terça-feira, 14 de abril de 2009

UM NOVO VERBO OU CENTENAS DE NOVOS VERBOS?

Eu fui informado por um amigo que com a reforma da língua portuguesa tinha sido incluído um novo VERBO no dicionário. O verbo traduzia o modo de fazer política de um político brasileiro renomado, sendo grafado da seguinte forma:
- Nome do político + "R".
Li os significados relacionados com o verbo e discordei.
Sinceramente, não creio que devamos atribuir tal conjunto de ações a um único político, isso seria a maior injustiça, embora ele ficasse muito satisfeito, por ser mais uma vez citado.
Ele é político do tipo "flamengo", com todo respeito que a nação me merece.
Tal qualificação é devida ao fato de em um passado remoto, quando o Flamengo não ia lá das pernas, recebendo muitas críticas, um dirigente saiu com uma frase fantástica:
- "Falem mal, mas falem do Flamengo".
Uma perfeita estratégia de propaganda.
Mal ou bem, não importa, a torcida do Flamengo continua crescendo.
O dirigente tinha total razão.
No Brasil, temos muitos políticos do tipo Flamengo, o importante é a presença deles nos noticiários, eles decodificam isso como fama e pior, os analfabetos funcionais também, votando neles.
E voltando ao verbo, por favor, analisem as ações e verifiquem se eu não tenho razão, ou seja, deveríamos ter centenas de novos verbos.
NOME DO POLÍTICO + "R" = Verbo totalmente irregular de estranha conjugação. 1. Ocultar ou encobrir com astúcia e safadeza; disfarçar com a maior cara de pau e cinismo. 2. Não dar a perceber, apesar de ululantes e genuínas evidências; calar. 3. Fingir, simular inocência angelical. 4. Usar de dissimulação; proceder com fingimento, hipocrisia. 5. Ocultar-se, esconder-se, fugir da responsa. 6. Tirar da reta, atingindo sempre o amigo mais próximo, sem dó nem piedade (antes ele do que eu). 7. Encobrir, disfarçar, negar sem olhar para as câmeras e nos olhos das pessoas. 8. Fraudar, iludir 9. Afirmar coisa que sabe ser contrária à verdade, acreditar que os fins justificam os meios. 10. Voar com dinheiro alheio.

Haja espaço nos dicionários para tantos verbos!

PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CORONEL BARBONO

Nenhum comentário: