sábado, 24 de abril de 2010

O RIO CADA VEZ MAIS SEGURO DE CABRAL-BELTRAME: CAÇANDO POLICIAIS.

O DIA:
Jovens de classe média se vingam executando PMs
POR LESLIE LEITÃO
Rio - Só na área da 27ª DP (Vicente de Carvalho) há pelo menos 10 homicídios em que o grupo é o principal suspeito. Há casos, como o do cabo da PM Rinaldo Figueiredo dos Santos, morto em novembro em Vista Alegre, que conhecia os bandidos que o mataram. Ele jogava bola no chamado Campo do Grag quando o grupo de Mão o executou.


Desse ‘bonde’ fazem parte jovens de classe média criados num conjunto habitacional da região, que entraram para o crime. Entre eles estão identificados Pedro Henrique Oliveira de Souza, o Pedrinho; Gustavo Silva de Paula, o Guga; Fábio da Costa Souza, o Piloto; (...) ; e os irmãos Jean e Anderson Pinheiro Laranjeira — o único preso, no Carnaval, na Região dos Lagos.
“Os PMs expulsaram eles dali e depois eles foram à caça para matá-los. Além do Rinaldo, outros dois PMs foram mortos pelo grupo”, afirma um agente da 27ª DP.
Caso parecido ocorreu em 2007, quando o grupo de Régis matou o policial civil Wagner Castelo Branco, na Vila da Penha. Nascido e criado na região, ele foi criado com dois dos criminosos que o executaram com 15 tiros.
Na mira de quem cruzar o caminho
Além dos policiais, muitos cidadãos desarmados que também acabaram cruzando o caminho desses bandidos foram assassinados. Em 8 de janeiro, a estudante Silvania Maria Sant’Anna Machado, mãe de duas filhas, foi executada num assalto na Avenida Meriti. Isso ocorreu menos de 24 horas depois de o mesmo grupo, de Pedrinho, Mão e Jean, ter fuzilado o sargento da PM Júlio César Furtado de Castro, em Irajá.
Na Penha, a vítima foi o fotógrafo de O DIA André Alexandre Azevedo. Ele voltava para casa após o trabalho, em 25 de fevereiro de 2009, quando sofreu tentativa de assalto e foi morto a tiros. A Justiça decretou a prisão de Ivanildo Francelino dos Santos, o Pitoco, pelo crime. O bandido, oriundo da Nova Holanda, também é acusado de ter sequestrado, torturado e assassinado o policial civil Sandro Luiz Gonzaga, neto do Rei do Baião Luiz Gonzaga, em 2008.
Além de carros, o grupo chefiado por Mão escolheu como alvo as cargas de cigarro. E dois assaltos são os principais alvos da investigação da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC) e da 29ª DP, ambos ocorridos em Madureira.
Na primeira tentativa, em 18 de dezembro, os motoristas desconfiaram e pararam o veículo. Quando Renato Gomes Miranda, lotado no 9º BPM (Rocha Miranda) se aproximou, Mão e seus comparsas o fuzilaram em plena Avenida Edgar Romero. Em 15 de janeiro, a história se repetiu na mesma via. Desta vez, dois PMs morreram: Ezequias Veríssimo dos Santos Filho e Márcio Passos Barcelos.
Sensação de impotência das vítimas de ladrões
Quem vive na região coleciona histórias de assaltos. Um comerciante, morador de Vila Kosmos, foi abordado por dois homens quando chegava em casa, há quase um mês. “Eles estavam de moto e me renderam. Levaram carteira, celular, tudo o que eu tinha. Não pude fazer nada. Estamos entregues”, desabafa ele, ainda apavorado com um caso que ocorreu perto de sua casa, na Rua Aiera, dia 14.
O empresário Heraldo Antônio Tomás foi morto numa tentativa de assalto a seu carro. Além de fuzis e pistolas, os bandidos portavam granadas. “Infelizmente, os crimes têm sido cada vez mais comuns por aqui”, lamentou um funcionário público, vizinho da vítima.
Os assaltantes não poupam seus vizinhos. “Aqui é perto do Morro da Fé, e os bandidos roubam assim mesmo. E ninguém faz nada, um absurdo”, completa outro morador da Rua Aiera.
O principal líder dos assaltantes do Morro da Fé é Régis, que tem como principais comparsas Gilvan Leite da Silva, o Gilvanzinho; e Fábio Peres Camargo de Moura, o Casé. Só na DH, eles são suspeitos de outras quatro mortes em 2010: dois PMs, o bombeiro Gílson Monção e o policial federal Leandro Carlos Dionísio.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

6 comentários:

Anônimo disse...

Foi esse grupo que execultou o motorista do CMD do 26º , o sgt Martins no dia 22 último.
O senhor podia publicar em seu blog essas fotos ampliadas para que possamos marcar o rosto destes marginais e assim tenta elimina-los.

Anônimo disse...

A area do 9bpm, ta largada as vtr precisam fazer a segurança do bingo clandestino , vide Imperio dos galetos na vila da penha, la funciona um ,frente a cabina e com vtr na porta.ARREGO Cel CAMELOOOOO

Anônimo disse...

BOM DIA CEL.PAUL, NÃO SEI O QUE SE PRECISA PARA ACABAR COM ESTA BANDIDAGEM...MAS ACHO QUE TODAS AS POLICIAS DEVERIAM DAR A RESPOSTA IMEDIATA ( COM OU SEM ORDEM DO GOVERNADOR), ESTAMOS CANSADOS DE VER AMIGOS MORTOS E NADA ACONTECER, OS BANDIDOS JÁ FORAM IDENTIFICADOS E NADA ACONTECE, PORQUE NÃO SE FAZ UMA OPERAÇÃO CONJUNTA COM 10 MIL POLICIAIS E INVADEM O COMPLEXO DA PENHA E A SEGUIR O COMPLEXO DA MARÉ ??? O QUE FALTA PARA ISSO ACONTECER ??? SERA QUE VARIOS POLICIAIS MORTOS NÃO VALEM UMA OPERAÇÃO DESTE TIPO ??? OUTRA QUESTÃO É O SEGUINTE CEL.PAUL...NÃO SEI COMO DEVO PROCEDER...MAIS UMA VEZ IREI FICAR FORA DESTA MALDITA GRATIFICAÇÃO ( MAS INFELIZMENTE PRECISAMOS ) DE R$ 350,00, POIS ESTOU IFP POIS SOFRI UMA QUEDA, MAS MESMO IFP JÁ EFETUEI PRISÕES EM MINHA FOLGA E FUI POLICIAL MILITAR, NÃO FUI OMISSO, ENQUANTO ISSO JÁ SOUBE QUE TEM OFICIAIS SUPERIORES GANHANDO GRATIFICAÇÕES DE COMANDO QUE CHEGAM QUASE 10 VEZES MAIS QUE 350,00 QUE SÃO IFP, NÃO É UMA INJUSTIÇA ??? TRABALHO, NÃO CHEGO ATRAZADO, TENHO MINHA FICHA LIMPA, TENHO ELOGIOS E NÃO GANHO 350,00 E ELES PODEM GANHAR 10 VEZES MAIS ??? ATÉ QUANDO TEREMOS QUE ATURAR ESTAS INJUSTIÇAS E COMO POSSO PROCEDER ??? OBRIGADO E BOM DOMINGO PARA O SENHOR!

Anônimo disse...

Zona Norte loteada pelo medo
Abrigadas nos complexos da Penha e do Alemão, quadrilhas de assaltantes de várias comunidades se unem para atacar motoristas e matar policiais. Mapeamento revela que bando aterroriza moradores de 20 bairros da região

POR LESLIE LEITÃO

Rio - Abrigadas nos complexos da Penha e do Alemão, quadrilhas de assaltantes de várias comunidades se unem para atacar motoristas e matar policiais. Mapeamento revela que bando aterroriza moradores de 20 bairros da região.
Foto: Fábio Gonçalves / Agência O Dia
Dentro do chamado ‘Penhão’, bandidos dali, especialmente dos Morros da Fé e da Chatuba, se aliaram aos de outras favelas para martar policiais | Foto: Fábio Gonçalves / Agência O Dia

Na manhã de quinta-feira, um grupo de criminosos fuzilou o sargento da Polícia Militar Robson Martins da Silva na porta de casa, em Irajá, executando-o na frente da família. Os bandidos vestiam roupas da Polícia Civil e colete. De fevereiro pra cá, a Divisão de Homicídios identificou seis crimes com as mesmas características e, provavelmente, autores. Esses assassinos integram grupo de mais de 60 ladrões que saem às ruas de fuzil para assaltar e caçar policiais.

Audaciosos, criaram até comunidade no Orkut com o nome da quadrilha e vêm espalhando terror e sangue em pelo menos 20 bairros da Zona Norte. O bando é investigado por 11 delegacias diferentes e por pelo menos 18 assassinatos.

O bando cresceu tendo como refúgio os complexos do Alemão e da Penha, dominados pela mesma facção, o Comando Vermelho, e onde há mais de um ano não há grandes operações da polícia.

Os dois conjuntos de favelas servem como espécie de quartéis-generais para as quadrilhas de assaltantes, que agem em um formato de consórcio.

A maior parte dos bandidos tem ligação indireta com o tráfico. Não integram as bocas de fumo, mas dividem lucros, usam o terreno como esconderijo e, acima de tudo, usufruem das armas pesadas para atacar.

Troca de favores

Dentro do chamado ‘Penhão’, bandidos dali, especialmente dos Morros da Fé e da Chatuba, se aliaram aos de outras favelas, como Nova Holanda (Maré), Manguinhos, Cidade Alta (Cordovil), Chapadão (Pavuna), Juramento (Vicente de Carvalho) e Cajueiro (Madureira).

Em troca desses ‘favores’, traficantes também utilizam os ladrões em suas investidas. Assaltantes atuaram em ataques a favelas dominadas por facções rivais ao CV, como a invasão ao Morro dos Macacos, em Vila Isabel, em outubro, que resultou na queda do helicóptero da polícia.

Levantamento feito por O DIA em registros nas delegacias da área de atuação do bando revela que o grupo é suspeito de pelo menos 18 mortes, a maioria de PMs. Nesses inquéritos, três bandidos aparecem como líderes dos grupos que se fundiram: Ivanildo Francelino dos Santos, o Pitoco; Emerson Ventapane da Silva, o Mão; e Régis Eduardo Batista.

Moradores sentem-se reféns. “Os bandidos roubam pedestres e motoristas, e ninguém faz nada. Estamos abandonados”, esbraveja um aposentado, que vive há 53 anos na Penha.

Principal foco de investigações

Mão, Pitoco e Régis migraram para a Penha com grupos distintos, que logo se fundiram. “Hoje a atuação é conjunta”, diz um agente que investiga o bando há seis meses. Entre as unidades que tentam desmantelar a quadrilha está a Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA), que no início do mês prendeu um dos integrantes, Irving Martins de Paiva de Oliveira, o Aleijadinho. Por ironia, o bandido é primo de um coronel da PM.

“Além de roubar e matar, eles passaram a levar carros e motos para dentro da Vila Cruzeiro e Chatuba e pedir dinheiro de resgate para devolver os veículos”, diz o delegado Márcio Mendonça. Segundo ele, apesar da queda registrada nos índices de roubos de carro, os números mais altos da cidade continuam sendo registrados na região, que é hoje o principal foco das investigações.

O bando liderado por Mão também atua no roubo de cargas. Foi num desses ataques, em 18 de dezembro, em Madureira, que a quadrilha matou o PM Renato Gomes Miranda, que tentou impedir a ação do grupo.

Anônimo disse...

Polícia Federal ameaça fazer GREVE e deixa o PT e Dilma Rousseff DESESPERADOS
.
Deu na revista Veja
O PT -Partido dos Trabalhadores que sempre apavoraram os candidatos incentivando greves, agora provam do seu veneno.

A Polícia Federal ameaça uma GREVE, mas neste caso, não há nada de politicagem, e sim uma reivindicação mais do que justa.

No Rio de Janeiro os Policiais e Bombeiros Militares podiam ensaiar um movimento similar, pela luta de melhores condições de trabalho e salários, mas de alguma forma que não prejudicasse a população !

Por que o salário que Sérgio Cabral paga aos PM's e BPM's é uma VERGONHA !!!

Paulo Ricardo Paúl disse...

Grato pelos comentários. Juntos Somos Fortes!