quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

A MOBILIZAÇÃO PELO RESGATE DA CIDADANIA DO POLICIAL MILITAR GANHA DESTAQUE NA MÍDIA

Cidadãos Fluminenses, o meu objetivo sempre foi claro nesse espaço democrático – lutar pelo resgate da cidadania do Policia Militar, através da concessão de salários dignos e de adequadas condições de trabalho – o que tenho tentado fazer através dos meus artigos e de artigos de terceiros, procurando permitir a todos uma visão contextualizada do nosso grave problema de insegurança pública.
Uma visão do todo, não uma visão setorizada, uma visão incompleta e por vezes, distorcida.
E não é que este espaço está ficando famoso, ganhando destaque na mídia nos últimos dias.
Primeiro jornalista Cláudio Humberto no seu blog (
http://www.claudiohumberto.com.br/) comenta o meu artigo postado tendo como tema uma série de artigos do jornalista Merval Pereira, publicados no jornal O Globo. Artigos interessantes e sobre temas polêmicos na área da Segurança Pública, que não continham uma única opinião sobre os temas oriunda de um Coronel de Polícia do Brasil, os especialistas em Segurança Pública, com mais de 30 (anos) de experiência no tema.
Agradeço a divulgação da minha opinião.
E ontem, o meu último artigo postado foi divulgado em parte pela Rede Globo, nos seus jornais mais importantes, replicando inclusive no dia de hoje.
Infelizmente, o foco principal do artigo, o sucesso da nossa mobilização cívica, não foi tratado.
Uma pena, pois isso daria uma repercussão ainda maior a nossa luta pela cidadania do PM e divulgaria a reunião que ocorrerá hoje na AME/RJ.
A Rede Globo preferiu mostrar a página do blog, sem citar o endereço, e destacar algumas palavras de um parágrafo, criando uma frase.
Inicialmente, agradeço a Rede Globo pela divulgação do blog e desde já, autorizo a reprodução de qualquer artigo postado nesse blog.
A reportagem sobre o blog foi inserida na reportagem sobre os Policiais Militares do 3º BPM que foram fotografados conduzindo engradados de cervejas e refrigerantes para o interior de duas viaturas.
E a repercussão sobre o blog não parou por aí!
O ilustre repórter Jorge Antonio de Barros, responsável por um excelente blog sobre segurança pública – REPÓRTER DE CRIME, no Globo Online.
Ele divulgou a nossa mobilização, o que agradecemos efusivamente.
Porém, olhando os comentários postados, encontrei os seguintes comentários que transcrevo na íntegra, após o artigo do repórter Jorge Antonio de Barros:

http://oglobo.globo.com/rio/ancelmo/reporterdecrime/

Enviado por Jorge Antonio Barros -
23.1.2008
11h33m
sindicalismo
Oficiais da PM organizam passeata por melhores salários
Depois da crise que por pouco não ejetou o comandante-geral da PM de sua confortável cadeira, ano passado, começa nova movimentação de oficiais da PM em torno de reivindicações salariais.
O presidente do Clube de Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, Dilson Ferreira de Anaide, enviou um e-mail a este blogueiro comunicando que amanhã, às 19h, será realizada reunião "para definir os últimos detalhes da passeata em prol da valorização profissional e salarial da categoria."
A concentração da passeata será na Praia de Ipanema, na altura do Posto 10, às 10h, do domingo próximo, dia 27 de janeiro.

O primeiro comentário que destaco foi postado às 19:53 horas, após o RJ-TV e antes do Jornal Nacional:

Nome: eduardo britto tchao -
Email (eduardo.tchao@tvglobo.com.br) - 23/1/2008 - 19:53acho que é um direito de qualquer trabalhador reivindicar um salário mais digno. Sinceramente só não concordo com o que disse o Cel Paul em seu blog: "o soldado mal pago e sem condições de trabalho é uma presa fácil para os corruptos ativos". Cel Paul - se o cara ganha mal não pode por isso roubar. Pede pra sair. Muda de profissão.abs

Caros Leitores, observem a frase destacada no comentário:
“O SOLDADO MAL PAGO E SEM CONDIÇÕES DE TRABALHO É UMA PRESA FÁCIL PARA OS CORRUPTOS ATIVOS”
E agora o parágrafo original de onde foram extraídas as palavras:
“O SOLDADO – O HERÓI SOCIAL POR EXCELÊNCIA – MAL PAGO E SEM AS CONDIÇÕES DE TRABALHO, ESTÁ DESMOTIVADO, FISICAMENTE DESGASTADO PELO SEGUNDO EMPREGO, DESESTABILIZADO EMOCIONALMENTE E SE TRANSFORMA EM UMA “PRESA” FÁCIL PARA OS CORRUPTOS ATIVOS DE CADA ESQUINA”.
Uma diferença imensurável!
E agora destaco a conclusão de Eduardo de Britto Tchao, no comentário:
“CEL PAUL - SE O CARA GANHA MAL NÃO PODE POR ISSO ROUBAR. PEDE PRA SAIR. MUDA DE PROFISSÃO”.Qual a relação do meu artigo, mesmo do único parágrafo abordado (em parte) com tal conclusão?
No meu artigo eu justifiquei qualquer desvio de conduta praticado por Policiais Militares?
Caro Tchao, eu apenas destaquei, mais uma vez, que sem salários dignos pagos aos Militares de Polícia, nunca teremos a Segurança Pública que merecemos e que precisamos com urgência.
A Corregedoria Interna da Polícia Militar é absolutamente transparente em suas ações – sempre demonstrou claramente (numericamente) a nossa luta contra os desvios de conduta na Corporação, fornecendo todos os dados à mídia nacional e internacional.
Você conhece outra Corregedoria nesse Estado do Rio de Janeiro tão transparente?
O Corregedor Interno – o autor desse blog – nunca se negou a prestar qualquer esclarecimento à mídia sobre a atividade correcional, todavia nunca forneci nomes e/ou fotos de integrantes da Polícia Militar para a mídia, sendo essa uma regra inviolável.
Portanto, a analogia na conclusão foi um erro de interpretação, culposo, certamente.

O segundo comentário foi postado às 20:38 horas e reproduziu o comentário anterior, porém foi mais agressivo, trazendo sérias acusações contra a Corregedoria Interna da PMERJ.
Infelizmente, essa postagem foi feita por um “anônimo”, que se identificou apenas como o “AMORDAÇADO”.

Apelido: Amordaçado - 23/1/2008 - 20:38Foi postado:Nome: eduardo britto tchao - Email - 23/1/2008 - 19:53acho que é um direito de qualquer trabalhador reivindicar um salário mais digno. Sinceramente só não concordo com o que disse o Cel Paul em seu blog: "o soldado mal pago e sem condições de trabalho é uma presa fácil para os corruptos ativos". Cel Paul - se o cara ganha mal não pode por isso roubar. Pede pra sair. Muda de profissão.INfelizmente, esta, acima, é a posição sempre defendida dentro da CORREGEDORIA da PM. Há dias atrás, outro Ten Cel, subcorregedor, disse coisa semelhante.Aí se consegue entender o porquê a PM está na situação atual. Se eles, falando em tese, assim se pronunciam, imaginem quando julgam, nos recôndidos daquela Corregedoria...


Caros Leitores, ambos os comentaristas parecem desconhecer por completo a Corregedoria Interna da Polícia Militar, falaram como leigos e o “AMORDAÇADO”, covardemente, se utilizou de um apelido.

E para melhor contextualizar o tratado nesse artigo, esclareço que no meu artigo eu tratei especificamente dos “corruptos ativos”, o que não guarda qualquer relação de tipicidade com o fato gerador da reportagem da Rede Globo, pois o caso apresentado envolvendo os integrantes da Polícia Militar do 3º BPM, não é corrupção ativa e nem corrupção passiva, salvo melhor juízo.
Aliás, em postei nesse blog um artigo explicado esse tipo penal e diferenciando o corrupto ativo do corrupto passivo.

Por derradeiro, convido a todos para a leitura do artigo na íntegra:
“REUNIÃO NA AME/RJ FOI UM GRANDE SUCESSO E MANHÃ SERÁ UM SUCESSSI MAIOR AINDA – COMPAREÇA
http://celprpaul.blogspot.com/2008/01/reunio-na-amerj-foi-um-grande-sucesso-e.html

E reafirmo, vamos continuar lutando pela cidadania do Militar de Polícia e do Bombeiro Militar!
O que necessariamente deve começar pela concessão de salários dignos e justos.
Equiparação Salarial com os Policiais Civis, esse é o primeiro degrau!


PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CORREGEDOR INTERNO

22 comentários:

Anônimo disse...

Interessante, ou melhor, desinteressante é que no mesmo blog 382 pessoas expuseram suas opiniões quando o assunto foi " o flagrante do roubo das cervejas ".
Já quando a postagem tratou da passeata que oficiais da PM estão organizando por melhores salários, apenas 24!
http://www.policiaqueprecisamos.blogspot.com/

Guilherme Faro disse...

Entendo perfeitamente que defenda com unhas e dentes sua profissão. É perfeitamente compreensível e mais do que natural. Absurdo fosse, se não defendesse.
Mas sendo da PM, o senhor, mesmo que faça todos os esforços possíveis, nunca fará uma crítica à polícia com olhos de alguém imparcial. Que a polícia ganha mal, que necessita de melhores condições de trabalho, isso é sabido e tem que ser falado o tempo que for preciso ATÉ o Estado "tomar vergonha na cara" e tomar uma atitude. Mas o que revolta a todos é a corrupção e a falta de preparo que o policial carioca, falo dos policias da cidade de onde eu moro, tem. Refiro-me as partes psicológica e física (também).

O policial sem preparo sente-se um Deus, que pode fazer o que bem entender, na hora que quiser e o mais absurdo, sente-se acima da lei. Tristemente, é mais do que comum encontrar policias que agem dessa forma. Quanto a corrupção, é um ciclo eivado de vícios, em que a população corrompe para não ser pega nas ilegalidades e a policia é corrompida pela facilidade que tem um "agente da lei" ou vice e versa. Estamos falando de "um braço do Estado", um fiscalizador de condutas tipificadas em lei que não tem a menor idéia do que faz quando veste uma farda. Sempre quando tenho a oportunidade, faço a mesma pergunta a policias: "Por que você quis ser policial?" A resposta é quase sempre a mesma; "gosto de poder e é claro porque gosto da profissão". Já trabalhei com vários PMs e temos que separar o bom do mal policial, é claro. Conversando com um PM uma vez, perguntei se em sua formação, estudavam o CP e CPP. Pra minha surpresa a resposta foi um sonoro NÃO. Perguntei, então, como fiscalizavam e procediam diante de determinadas condutas irregulares. Esse mesmo PM disse-me que "aprendia no dia a dia". Eu fiquei assustado com a resposta dele. Pergunto: isso é estar preparado? Autoridades policias vão a público e dizem que os "nossos policias são preparados". Desculpa-me, Coronel, mas onde está o preparo? É assustador ouvir isso. Apesar de ter um delegado e um agente federal na minha família, não conheço os "bastidores" da policia carioca e falo como cidadão, que convive no seu dia a dia as mazelas dos órgãos do Estado.

O Estado peca na preparação de seus policias. As autoridades policias pecam por corporativismo, colocando panos quentes nas ilegalidades cometidas por seus PMs e a população (leia-se os ricos) por querer SEMPRE dar uma de esperto, o famoso "jeitinho brasileiro", que é a pior coisa.

No comentário acima, o nosso amigo "anônimo" diz que a mídia não deu publicidade à passeata dos policias reivindicando por melhores salários. Pois bem, é isso que vocês têm que fazer! Ir a luta por melhores salários, condições de trabalho. Não vejo uma paralisação em massa da PM, como tem na civíl.

Aproveitando a oportunidade, pergunto: O quão o senhor sabe do CP e CPP?

abraços

Anônimo disse...

Já estamos acostumados a esta enxurrada de notícias negativas às vésperas de uma negociação salarial. Não é a primeira, nem a segunda, sequer a última. O que importa é que JUNTOS SOMOS FORTES!
Que venham os obstáculos; eles servirão apenas para alçar ao degrau mais elevado a nossa VITÓRIA!
CARNAVAL + SEGURANÇA - eis um produto em alta no mercado atual.

Turma 76

marquinhomaua disse...

SUGIRO QUE DE VEMOS REGISTRAR ATRAVÉS DE VIDEO AS OPERAÇÕES POLICIAIS, EM NÃO SÃO RARAS AS VEZES EM QUE A POPULAÇÃO TENTA SUBORNAR NÓS POLICIAIS E DEPOIS DE IDENTIFACA-LOS , LIBERÁ-LOS E APÓS TER UMA QUANTIDADE SIGNIFICATIVA, DIVULGAR NA MÍDIA MESMO QUE PAGANDO E AI PODEREMOS DE FORMA CONTUNDENTE CALAR A BOCA DE TODOS E LOGO APÓS REMETER A QUALIFICAÇÃO DOS CORRUPTOS PARA O MINISTÉRIO PÚBLICO.ISSO É ESTRATÉGIA

Julio Cesar Corrêa disse...

Efeito muito mais devastador e difícil de ser esquecido teve o Tropa de Elite na imagem da PM. O fato do Lins repercutiu mais por aqui. O Tropa viaja o mundo. Mas como tudo tem o seu lado positivo, isso tudo tem aberto uma discussão sobre o papel da PM que há muito tempo não vejo. E acredito que toda discussão gera algo de bom para a classe.
abração

Anônimo disse...

Engraçado as contundentes manifestações contra os PM´s cervejeiros. Mas essa mesma sociedade "atuante" não se mobiliza para cobrar do Estado uma melhor remuneração, recrutamento e formação de seus homens.
Porque uma polícia fragil significa bastante roubalheira nas licitações. Basta ver que as duas ultimas operações contra esse tipo de crime foram capitaneadas pelo Ministério Público Estadual. Qual foi a participação da Polícia Judiciaria?

Anônimo disse...

Muito interessante... roubo de cervejas... Roubo??? Fica muito facil atacar homens de farda, que dão o seu sangue, a sua vida pela população corrupta... isso mesmo, aquela que prefere "perder" um dinheiro para o guarda, suborná-lo, porque não está em dia com suas obrigações. IPVA em atrazo, etc... Um detalhe na foto dos companheiros do 3º BPM me chama a atenção... A placa do caminhão é da Bahia... alguém reparou??? claro que não... Porque será??? Para "fugir" de multas, di IPVA mais caro do País??? Será??? Será que aquele caminhão poderia estar em circulação??? Estava em dia??? Mas deixa pra lá... É mais facil focar os homens de farda... Crucificá-los... Não estão certos... claro que não... Mas quem mais será o errado??? deixa pra lá... Aqueles de farda são o alvo... Mais fáceis de serem atingidos... E o aumento... parcelado... mas cadê ele??? Não... 950 reais é o suficiente para vc morrer... sim... quem já viu um pedaço de poste cair em sua cabeça, por tiros de 7.62??? alguém??? Sabe como isso acontece??? defendendo uma sociedade doente... E me digam... os policiais vem de outro planeta??? ou dessa mesma sociedade??? Então senhores... Dentro da PMERJ existe alguma bola de cristal, ou algo parecido, para saber quem presta ou não??? O centro de recrutamento e a corregedoria são dotados de policiais mágicos, adivinhos??? acho que não... e por falar nesses, que incentivos eles tem para "fiscalizar" a propria tropa??? acho que nenhum... alguem ja viu a sua rotina ou as condições de de trabalho desses super heróis mágicos??? alguem??? Mas deixa pra lá... vamos crucificar os homes de farda... É como se todos os desvios de conduta desse estado fossem culpa da PMERJ... Mas somos mesmo culpados por tudo??? até por fugas da POLINTER de Campo Grande??? será??? Por roubo e desvios de armas do DFAE??? Mas deixa pra lá... Vamos crucificar os homens de farda...

Anônimo disse...

Senhor corregedor, porque tanta resistência a proposta das Praças de equiparação com a
PMDF ?

Vou jogar limpo: nós praças não acreditamos nessa proposta de equiparação com a polícia civil que no fundo é só a vontade dos senhores de querer se igualar ao delegado. Se for levar ela para o governo, levará apenas em nome dos oficiais porque nós praças não estaremos ao lado dos senhores nisso e não daremos nosso sangue pela causa.

Se encamparem nossa proposta de equiparação com a PMDF, que na prática significaria um aumento muito maior para TODOS, aí sim o senhor poderá usar com razão o lema "Juntos somos fortes!".

Enquanto insistirem nessa de equiparação com a polícia civil o lema será:

"Juntos NÓS PRAÇAS somos fortes"

e sozinhos os senhores oficiais...

Não precisa nem publicar essa mensagem. Só gostaria que abrisse sua mente e sentisse o que as bases realmente querem antes de definir tudo de cima para baixo e empurrar por nossa goela.

Anônimo disse...

CARO CORONEL, O INTERESSE DA REDE GLOBO OU DAS ORGANIZAÇÕES O GLOBO NÃO SÃO NADA BOAS PARA PMERJ, PELO CONTRÁRIO, NUNCA TRANSCREVEM AS BOAS NOTICIAS DE NOSSOS HEROIS, PARA ELES SOMENTE INTERESSA AS NOTICIAS RUINS, POR QUAL MOTIVO NÃO SEI MAS ACREDITO QUE ESTEJAM RECEBENDO ALGUMA PRTA DE ALGUÉM.O SEU COMENTARIO É DE PRIMEIRA MAS DO TAL JORNALISTA DO GLOBO NÃO TEM CLASSIFICAÇÃO, POIS O QUE ELE FALA NÃO TEM NADA A VER COM O SEU.É LAMENTAVEL.O QUE PODERIA SER NOTICIADO NO JORNAL O GLOVO, NA TV GLOBO , NA RÁDIO GLOBO E NA CBN É DA REUNIÃO POR MELHORES SALARIOS PARA A NOSSA PMERJ, MAS ISTO PARA ELES NÃO TEM VALOR O QUE ELES GOSTAM É DE DESTRUIR A NOSSA CORPORAÇÃO.SÃO AGANANCIOSOS, É POR ISSO QUE O TIM LOPES MORREU, ESTE É O LEMA DA GLOBO, SÓ TEM SANTINHO NESTA ORANIZAÇÃO.
NUNCA VAMOS DESISTIR, SEMPRE NA LUTA COM DIGNIDADE E CARATER O QUE FALTA A MUITOS JORNALISTAS.QUEM VOS ESCREVE É UM PAI DE UM 1º TENENTE DESTA CORPORAÇÃO E QUE NÃO É BANDIDO, QUE NÃO CORRUPTO E QUE NÃO É SAFADO, É SIM UM MILITAR DE POSTURA, DE DIGNIDADE, DE CARATER, HONESTO E RESPONSAVEL POR SUAS MISSÕES.TEMOS QUE ACABAR COM ESTA HIPOCRESIA DAS ORGANIZAÇÕES GLOBO, MEUS FAMILIARES E MUITOS MAIGOS A MUITO E MUITO TEMPO QUE NÃO PERMITIMOS A ENTRADA EM NOSSAS CASAS DESTE DEMONIO.
OS PALNOS DA RECORD É EM 2010 SUPERAR A REDE GLOGO E COM CERTEZA VAI CONSEGUIR.

SAUDAÇÕES TRICOLORES E A LUTA CONTINUA COM DIGNIDADE E HONESTIDADE.


JOÃO DO MEIER

Anônimo disse...

Sr Corregedor, sou o mesmo praça da mensagem da equiparação com a PMDF.

Li no blog do ten Melq uma mensagem que achei tão boa que queria ajudar a divulgar. Se o sr der um espaço para ela aqui também seria legal:

Engraçado: é só prepararmos uma mobilização por melhores salários que o Globo, sempre tão generoso com o Cabral, cai logo de paulada e queimando nosso filme. Isso tudo é para deixar a população contra agente nesse passeata.

Não bastasse o inimigo interno, estamos cheios de inimigos externos (governador +_imprensa) !

24 de Janeiro de 2008 20:40


Anônimo disse...
Senhor Ten PMERJ Melquisedec - POLICIAL MILITAR LEGAL,

Pensei muito antes de escrever, porque confesso: já estou naquela fase de acreditar que não tem mais solução, como disse o velho "Águia de Haia":
"...de tanto ver triunfar as nulidades...tenho vergonha de ser honesto..."
Porém ao ver a tremenda "sujeira" que a mídia tem feito para desfocar a opinião pública do cidadão neste ano de eleição e as medidas recentemente adotadas pelo Sr. Governador, tinha que fazer algo e, resolvi escrever este comentário:
1- Por que os fiscais presos na Operação Propina S/A não aparecem mais na mídia ou mídia não cobra uma condenação exemplar para eles?
2- Por que o Governador Sérgio Cabral não anunciou medidas de controle externo e de disciplina em relação a Fiscalização Estadual, após o caso (PROPINA S/A) que envolveu o desvio de algo em torno de 1 BILHÃO DE REAIS, uma vez que já havia ocorrido no Governo anterior outro escândalo semelhante o Propinoduto;
2- O que aconteceu com o Famoso Silverinha??? Foi condenado??? Está preso??? Por que não sabemos??? Por que a imprensa não divulga???
3- O que é mais emblemático e significativo a mansão no Itanhangá do "Chico Olho de Boi", os pacos e pacos de nota de cem e cinqüenta Reais amplamente mostrados pela mídia quando de sua prisão ou uma caixa de refrirante???
4- Por que o Jornal O Globo não fez referência a barbárie como fez hoje no seu Editorial, no dia seguinte da Operação Propina S/A???
5- O que causa mais violência, desviar dinheiro dos impostos destinados a saúde, educação, merenda escolar, salários de professores e médicos ou furtar uma caixa de refrigerantes???
6- Qual o interesse do Governador em enfraquecer a Corregedoria Interna da PMERJ, que nunca se omitiu, que tradicionalmente é conhecida por seu rigor???
7- Qual o interesse em enfraquecer o Comandante Geral da PMERJ tirando parte do seu poder disciplinador???
8- Com esse Ato o Governador mexeu nas estruturas basilares da Polícia Militar a Hierarquia e a Disciplina e, com uma tacada só derrubou as duas, enfraquecendo o poder disciplinador e o Mando Militar do seu Comandante Geral;
9- O crime cometido pelos Policiais do 3º BPM não pode servir de pretexto para essa atitude do Governador pois historicamente a Corregoria da PMERJ é enérgica e não compactua com integrantes da PMERJ que cometem desvios de conduta e, em sua maioria os PPMM são honestos e trabalhadores como qualquer categoria profissional;
10- A Bissecular PMERJ ao longo de sua história sempre esteve presente na defesa do povo fluminense, renovando o seu juramento de "Servir e Proteger" com seu próprio sangue, nenhum outro profissional, nenhuma outra Instituição legitimou mais sua existência como PALADINA DA SOCIEDADE FLUMINENSE que a PMERJ basta ver nas estátisticas quantos PMs morrem todos os anos para defender a Sociedade Fluminense.
Senhor Governador sua atitude apressada foi uma ofensa a PMERJ e suas tradições militares bisseculares, foi uma ofensa aos milhares de PPMM trabalhadores e honestos que certamente não aprovaram aquela atitude dos desviantes do 3º BPM.
Senhor Governador porque o Senhor não se referiu aos Fiscais como bandidos duas vezes, porque o senhor não deu entrevistas demonstrando revolta com o desvio de 01 BILHÃO em impostos???
Concluo que tudo isso tem um único interesse desfocar dos escândalos milionários que via de regra batem em alguém muito próximo do Poder e que demonstram a fragilidade, falta de controle e corrupção que envolvem o trato com o dinheiro do contribuinte, "CRIANDO UM BODE EXPIATÓRIO MISERÁVEL" que não vai ter recursos para uma boa defesa como o Sr. Rodrigo Silverinha (até hoje solto), que não vai ter como, nam a quem reclamar se for triturado pela mídia e pelo Governador, Chefe do Executivo e um dos grandes compradores de espaços publicitários.
Pobre povo fluminense...
Viva a nossa heróica Polícia Militar!!!
Única Instituição em que seus integrantes dão sua vida para defender a do cidadão fluminense, verdade insofismável!!!
Perdoem os idiotas Senhores Policiais Militares porque eles na verdade não sabem o que fazem, porém algum dia eles ou seus familiares vão precisar dos Senhores e, esperam poder contar com a POLÍCIA MILITAR!!!
ASS.: UM POLICIAL MILITAR INDIGNADO

Anônimo disse...

Prezado companheiro Cel Paul:

Conheço a conduta e o caráter do nobre companheiro. Continue assim e este que vos escreve , tem a certeza de que desempenhará a hercúlea missão com a mesma Honra e Diginidade que o elevaram-no ao referido cargo.

Fraternal Abraço.

CEL PM Ref Wellington TAVARES

Anônimo disse...

Seu blog já foi incluído na Grande Lista da Blogosfera Policial!

Espero estar conhecendo melhor seu blog nos próximos dias.

Abraço

CHRISTINA ANTUNES FREITAS disse...

Sr.Cel.Paúl:

Acredito que a imagem dos Policiais com os engradados de cerveja foi forte, e pelo "furo" de reportagem, quando alguém fotografou ou filmou, gostaria de imaginar:
Será que ocorreria estas fotos ou filmagens se,

l- Um caminhão com sacos de valiosa carga, pelo menos para plantadores de cana de acúcar e outros cultivos, que seria estrume (tipo: fezes e urina de gado), é assaltado e fica no mesmo local do caminhão de cerveja.

2- Caso os PM's resolvessem retirar a carga (por diversas razões) do local, haveria alguma foto ou filmagem do ocorrido?

- No dia seguinte, seria estampado nos jornais "POLICIAIS FARDADOS, SALVAM VALIOSA CARGA DE ESTRUME!" ou
"POLICIAIS RETIRAM CARGA DE ESTRUME, LIVRANDO A COMUNIDADE DO MAU CHEIRO"
ou
"POLÍCIA MILITAR: HERÓIS DAS DONAS DE CASAS QUE NÃO SUPORTAVAM O MAU CHEIRO"

Claro que não haveria foto, não haveria mídia...
Haveriam sim, fardas sujas para serem lavadas em casa (nunca lavei farda com estrume, porém com barro, mato e outras sujeiras, já fiz muito) e nem com um elogio dentro do Batalhão, acredito que os PM's seriam agraciados.
Falo isso, só para mostrar o meu estranhamento pela foto, e pela divulgação.
Esse fotógrafo nunca presenciou nenhum grupo de traficantes, armados com fuzis no mesmo local?
Por que não fez a sequência de fotos?
Muito SENSACIONALISMO!
Campanha sórdida para minar mais uma vez,a confiabilidade da Sociedade na PMERJ!
Não estou batendo palmas se "realmente" houve desvio de conduta. Isso naturalmente tem todo um rito, que acredito que comece com um Inquérito, não sei o nome que se dá.
Triste foi ver que no primeiro momento, o fato já foi em entrevista julgado e sacramentado pelo Comando Geral.
Espero que as declarações do Cel. Ubiratan naquele momento, tipo: julgou e condenou - não dá a ninguém a presunção da inocência - (uai, o Cel. agora também é Juiz?), tenham sido por conta do STRESS que acontece quando se comanda uma BI-Centenária Corporação.
O Cel. Ubiratan poderia ser "menos educadinho" com a mídia, com o Governo, mesmo contrariando sua boa educação.
Um casca grossa, por vezes faz falta!
Ora, se meu pai me chamasse de pi....ha, de que maneira ele gostaria que os vizinhos me chamassem?
Lamentável, para todos os protagonistas desse episódio!
Lamentável para nós da Família Militar Estadual!

Um abraço,
CHRISTINA ANTUNES FREITAS

Anônimo disse...

Caro Cel. embora admirada sua conduta como corregedor, devo concordar que seu comentário não foi feliz. É certo que a academia nem o CFAP não formam caráter, mas sim soldados, na medida do possível até bem preparados, infelizmente quando se deparam os novatos numa viatura com um militar mais antigo os praças novatos se corrompem por vários motivos e na maioria deles fúteis. Não da pra admitir esses vícios de rua que ocorrem na corporação. É comum é diário ver como é mal manuseado o armamento pelos PMM, o acharcamento de no valor de R$ 1, 2 reais no trânsito. Caro Cel. Isto não tem nada haver com salário o examinado do CFAP sabe o soldo que ira ganhar na PM e o trabalho que ira fazer, a final a maioria dos candidatos não são da ingênuos playboys da zona sul, e nenhum deles é de marte, isto tem haver com caráter. porque se hoje quando um policial para um carro na rua, quem esta ao redor da situação logo exclama “vai perde um dinheiro”?. A corporação esta sem animo esta desesperançada, por que a sociedade esta desesperançada e o soldado é parte da sociedade(embora muitas vezes atue como inimigos desta). Caro Cel. O salário não é determinante para o caráter de alguém, a final se assim fosse a maior parcela da população estaria sem caráter por esta ganha menos que um SDPM, e não teríamos estas condutas entres jornalistas, magistrados, delegados, coronéis, políticos, etc.
Caro coronel o que falta para o policial militar carioca é vontade de fazer é amor a corporação e ter consciência que o serviço publico de segurança é pago e todo serviço só pode ser bem pago quando é bem feito. É necessários cortar na carne, olhar pra dentro e retomar o respeito da sociedade e o medo da bandidagem.

Unknown disse...

Senhor coronel: Não vivemos em uma Democracia plena, mas debaixo da mão de corruptos que, destruiram nossas instituições e instituiram uma Moral e uma Ética, voltadas para o mal. O BOPE foi um comando de Elite, o que espero que continue. Na reeestrururação da Nação, depois que os cleptomaníacos hoje no govêrno federal forem expulsos, serão necessários homens de honra para o retorno da Pátria à Ordem e Progresso. Minhas saudações a sí e, a quem presto solidariedade

Anônimo disse...

Prezado coronel,
Devo dizer que discordo de sua posição,no que se refere ao lamentável episódio do caminhão da AMBEV( uma desgraça aquela cena....). O policial deve ser muito melhor remunerado, porém,isso não justifica a conduta criminosa e, convenhamos, muito menos um "saque" de engradados de bebidas, pois isso não é algo que se aprende por convívio com corruptos. Sabemos que muitos policiais ganham pequenas propinas,de guardadores de carro, de estabelecimentos,estacionamentos irregulares, enfim, é uma pequena indústria, inclusive abordada " de leve" no recente filme "Tropa pde Elite". Sabemos que tem oficiais que recebem boas "cotas" dessas atividades que compôe o "sistema.O sujeito ao entrar para a PM sabe que vai ganhar " X "... e não pode acharcar mulheres em aeroporto, nem receber arrêgos de jogo de bicho ou casas de câmbio, ou mesmo saquear engradados de bebida, como "compensação", para o pouco caso do Estado( falido e também corrompido...). Discordo e lamento. Acho que 70% do efetivo deveria ser investigado e,garanto, a maioria expulso.Nem todos servidores tem a sua transparência e, creio, que o senhor deve estar equivocado à respeito da realidade das polícias nas ruas(prefiro achar que é engano e equívoco...).

Anônimo disse...

Ola Coronel, acredito que todos leram o texto fora do contexto e por isto deu tanta confusão. Concordo em parte que o policial mal remunerado é uma presa mais fácil para a corrupção, mas em verdade, percebemos que a corrupção é muito mais uma questão de caráter do que uma questão meramente social, não que a ultima deixe de influenciar a mesma. Acho que esperar um ato de corrupção de um policial deveria estar no fim da lista de corruptibilidade, porque o mesmo é pago exatamente para o contrário, por tanto, um policial corrupto é tão paradoxal quanto um médico que ao invés de cuidar do paciente ele o mata, ou um engenheiro que ao invés de contruir uma casa ajuda a demoli-la.
Deixei o Rio de Janeiro para morar nos EUA a 3 anos, não por medo da violência, pois sei o Deus que sirvo, mas por uma oportunidade profissional, e agora me questiono se consigo voltar a morar no Rio de Janeiro após 3 anos num lugar onde a violência e a corrupção é quase zero.
Para mim não tem desculpa, lugar de corrupto é na cadeia e policial corrupto tem que estar longe da corporação, tem muita gente com terceito grau que não ganha um salario de policial militar, por tanto, se não esta satisfeito com o salário, tem outros concursos públicos que o mesmo pode prestar.
OBS: Sou favorável a aumento do salário do policial em 100%.

Anônimo disse...

É facil comemtarem o que não sentem na pele, todos precisam da policia e quando queremos algo justo, começam a criticar ,a populaçao devia ser a primeira a incentivar e exigir melhorias na area de segurança, pq nao fazem uma comparacao com os outros estados e vejam como estamos.nao precisam ir longe olhe nas nossas divisas, o governo doi espirito santo pegou um estado falido com policiais com salarios atrasados e baixissimos hoje estar air na internet pra todos verem edital com salario inicial de 1700,00 é isso air o dobro do nosso, o que a sociedade devia saber é que o ploicial quer viver do seu salario e nao se matar de trabalhar fazendo bico,sem tempo pra familia, deixo aqui meu desabafo. e o meu apoio aos meus companheiros vamos em frente.

Anônimo disse...

Nao Precisa ser militar ou conhecer o regimento interno,pra saber O coronel Paulo Ricardo Paul falou com o coracao,a unica coisa que ele falou que nao deveria e a Verdade. E que e um assunto que mexe com Brios do alto escalao e da sociedade,na verdade nao quer dizer que todo soldado/militar ou e corrupto,O brasil em geral como toda a america latina tem uma tendencia grande neste sentido,espero que o coronel aprofunde mais neste assunto quando nao se sentir ameacado.Valeu pela coragem e por ter exposto e dado tom serio a um assunto que parece normal quando qualquer um fala,quando ele nao e militar.

Anônimo disse...

AHHHHH!!!!!Sociedade hipócrita essa....O que é mais contundente e perverso para a sociedade? O mau PM que supostamente desviou a carga ou políticos e membros da elite econômica que desviam milhões ...Gozado que a própria sociedade e os políticos não têm tanta indignação com desvios de milhões mas tem palavras fortes contra algumas cervejas supostamente desviadas(não defendo o policial com desvio de conduta...)Sr Cel Paúl: continue firme pois o Sr é um ORGULHO para a classe PM do BRASIL, que há muito se ressente de não ter um "agrupador" de idéias...Não esmoreça aos ataques de alguns jornalistas mal intencionados...CONTINUE pois o Blog do Sr é de alto nível: Racional, Lógico, pelo Bem e pela Verdade...Só lamento que às vezes há poucas inclusões de comentários de Tenentes e Oficias mais jovens...cadê a vibração em defesa da PM e do Bom PM!!! Vamos invadir o computador e promover debates de alto nível sobre a nossa profissão...com inteligência e racionalmente...Como PM há vinte anos concordo plenamente que o PM mal remunerado...vira "presa" fácil...Pelo que o PM do Rio enfrenta, infelizmente recebe infinitamente aquém de seu verdadeiro valor...Ainda percebo que tudo o que a PM sofre Brasil afora é ranço revanchista...O cinema nacional como formador de opinião é o primeiro a "bater" na PM do Rio, principalmente quando aborda questões acerca da Revolução de 64 em diante...Continue Sr Cel Paúl!!!!!

Anônimo disse...

Não adianta querermos segurança de pais de primeiro mundo, e ter nossos policiais e bombeiros recebendo o pior salario do Brasil!e ainda temos que ver hipócritas dizendo que isso nao influencia no desempenho do policial e que ele tem que ser de aço... estar alheio a todos fatores desmotivadores, principalmente o financeiro´, quem afirma isso é porque com certeza nao vive a situação.Falar quando se está de fora é muito facil!A propósito,o que realmente "a midia" quer com as ultimas noticias publicadas nos jornais é dizer à comunidade que não precisamos de aumento porque somos todos corruptos.
só espero que o povo nao seja tao facilmentemanipulado como vem sendo nos ultimos anos...

Anônimo disse...

Espero que no fim algo de positivi seja comcretizado. Agora falta o senhor falar Coronel o novo Comandante Geral e da sua turma? qual numerica dele/ e verdade que ele repetiu na Esfo? E os CMT que iriam ser leias oa Sr cel PM UBiratam , cade ??????