quinta-feira, 16 de abril de 2009

AOS MEUS SEGUIDORES E LEITORES - AGRADECIMENTO.

(camiseta usada na mobilização cívica)
JUNTOS SOMOS FORTES!

Agradeço aos amigos leitores e aos amigos que estão "seguindo" esse espaço democrático.
A força dos blogs (blogosfera da segurança pública) é a união de todas as pessoas que comungam de ideais relacionados com a construção de uma nova segurança pública no Estado do Rio de Janeiro, uma Polícia Cidadã, constituída por Policiais Cidadãos, remunerados dignamente, com adequadas condições de trabalho e com todos os seus direitos de cidadãos brasileiros respeitados.
Uma Polícia Militar, organizada militarmente (estrutura que é sucesso mundial), porém com o claro entendimento de que Militares de Polícia não são "guerrilheiros urbanos", destacados para recuperar partes do território brasileiro, dominadas pela criminalidade.
Militares de Polícia não lutam em "guerras de guerrilha"!
Tal retomada de território não é missão de Polícia Ostensiva e de Preservação da Ordem Pública, missões constitucionais das Polícias Militares.
Salvo melhor juízo, respeitando todas as opiniões em contrário, se o Estado Brasileiro perdeu o controle dos referidos territórios, perdeu o monopólio do uso da força, da justiça e da tributação (caso do Rio de Janeiro), cabe ao Governio Federal adotar as medidas cabíveis, atuando a Polícia Militar apenas para implantar o "policiamento ostensivo" no local, "preservando a ordem pública", no momento adequado.
Repito: Militar de Polícia não é "guerrilheiro urbano".
E uma Polícia Civil centrada na investigação policial, buscando identificar a autoria dos delitos e o encaminhamento dos identificados ao Poder Judiciário.
Uma Polícia Civil formada por Policiais Cidadãos, dignamente remunerados e com as adequadas condições de trabalho, exercendo a sua missão com o apoio direto do Ministério Público.
Uma Polícia Civil que invista na formação de "investigadores", pois investigar é a sua missão constitucional, considerando que nenhuma instituição de ensino superior ensina a ARTE DA INVESTIGAÇÃO. Portanto, essa deve ser a principal preocupação institucional, formar "investigadores de polícia".
Policiais Civis também não são "guerrilheiros urbanos", participando de ações de guerrilha em comunidades carentes, com uma multiplicidade de vestimentas e de uniformes, que fazem lembrar o "Exército de Brancaleone".
Lembram da "Batalha do Alemão", na qual um Policial Civil se "fardou" com uma farda de uma tropa militar estrangeira e, portando um charruto, foi parar na capa de uma revista de circulação nacional?
Isso é esculhambação, Polícia não faz graça!
É isso que a Polícia Civil almeja?
Claro que não!
A heróica e gloriosa Polícia Civil é muito mais do que isso, seus profissionais (heróis sociais) precisam ser respeitados e não empregados em missões militares para as quais não foram treinados, inclusive, quando ingressaram na carreira de polícia investigativa, certamente esperavam desempenhar a missão constitucional, não essa.
Urge que as Polícias Estaduais eliminem os seus desvios de função, centrando o seu trabalho nos mandamentos constitucionais, pois se o Estado não obedece à Constituição Federal, como pode exigir que o particular o faça?
Vivemos o descalabro do poder público fazendo as suas "próprias regras"?
O império do faça o que eu mando, não faça o que eu faço!
Todos nós precisamos entender de uma vez por todas, por exemplo, que a Polícia Técnico-Científica (Perícia Criminal) precisa ser uma instituição independente (como na maioria dos estados brasileiros), com uma carreira própria, atuando em parceria com as Polícias Estaduais e sob o controle externo do Ministério Público, órgão que também deve exercer efetivamente o controle externo das atividades das Polícias Estaduais.
Lutar contra tal realidade é alimentar a nossa insegurança pública.
E assim, ratifico o meu agradecimento aos meus "seguidores" e aos meus "leitores", na certeza de que JUNTOS poderemos construir uma nova realidade no Rio de Janeiro e como o Rio de Janeiro nunca deixou de ser a "capital" do Brasil, mudando aqui, mudamos o Brasil!

PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CORONEL BARBONO

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom!