domingo, 24 de outubro de 2010

RIO DE JANEIRO: A CRISE NA SAÚDE PÚBLICA.

Hospital Pedro II - Santa Cruz
O governo Sérgio Cabral (PMDB) quer acabar com o hospital

SITE G1
"Secretaria registra no RJ 30 faltas de médicos em plantões de 21 UPAs
Normalmente, a média é de 10 faltas durante o fim de semana.
Secretaria afirma que o atendimento está sendo regularizado.

A Secretaria estadual de Saúde informou que houve uma falta de 30 médicos nos plantões das 21 UPAs administradas pelo governo do Rio de Janeiro neste fim de semana. Normalmente, a média é de 10 faltas no mesmo período. No entanto, segundo a Secretaria, apenas a UPA de Cabuçu, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, ainda apresenta problemas, mas que serão solucionados no começo da tarde deste domingo (24). Ao todo, há 41 UPAs no estado, e 20 são administradas pelos municípios.
De acordo com a Secretaria, é feito um monitoramento das escalas dos profissionais para eventuais necessidades, e que uma equipe de médicos fica de sobreaviso para preencher essas faltas. Neste domingo foram chamados todos os médicos de stand-by, mas a Secretaria não tem ainda o número total desses profissionais.
Um morador que buscou atendimento na UPA de Cabuçu, em Nova Iguaçu, por volta de 9h, disse que recebeu a informações de que não havia nenhum médico no local. Ele foi com a filha doente em busca de socorro em outro posto. No entanto, a Secretaria nega, e afirma que há um clínico geral na unidade. Normalmente, o quadro do plantão é formado por quatro médicos.
Na noite de domingo, a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde informou que, com a troca de plantão, a situação voltou ao normal, com a presença de quatro clínicos e dois pediatras.
Os profissionais que não compareceram são obrigados a justificar a falta. Eles podem sofrer punições e até o desligamento da rede, de acordo com o vínculo que ele possui com a Secretaria de Saúde.
Ainda não há um levantamento do número de UPAs que estão com quadro completo neste domingo, mas, segundo a secretaria, o atendimento já está sendo regularizado".
E pensar que o governador do Rio foi reeleito.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL

PROFESSOR E CORONEL

Ex-CORREGEDOR INTERNO

2 comentários:

COTURNO CARIOCA disse...

Mensagem pela democracia - Não deixe de votar dia 31!

http://www.youtube.com/watch?v=MhOqL66OqKA

Anônimo disse...

Comentário extraído do Blog do Garotinho, sobre notícia veiculada na coluna Panorama Político/Globo.

24/10/2010 18:28
Pior do que está não fica? (2)

Pelo jeito o governador Sérgio Cabral quer expandir os negócios da secretaria estadual de Saúde. Depois de toda a roubalheira e mar de lama que tomou conta da secretaria de Saúde e do caos geral nos hospitais, Cabral sonha em emplacar no ministério da Saúde, o secretário Sérgio Côrtes, caso Dilma vença a eleição. Mas será que Dilma sabe quem é Sérgio Côrtes? Colocá-lo no ministério da Saúde seria o mesmo que “colocar a raposa tomando conta do galinheiro”