constrangido diante da gravidade do meu problema me encaminhou para um "convênio". Sabe por que? O hospital comprou um aparelho de coronariografia (cateterismo) que simplesmente NÃO FUNCIONA. Sabe quanto custou? 1 milhão de reais!
Sou inativo, estou doente e não posso me tratar no MEU Hospital para o qual PAGUEI do meu salário por mais de 36 anos.
Maldito sergio pinóquio - MIL e UMA VEZES!!!

Anônimo disse...

Respondendo a uma pergunta: o "Túnel de Espadas", cerimonia na qual Oficiais desembainham e as elevam a 45º, é inerente àqueles que possuem a patente de Oficial. É um cerimonial pomposo e geralmente composto por contemporâneos ou colegas de turma de um dos conjuges. Espero haver ajudado.