sábado, 30 de outubro de 2010

POR QUE OS POLICIAIS MILITARES DO RIO DE JANEIRO GANHAM SALÁRIOS MISERÁVEIS?

Alojamento de Praças - UPP

A luta por melhores salários mobilizou Bombeiros Militares e Policiais Militares de praticamente todo Brasil, em torno da aprovação da PEC 300, uma luta iniciada no Rio por nós, no dia 30 AGO 2009, no curso de uma passeata na orla da Zona Sul.
Em vários estados ocorreram passeatas e carreatas a favor da aprovação, mas em dado momento, por interesses políticos, a luta passou a se concentrar em Brasília, para onde seguiam caravanas. Na época, eu fui à Brasília utilizando recursos próprios e percebendo o tratamento político do processo, tentei alertar os mobilizados, no sentido de que a luta fosse desenvolvida em duas frentes: Brasília e nos estados de origem. Enfatizei que não podíamos deixar de pressionar os governadores por melhores salários, exigido deles também o compromisso com a PEC 300.
No Rio, a mobilização virou uma plataforma política, caravanas patrocinadas pela ASSINAP seguiam semanalmente e a luta no estado foi esfriando apesar dos esforços de meia dúzia.
Hoje, vemos Policiais Militares e Bombeiros Militares de outros estados conseguirem significativos aumentos salariais, em face de suas lutas no respectivo estado, enquanto isso a PEC 300 não foi aprovada. O resultado dessa realidade é que os salários do Rio são os piores do país e a mobilização que existia se desfez por completo.
E agora?
Urge que não identifiquemos culpados, mas precisamos entender as características do Rio de Janeiro, sobretudo no tocante aos Policiais Militares, tendo em vista que a maioria esmagadora dos mobilizados sempre foi de Bombeiros Militares.
Na PMERJ, temos dois fatores que enfraquecem qualquer mobilização:
1) A banda boa é omissa na sua quase totalidade no concernente à luta por melhores salários. A maioria dessa parcela da tropa, só está interessada em conseguir uma escala folgada que permita que trabalhe no "bico" e/ou que estude para prestar concurso para fora da corporação; e
2) A vigorosa banda podre não está nem aí para o salário.
Eis a realidade.
Diante dessas verdades, temos que tratar com muito carinho qualquer mobilização de Policiais Militares que conseguirmos organizar no Rio, temos que buscar agregar os poucos mobilizados e tentar recrutar novos participantes, caso contrário, dividindo, nunca chegaremos a lugar algum.
A luta pela PEC 300 não morreu, mas foi muito enfraquecida em razão do resultado das eleições, pois perdemos vários guerreiros em Brasília.
Vamos em frente, mas não podemos deixar de lutar no Rio de Janeiro, onde recebemos salários miseráveis.
E, não podemos esquecer, que qualquer luta por salários dignos, passa obrigatoriamente por uma luta contra a vigorosa banda podre e contra a omissão da banda boa. Enquanto, a maioria da tropa não se importar com os salários, continuaremos a ganhar muito mal, um terço do que recebem em Sergipe e que receberão na Paraíba.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

4 comentários:

Anônimo disse...

simplesmente por causa das nossas omissões,outros estados estão conseguido salarios iguais aos da pec,ou até próximos com o índice de criminalidade muito menores,então cel paúl é culpa nossa!!!!

Anônimo disse...

O POLICFIAL NÃO GANHA BEM PORQUE EM NOSSO MEIO,INDEPENDENTE DE SEREM PRAÇAS OU OFICIAIS,NÃO EXISTE UNIÃO E SIM MUTOS COLEGAS ,SE É QUE POSSO CHAMAR ASSIM,VERDADEIROS TRAIDORES QUE SÓ PENSAM EM ARRUMAR UMA BOQUINHA
É SÓ LENBRAR DE TODOS OS MOVIMENTOS SENDO DE PRAÇAS NOS IDOS DOS ANOS 80 OU DO ÚLTIMO.O POLICIAL TEM QUE DE3IXAR DE SER CAMALEÃO QUE MUDA DE COR(CARATER)DE ACORDO COM A SITUAÇÃO.
O POLICIAL TEM QUE TAMBÉM PARAR DE SER SEM VERGONHA,COMO A MAIORIA DA POPULAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.

Alexandre, The Great disse...

Porque os Policiais do Rio de janeiro são pusilânimes.
Recebem o que merecem(melhor dizendo: o que a maioria merece).

Paulo Ricardo Paúl disse...

Grato pelos comentários.
Concordo, os principais culpados pelo fato dos policiais do Rio ganharem um salário tão miserável são os policiais militares do Rio.
Juntos Somos Fortes!