terça-feira, 27 de abril de 2010

O AMADORISMO NA GESTÃO DA SEGURANÇA PÚBLICA: QUAL É A VERDADE?

JORNAL O GLOBO:
BLOG REPÓRTER DE CRIME.
Jorge Antonio Barros
21.4.2010
Pacificação

Secretário anuncia rodízio de PMs em UPPs
A Secretaria de Segurança vai implantar o rodízio de policiais nas Unidades de Polícia Pacificadora (UPP), com o objetivo de evitar que os agentes sejam corrompidos pelo tráfico. A medida foi anunciada pelo secretário José Mariano Beltrame em encontro com blogueiros da Tijuca, na segunda-feira. Sem saber disso, postei no dia seguinte a sugestão de um bandido, de que o rodízio dos PMs evitaria que fossem cooptados pelo tráfico.
O anúncio feito pelo secretário de Segurança é bem pragmático, mas indica que de fato o tráfico de drogas não foi desmobilizado das áreas dominadas pela polícia - uma conquista que era anunciada no início do projeto de pacificação de pavelas. Mais tarde, as autoridades passaram a contar como vantagem o fato de conseguirem conquistar o território antes ocupado por homens arrmados. De fato é muito difícil retirar os todos os traficantes daquelas áreas, já que muitos deles ali nasceram e foram criados. Muitos têm fortes vínculos afetivos com a comunidade (...).
JORNAL EXTRA:
BLOG CASOS DE SEGURANÇA E POLÍCIA.
Guilherme Amado
25.4.2010
À beira de um curto-circuito

Com 24 desacatos em dois meses, PM revê relação com moradores nas UPPs
Tarde tranquila na comunidade pacificada do Pavãozinho, em Copacabana. Um antigo morador chega à favela e é parado por um PM. Daí em diante, o choque de versões entre o soldado e o homem os leva a uma cena de conflito na Associação de Moradores — com direito a gás de pimenta — e a um desenlace criminal: sua autuação por desacato.
Para impedir que esses choques — só nos últimos dois meses foram 24 desacatos nas comunidades ocupadas — acabem num grande curto-circuito que prejudique o projeto das Unidades de Polícia Pacificadora, a Secretaria de Segurança anunciou esta semana que os soldados das UPPs farão um rodízio nas unidades, para evitar que caiam no vício da perseguição contra moradores.
O caso do Pavão-Pavãozinho não é o único exemplo de atrito. Embora a relação seja amistosa com boa parte da favela, há o outro lado da moeda, de vozes descontentes (...).
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

2 comentários:

Anônimo disse...

sinceramente a descontentamento é sinal de algo está dando certo por parte da policia,a insatisfação são dos viciados e gente ligadas aos traficantes de alguma forma,acho que não se deve mexer em time que está ganhando!!

Paulo Ricardo Paúl disse...

Grato pelo comentário. Peço que observe as diferentes alegações para o mesmo fato. Juntos Somos Fortes!