sábado, 10 de abril de 2010

SERRA PODE VENCER ELEIÇÕES NO PRIMEIRO TURNO.

EX-BLOG DO CESAR MAIA:
"SERRA PODE VENCER ELEIÇÕES JÁ NO PRIMEIRO TURNO"!

BBC (Brasil-09) 1. Pré-candidato ao Senado pelo Democratas (DEM), prefeito do Rio de Janeiro por três vezes e uma das vozes mais contundentes e críticas ao governo Lula, o economista carioca Cesar Maia admite que os quase oito anos de administração do PT "confundiram" a oposição, que agora terá que comparar projetos políticos e apontar o "potencial de instabilidade" da candidatura de Dilma Rousseff (PT) se quiser voltar ao Planalto.
2. Em entrevista concedida à BBC Brasil às vésperas do lançamento de José Serra como nome do PSDB para disputar as eleições presidenciais, Maia afirma que, durante boa parte do governo Lula, a oposição ficou dividida entre "apontar para o futuro" ou reivindicar a "paternidade" da estabilidade econômica e de programas como o Bolsa Família.
3. "O fato de Lula ter rolado os programas anteriores do governo FHC - estabilidade monetária, Bolsa Escola....- confundiu a oposição, que não sabia se apontava para o passado, tentando resgatar a paternidade dos programas, ou se apontava para o futuro", disse. Para Maia, "somente agora" a oposição parece ter conseguido se "descolar" deste dilema, embora continue presa ao debate econômico em relação ao governo Lula.
4. Questionado sobre os índices recorde de aprovação ao presidente, o ex-prefeito do Rio afirma que Lula foi beneficiado por um "ciclo mundial ascendente" na economia, que alavancou sua popularidade, assim como fez com outros líderes latino-americanos, como os ex-presidentes do Uruguai, Tabaré Vázquez, e do Chile, Michelle Bachelet. E minimiza o impacto da crise econômica mundial de 2008. "A duração da crise foi menor do que se supunha para todos os países", argumenta.
5. Mesmo assim, Cesar Maia diminui a importância da transferência de votos de Lula para Dilma, "que têm DNA diferente", e vê com otimismo as perspectivas de José Serra nas eleições de outubro, afirmando que o ex-governador poderia vencer já no primeiro turno. Para ele, em um cenário em que o pré-candidato do PSB, Ciro Gomes, não concorra e Marina Silva, do PV, perca votos, é possível que o tucano vença a candidata do PT sem a necessidade da realização de um segundo turno. "Se Marina 'emagrecer', Serra ganha no primeiro turno. Claro, não acredito na candidatura de Ciro, que aliás mudaria esse raciocínio", disse.
6. Para Maia, a performance dos candidatos durante a campanha deve ser decisiva nestas eleições, o que seria uma vantagem para o tucano e uma desvantagem para Dilma. "Nos últimos anos, quando as economias não têm crescimento chinês, nem vivem um desastre, as campanhas se decidem por perfomance. Os slogans são cada vez mais impulsões. Nesse sentido, se aprende a fazer campanha, fazendo campanha. Dilma nunca foi candidata a vereadora. Não sabe o que é campanha."
7. Para o democrata, no entanto, caso a eleição presidencial vá para um segundo turno, as dificuldades de Serra poderiam aumentar, pois a concentração em apenas dois candidatos tenderia a facilitar a associação entre Lula e Dilma, tornando a candidata mais competitiva. "No segundo turno Dilma já terá feito seu doutorado em campanha. A TV passa a ser contínua, 10 minutos para cada e Lula aparece com muito maior nitidez. O discurso de criar insegurança nos que recebem as diversas bolsas do governo fica mais fácil pela TV.
8. Por isso, o segundo turno seria diferente do primeiro e Dilma se tornaria mais competitiva", diz. Maia, que afirma que Dilma se aproximaria de um "esquema bolivariano" parecido com o do venezuelano Hugo Chávez caso vença, afirma que o melhor vice para Serra seria o ex-governador de Minas Gerais Aécio Neves, mas que caso isso não aconteça, a vaga deveria se do DEM. "O Democratas, excluindo São Paulo, tem muito mais capilaridade que o PSDB, lidera um segmento estratégico como o agropecuário e afirma teses - como a redução da carga tributária e a defesa do direito de propriedade - que o PSDB tem um certo recato para fazer."
www.cesarmaia.com.br
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

2 comentários:

Anônimo disse...

SUSP - SISTEMA ÚNICO DE SEGURANÇA PÚBLICA

Em 2002 foi elaborado o II Plano Nacional de Segurança Pública, no qual se baseia a atual política de segurança pública que está sendo implementada no Brasil desde 2003 pelo Governo Federal.É nesse II Plano que se encontra a primeira concepção do Sistema Único de Segurança Pública.

O SUSP centra-se nas polícias estaduais,que vão estabelecer interface com a Polícia Federal e as Guardas Municipais. O SUSP tem como uma de suas prioridades "promover a integração das Polícias Militares e Polícias Civis para, de forma paulatina e em médio prazo,criar uma ou mais instituições policiais de ciclo completo",portanto as PMs e as PCs estão com os dias contados.

Entre as principais estratégias do SUSP, temos: " Unificar e aprimorar a formação policial" e "valorizar as Polícias e os policiais". Observem que os Bombeiros Militares não são vislumbrados pelo SUSP.

Entre os Princípios Básicos do SUSP, temos: " Policiais são seres humanos,trabalhadores e cidadãos,titulares,portanto, dos direitos humanos e das prerrogativas constitucionais correspondentes às suas funções".

Ora, na Declaração Universal dos Direito Humanos,lemos:

Artigo XVIII

Toda pessoa tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, isolada ou coletivamente, em público ou em particular.

Artigo XIX
Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras.

Portanto, os Direitos Humanos dos Policiais,seja de expressar sua religião ou de expressar suas opiniões,são reconhecidos pelo SUSP - Sistema Único de Segurança Pública.

Paulo Ricardo Paúl disse...

Liberdade, abre as asas sobre nós. Juntos Somos Fortes!