sábado, 23 de outubro de 2010

DEPOIS QUE EU ENTREI NA SECRETARIA DE SEGURANÇA ...

A frase inicia o anúncio do Tropa de Elite 2 na televisão.
Nós podemos completá-la da seguinte forma:
... o Rio de Janeiro experimentou o seu pior momento na área da segurança pública em décadas.
1) Mantenho a Polícia Militar do estado recebendo o pior salário recebido pela categoria no país, após quatro anos de gestão. Atrelada ao atraso, sem nem mesmo lavrar os TCOs, como ocorre em vários estados brasileiros, penalizando a população fluminense.
2) Mantenho a Polícia Civil desviada de função, uso até em "blitz" nas vias públicas, missão para a qual não estão habilitados, o que faz com que as investigações criminais no Rio tenham resultados pífios, aumentando a impunidade.
3) Mantenho a Polícia Técnica-Científica atrelada à Polícia Civil, o que impede a evolução do serviço, mantendo o RJ na contramão do Brasil.

4) A minha primeira tática foi tentar tomar as comunidades carentes, usando inclusive a Polícia Civil, desviada de função, para invasões nestas comunidades. A minha maior aventura foi denominada como a "Batalha do Alemão", quando as Polícias Militar e Civil invadiram o complexo causando dezenas de mortes, em mais de um mês de conflitos. Um PM do BOPE morreu. Organismos internacionais denunciaram que ocorreram diversas execuções, fato ainda não esclarecido até hoje.
5) Realizei centenas de operações "entra e sai" das comunidades carentes, com inúmeros inocentes mortos e com milhares de balas perdidas.
6) Celebrei um contrato de terceirização de viaturas para a PMERJ que está sendo investigado pelo Ministério Público, em face dos preços elevadíssimos. Não fiz o mesmo com a Polícia Civil, por mais incrível que pareça, embora afirmasse que a terceirização era ideal, mantive a PCERJ fora dela.
7) Contratei um falso Tenente Coronel do Exército Brasileiro para trabalhar na gestão operacional das Polícias Militar e Civil, um escândalo que repercutiu em todo mundo, servindo de gozação.
8) Inventei a "transferência de traficantes com suas armas de guerra" para comunidades "menos nobres", dividindo ainda mais a cidade.
9) Fiz com estes fuzis fossem para as ruas, os quais passaram a ser colocados na cara da população (arrastões) e chamei as ocupações nas comunidades carentes de Unidades de Polícia "Pacificadora".
10) Para ocupar as comunidades inventei o policiamento à pé em turnos de 12 horas ininterruptas, um desrespeito ao ser humano. Desrespeitei o edital do Concurso para o CFSd/2008, mantendo no Rio, Policiais Militares que moram há mais de 300 quilômetros da Capital. Para minimizar o problema, desnecessariamente (bastava respeitar o edital e colocar nas UPPs PMs do Rio), passei a gastar mais de R$ 200 mil por mês do dinheiro público, para pagar as passagens destes Policiais Militares. Em algumas UPPs, nem água potável existe para os Policiais Militares.
É isso, depois que eu entrei na secretaria de segurança o CAOS se instalou.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

2 comentários:

Anônimo disse...

CEL.PAÚL,BOA NOITE.ESCREVO PARA CONTAR AO SR.A MINHA INDIGNAÇÃO CONTRA O CMT GERAL DA PMERJ.ESTIVE NO QG PARA DAR ENTRADA NA IDENT.DE RR COM O POSTO ACIMA.COLACARAM UMA MESA DO LADO DE FORA DA S.I.,OBRIGANDO OS MAIS IDOSOS,MAS QUE JÁ FIZERAM MUITO PELA CORPORAÇÃO,A FAZEREM UMA FILA NO SOL QUENTE E OS CARROS PASSANDO BEM PRÓXIMOS( PERTO DO TUNEL).COLOCARAM PARA ATENDER UM CB QUE PARECIA ESTAR DE MAL COM A VIDA,Ñ RESPEITANDO ALGUNS COMPANHEIROS COM IDADE BEM MAIS AVANÇADA.CHEGUEI A FALAR COM ELE QUE SE Ñ ESTAVA SATISFEITO,PARA PEDIR PARA IR TRABALHAR NA RUA,O QUE MUITO QUE ESTAVAM ALI FIZERAM O TEMPO QUE ESTIVERAM NA ATIVA.Ñ BASTASSE,MARCARAM OS EXAMES MÉDICOS PARA OS MESES DE ABRIL E MAIO,OU SEJA,PELO MENOS DE 7A9 MESES PARA APANHAR UMA IDENTIDADE.QUEM ESTAVA ALÍ Ñ ERAM PMS EXCLUIDOS PEDINDO PARA VOLTAR,MAS PMS QUE DEDICARAM 30 ANOS DE SUAS VIDAS A PMERJ,A POPULACÃO,E SAÍRAM DE CABEÇA ERGUIDA.FALTA DE RESPEITO,DE CONSIDERAÇÃO.MAS,O QUE DEVEMOS ESPERAR DA PMERJ DO CEL.M.S.?

Paulo Ricardo Paúl disse...

Realmente, a coisa anda confusa no GI. Eu estive no QG e constatei. Voltarei na semana que vem. E, quanto ao que podemos esperar: NADA !