terça-feira, 22 de janeiro de 2008

O CIDADÃO DE PAPEL

O ano de 2.007 marcou o início da mobilização dos Militares de Polícia do Estado do Rio de Janeiro pelo resgate da sua cidadania, sobretudo através do recebimento de salários dignos e da disponibilização de adequadas condições de trabalho.
Oficiais e Praças se mobilizaram, Coronéis e Soldados se manifestaram, sempre ordeira e pacificamente.
Surge o “cidadão” Militar de Polícia almejando ser um autêntico cidadão, cumpridor dos seus deveres, porém ciente e desejoso de ter todos os seus direitos respeitados.
Um cidadão que tem conhecimento de todos os seus direitos, que tem a capacidade e inclusive, o direito de reivindicá-los.
Uma mobilização inédita na Instituição e que hoje terá continuidade através de uma reunião de Oficiais, que está prevista para ocorrer na Associação de Militares Estaduais (Rua Camerino, 114 – Centro – RJ), às 19:00 horas, atendendo ao convite do Presidente da AME/RJ.
Obviamente, não podemos antecipar quantos Oficiais comparecerão à reunião, nem quem serão eles.
Isso só será possível na AME/RJ, após o término da reunião, quando poderemos relacionar os presentes e também os faltosos.
Portanto, considero oportuno e conveniente lembrar a todos os Oficiais (Coronéis, Tenentes Coronéis, Majores, Capitães e Tenentes) que somos nós – Os Oficiais – os principais responsáveis pelo estágio atual da nossa heróica Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.
E que essa responsabilidade cresce em grandeza na relação direta com a posição ocupada na escala hierárquica, o que significa dizer que os menos responsáveis são os jovens Tenentes.
O tempo de repassar culpas e responsabilidades precisa ser superado em definitivo.
E destaco que a faixa contida na fotografia que ilustra esse artigo, feita durante um ato cívico realizado pelos “40 da Evaristo” – Oficiais e Praças – trás a palavra DIGNIDADE, que tem como significados, dentre outros, honra, respeito a si mesmo, amor-próprio e brio.
Por derradeiro, recomendo a todos os cidadãos brasileiros a leitura do livro “O Cidadão de Papel”, de Gilberto Dimenstein.
Uma recomendação de leitura que faço em especial aos Oficiais que optarem por não atender ao convite.


PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CORREGEDOR INTERNO

5 comentários:

Anônimo disse...

MEUS PARABÉNS CORONEL PELA GRANDE INICIATIVA, E REAFIRMO QUE, O EXEMPLO DEVE CONTINUAR VINDO DE CIMA!!!!!!!! BOA REUNIÃO A TODOS!!!!!!!

Anônimo disse...

Torcemos para que os senhores reúnam o maior número possível de companheiros e façam a sociedade pressionar o Governo junto com os membros da PMERJ para que os salários sejam condizentes com o esforço pouco reconhecido que os PMs fazem pelo Estado do RJ.

Anônimo disse...

Policiais protestam por aumento de salário!
Em Londres.

Jornal Extra

Cerca de 18 mil policiais estão reunidos no centro de Londres nesta quarta-feira numa passeata em protesto contra o bloqueio no aumento retroativo de salários para a categoria na Inglaterra, País de Gales e Irlanda do Norte.

A ministra do Interior Jaqui Smith havia anunciado, em dezembro, que o aumento salarial retroativo, de 2,5%, recomendado por um tribunal independente, não seria aplicado desde setembro, como previsto.

A Federação da Polícia, que representa os policiais, pediu na terça-feira uma revisão judicial da decisão. De acordo com a presidente da federação, Jan Barry, o bloqueio significa que o aumento efetivo seria de apenas 1,9%, taxa menor que o índice inflacionário.

Segundo Jaqui Smith, o ministério precisa se certificar que o aumento salarial está de acordo com as políticas do governo.

O governo sugere ainda que a medida foi tomada para evitar um aumento dos gastos públicos e como conseqüência um aumento da inflação.

O governo escocês concordou com um aumento retroativo a partir de 1 de setembro, como recomendado pelo tribunal.

Manifestação

A passeata desta quarta-feira em Londres é a maior desde 2001, quando 5 mil policiais protestaram por planos de salários mais flexíveis e melhores condições de emprego.

Os policiais irão formar uma fila do lado de fora do Parlamento britânico para fazer um lobby com os parlamentares.

Depois da passeata, Jan Barry irá entregar uma petição em Downing Street - residência do premiê, em Londres - e em seguida encontrar a ministra Jaqui Smith.

"Estamos pedido pelo aumento correto determinado pelo tribunal", disse Barry.

Ela alertou ainda que grupos anti-policiais poderão tentar impedir a passeata e pediu aos manifestantes não prestarem atenção às ameaças.

Os membros da Federação da Polícia irão votar, no próximo mês, sobre a realização de uma campanha pelo direito de greve.

marquinhomaua disse...

1 - Caro Coronel, quem pode confiar em um governante que declara na imprensa que as trangressões cometidas por pm com punições prevista para mais de 60 dias vão ser objeto de apuração por parte da CGU,se a punição máxima prevista no RDPM para o PM é de 30 dias de prisão podendo agravar para exclusão ou licenciamento quem esta orientando o Governador não pode ser sério.

Anônimo disse...

Sr Coronel. Os PM do RJ estão sofrendo com a situação. Meu esposo acompanhou bem de perto a luta em 2007, mas se abalou com a situação e quase entrou em depressão e por esse motivo em como esposa, fazendo parte também desta família te rogo. Ajude o PM a ter um salário digno, uma vida sem precisar fazer segurança e não ter tempo com a família. Meu esposo gosta da polícia e seu que ainda tem esperança de ser valorizado. " Se não for dessa vez, por favor venha como governador na próxima eleição e mude esta história." Não temas o gigante pois alguém tem que derruba-lo e esse alguém é o senhor. Felicidades, muito obrigado e um abraço.