sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

"OPERAÇÃO DUAS CARAS" - JORNAL O DIA - 15/01/2008 - NOVIDADES NA INVESTIGAÇÃO

Ao longo desses quase 3 (três) anos no exercício da função de Corregedor Interno da Polícia Militar, a Corregedoria Interna colaborou e participou de diversas operações em conjunto com o Ministério Público, a Polícia Federal e a Polícia Civil.
Nunca colocamos nenhum obstáculo em colaborar com qualquer investigação, sendo que na maioria das vezes a Corregedoria Interna não participou diretamente das apurações, em razão da competência para a investigação de crimes comuns ser da Polícia Federal e da Polícia Civil.
Algumas dessas operações tiveram grande repercussão na mídia, o que levou o autor desse blog a conceder incontáveis entrevistas.
As entrevistas foram concedidas em virtude do objetivo institucional de tornar o mais transparente possível o trabalho de controle interno realizado pela Polícia Militar.
Essa transparência serviu para demonstrar de forma inequívoca que a Polícia Militar optou por dizer não a toda e qualquer forma de corporativismo doentio.
A Instituição demonstrou que é a maior interessada em controlar e erradicar os desvios de conduta praticados por integrantes da Polícia Militar.
A ética foi o nosso parâmetro, nunca comentando o andamento de investigações realizadas pela Corregedoria Interna e jamais expondo nomes e/ou fotos de investigados, porém sempre comentando as providências adotadas em razão de fatos ou denúncias - bem como os resultados finais das apurações.
A Polícia Militar entende essa transparência como um dever do serviço público, prestar contas à Sociedade Fluminense.
Infelizmente, no ano passado, algumas investigações em curso na Polícia Civil, envolvendo integrantes da Polícia Militar como investigados, passaram a ser sistematicamente publicadas na mídia e comentadas por Delegados da Polícia Civil, ainda no curso das investigações.
Tal postura de alguns Delegados trouxe sérios prejuízos institucionais e também pessoais aos integrantes da Polícia Militar expostos publicamente.
Por dever de ofício, comuniquei os fatos ao Comando da Corporação e à Secretaria de Segurança, e procurei me entrevistar com membros do Ministério Público e do Poder Judiciário, quando considerei adequado e necessário.
A recepção foi sempre a melhor possível, considerando que o objetivo de todos é buscar a justiça.
A denominada “Operação Duas Caras” desenvolvida pela 59ª Delegacia de Polícia foi a que teve maior destaque na mídia e que trouxe maiores desgastes pessoais, obrigando o autor a conceder inúmeras entrevistas, por dias seguidos.
A Corregedoria Interna não teve qualquer participação na referida investigação, limitando-se, no primeiro momento, a colaborar encaminhado as fotografias solicitadas pelo Delegado responsável pela investigação, o que foi feito pela 3ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar; em seguida, atuou colaborando no cumprimento dos mandados de prisão expedidos contra integrantes da Polícia Militar.
Todavia, o autor desse blog, ao tomar conhecimento que dezenas de Policiais Militares tinham sido identificados fotograficamente em algumas horas (noite e madrugada) e por duas pessoas ligadas ao tráfico de drogas, demonstrou sua indignação e comunicou o fato ao Comando da Corporação, à Secretaria de Segurança Pública, ao Ministério Público e ao Poder Judiciário.
E quando, no dia do cumprimento dos mandados de prisão, as fotografias dos Policiais Militares foram expostas no Jornal Nacional e no dia seguinte, no jornal Extra, adotei o mesmo procedimento, denunciei essa ilegalidade.
A 3ª Delegacia de Polícia Judiciária fez um relatório minucioso sobre o encaminhamento das fotografias à 59ª Delegacia da Polícia Civil e cópias desse relatório foram encaminhadas à Secretaria de Segurança, ao Ministério Público, ao Judiciário e ainda à Corregedoria Geral Unificada e à Corregedoria Interna da Polícia Civil.
Tenho certeza que o vazamento das fotografias está sendo apurado e que os autores desse ato injustificável – o vazamento das fotos para a mídia - serão devidamente responsabilizados.
Na terça-feira – 15/01/2008 - o jornal O DIA (página 9) publicou a matéria que transcrevo a seguir, trazendo novas notícias sobre a “Operação Duas Caras”:
http://odiadigital.terra.com.br/flip.php?idEdicao=955


Por derradeiro, na condição de cidadão brasileiro e na condição de Coronel de Polícia, espero que tudo seja esclarecido plenamente e que os culpados sejam responsabilizados - os integrantes da Polícia Militar que tiverem cometido desvios de conduta e todos aqueles que tenham praticado qualquer irregularidade ou ilícito penal – sendo isso o que a Sociedade Fluminense deseja e merece.
Basta de corporativismos doentios nesse nosso país.
E mais uma vez, ratifico que o integrante da Polícia Militar é um cidadão brasileiro e como tal tem o direito inalienável da presunção da inocência, direito que tem sido negado seguidamente aos integrantes da Polícia Militar ainda na condição de investigados.
Atualmente, está em curso uma Sindicância Administrativa na Polícia Militar a respeito da denominada “Operação Duas Caras”.

PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CORREGEDOR INTERNO

5 comentários:

Anônimo disse...

Vejam: " Sobre uma saidinha de banco e nossa incompetência " em http://policiaqueprecisamos.blogspot.com/

Anônimo disse...

Obrigado, coronel.
Lembro ao senhor que foi lendo seus excelentes comentários que me atrevi a criar um blog para, do meu jeito, tentar somar.
Naquela postagem o senhor incentivava a criação de novos blogs e até comentei que se desse certo a " culpa " seria sua; se errado, à minha incompetência.
Meus respeitos,
Pietro Paolo

Anônimo disse...

AGORA QUERO VER A JUSTIÇA INVETIGAR E RESPONSABILIZAR O MOÇO DE TERNO E GRAVATA QUE NÃO SAIA DA TV DENEGRINDO A PEMERJ,ESPERO QUE COM A APREENSÃO DO COMPUTADOR PARTICULAR SEJA DESCOBERTA A VERDADE E A ILEGALIDADE PRATICADA POR ESSE MOÇO.
JUSTIÇA NELE.

JOÃO DO MEIER

MEUS PARABÉNS CORONEL

Anônimo disse...

SENHOR CORONEL, UM PAI DE UM PEMERJ PODE PARTICIPAR DESTA REUNIÃO DO DIA 22?

JOÃO DO MEIER

CHRISTINA ANTUNES FREITAS disse...

Sr.Cel.Paúl:

Realmente causou enorme "estranhamento" o reconhecimento dos Policiais presos na referida Operação, uma vez que foram feitos pelas pessoas ligadas ao tráfico, e com uma memória fotográfica primorosa.
Espero que a verdade seja restabelecida, e se houverem culpados que sejam punidos.
Mas, que os que foram presos sem nenhuma culpabilidade, possam de alguma forma receber da PMERJ assistência jurídica (ou orientação jurídica), a fim de terem condições de pedir reparação do Estado pelo menos por Danos Morais.
Não sou Advogada, mas acredito que cabe alguma coisa neste sentido.
Quanto ao procedimento ético da Corregedoria da PMERJ, parabéns!!!
Que a JUSTIÇA, se faça!

Um abraço,
CHRISTINA ANTUNES FREITAS