quarta-feira, 8 de abril de 2009

TRISTES DIAS NO QUARTEL DOS BARBONOS (2).

O GLOBO - BLOG REPÓRTER DE CRIME - JORGE ANTÔNIO BARROS.
"Depois de ter determinado a prisão de um coronel honesto, por ter escrito num blog; ter privado o acesso de outro oficial honesto ao quadro de oficiais, por sua militância "sindical"; ter impedido que policiais igualmente honestos falem de suas experiências como blogueiros; ter sido conivente com oficiais que desfrutam de mordomias pagas pelo contribuinte; e continuar ignorando a imprensa, numa contramão ao estilo do secretário de Segurança, José Marino Beltrame, que defendeu a transparência dos homens públicos em entrevista neste blog; sabe qual foi a última do comando da Polícia Militar do Rio?
Convidar uma jornalista no exercício da profissão a se retirar do quartel-general, no Centro. E pior: no Dia do Jornalista, 7 de abril. Aconteceu ontem com a repórter Vera Araújo, que foi escoltada na entrada e na saída por policiais, como se fosse uma perigosa meliante. Vera foi quem fez a reportagem denunciando o segundo homem da cúpula da PM, coronel Davi, que recebia auxílio-moradia de R$ 900 e morava de graça numa casa que pertence à corporação.
O chefe do serviço de relações públicas da PM, Rogério Leitão, que também não responde a telefonemas deste blogueiro, autorizou a jornalista a subir, escoltada, e depois desistiu de falar com ela, sem nem mesmo dirigir-lhe a palavra. Com certeza, devia ter coisa mais importante a fazer do que atender a imprensa, que trabalha para levar informações à sociedade. Que informações? Que sociedade? Pelo jeito, o comando da PM está encastelado no quartel da Evaristo da Veiga e não está nem aí para a hora do Brasil. A sensação é de que a PM do Rio está totalmente fora do controle da Secretaria de Segurança do estado. E quem vai pagar por isso é a sociedade".
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CORONEL BARBONO