quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

JORNAL DO BRASIL - 16/01/2008 - "GANHA FORÇA PASSEATA PELO BOICOTE AO IPTU"


Imposto une as Zonas Sul e Norte contra a Prefeitura

http://jbonline.terra.com.br/editorias/rio/papel/2008/01/16/rio20080116002.html
Muitas dúvidas, discursos inflamados e uma grande união dos moradores da Zona Sul e do Catumbi. Este é o saldo da reunião que aconteceu na noite de anteontem entre associações de moradores sobre o boicote ao IPTU.
Foram mais de 80 presentes em um prédio da Fonte da Saudade. As propostas iniciais eram as de pagamento do imposto em juízo, sob a alegação de pedido de indenização pela favelização, diminuição do valor do IPTU, uma vez que os imóveis sofreram desvalorização e isonomia, já que muitos domicílios se encontram próximos a áreas que contam com ocupantes irregulares. Nesta última tese, em geral, prevalece o seguinte argumento: "se o invasor não paga, então também não pago".
Stela Miranda
A presidente da Associação de Moradores de Botafogo, Regina Chiarádia, defendeu a tese do pagamento apenas em dezembro, como forma de deixar os cofres municipais vazios neste último ano de gestão de Cesar Maia.
Para engrossar o grupo de novos adeptos, a vereadora Aspásia Camargo também fez um discurso apoiando o movimento. A atriz Stella Miranda também aderiu.
Já o presidente da Associação de Moradores do Leblon, Augusto Boisson, sob forte aplauso, defendeu a teoria do "não pago, e daí?" e ainda recrutou os participantes a se unirem no dia 20, às 09h, na orla do Leblon para uma manifestação.
- Não é uma passeata, não é um pedido de paz. Estaremos lá para lutar contra o abandono da cidade, contra o nosso abandono.
Alexander Polasek, um dos conselheiros da Associação de Moradores do Humaitá, alertou para que o movimento não seja confundido com uma luta de classes.
- Não podemos pensar em nós, moradores da Zona Sul, e eles, pessoas que moram em favelas. Este é um movimento de boicote pela má administração. Os cariocas devem se unir e lutar por justiça.
Em discursos de apoio ao boicote, a vereadora Andréa Gouvêa Vieira distribuiu uma folha com as despesas da prefeitura em 2007 e a estimativa de arrecadamento com o IPTU em 2008.
- Em 2007, foi arrecadado pouco mais de R$ 1 bilhão. A estimativa para 2008 é de R$ 1,182 bilhão. Tem que doer no bolso para a prefeitura.
A presidente da Associação de Moradores da Fonte da Saudade, Ana Simas, comemora:
- Cada um vai decidir o que é melhor para si. O que observamos é a união de todos os bairros da Zona Sul e do Catumbi para boicotar essa prefeitura.
[ 16/01/2008 ] 02:01
As mobilizações da sociedade fluminense, ordeiras e pacíficas, na busca dos verdadeiros anseios dos cidadãos do Estado do Rio de Janeiro, seriam a solução para o nosso estado de desorganização social?

E o engajamento da sociedade fluminense na busca da cidadania dos Militares de Polícia - os heróis sociais - que diariamente arriscam a vida em sua defesa, seria a solução para a melhoria do controle da criminalidade?

As respostas para esses questionamentos devem ser suas, cidadãos fluminenses!


PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CORREGEDOR INTERNO

Um comentário:

Anônimo disse...

e nós, continuaremos trabalhando mansinhos feito burros de carga que somos, enquanto assistimos o enterro de colegas e falta pão nas mesas de nossa casa?

qual será nosso boicote?

o carnaval vem aí, mas aumento, esse nunca virá !