terça-feira, 4 de janeiro de 2011

O MILITAR TRAIDOR.

O cidadão comum sabe que os integrantes das instituições organizadas militarmente estão sujeitos a uma série regramentos, o que acaba causando uma falsa impressão de que essa seja a principal diferenciação com os que atuam em instituições que não possuem tal modelo organizacional, considerando que todas as organizações possuem os seus regramentos, os seus valores institucionais, a sua hierarquia e a sua disciplina.
Certamente, o modelo organizacional militar precisa ser revisto continuamente, como ocorre com todos os outros modelos, sob pena de permanecerem parados no tempo, o que leva a ineficiência, por exemplo.
No Rio de Janeiro, os regulamentos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros precisam urgentemente dessas mudanças, sobretudo para atualizá-los com relação ao texto constitucional, providência que está atrasada há décadas.
Apesar dessa realidade, o que nos diferencia não são os regramentos, na verdade é o nosso compromisso de arriscar a própria vida, que não existe em nenhuma outra atividade humana, fora do mundo militar e policial.
É o compromisso de defender a nação e o povo contra todas as formas de agressão, arriscando o seu bem maior, a vida.
Tal responsabilidade faz crescer nas instituições organizadas militarmente valores como o amor pela pátria, pelo povo e pela instituição; o idealismo; o destemor e o dever de ofício. Além disso, deveria desenvolver também os conceitos da cidadania e da fraternidade (maior que a camaradagem), interna corporis, valores ainda não assimilados. A maioria dos integrantes das Forças Armadas, Policiais Militares e Bombeiros Militares ainda não se descobriu como cidadão brasileiro pleno em direitos, pensa que só possuem deveres. Outros graves problemas que resistem aos ventos da modernidade são os regulamentos arcaicos e a utilização dos círculos hierárquicos apenas como forma de divisão do efetivo, algo totalmente despropositado e ineficaz. Temos que criar a noção de TODO, cada um com o seu papel a desempenhar, mas TODOS como partes do processo com igual valor.
Forjados para a coragem e para os deveres com a pátria e o povo, os integrantes das instituições organizadas militarmente não podem ser SUBSERVIENTES a ninguém, devem respeitar a todos, começando pelos mais simples indo até as mais altas autoridades do país, porém sem olvidar que possuem o DEVER DE OFÍCIO de erguer a voz sempre que uma situação se avizinhe contrária aos interesses da pátria e do povo brasileiro.
Isso vale do Soldado ao Oficial General.
O integrande de instituições organizadas militarmente SUBSERVIENTE é um traidor dos nossos valores e dos nossos ideais, pelos quais juramos arriscar a própria vida.
Não seja um TRAIDOR, não se cale, lute, esse é seu dever.
Aprenda de uma vez por todas que você é um cidadão brasileiro pleno em direitos.
Aos traidores, aos subservientes, o portão da guarda.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

2 comentários:

Anônimo disse...

Mateus 7
1 «Não julguem, e vocês não serão julgados. 2 De fato, vocês serão julgados com o mesmo julgamento com que vocês julgarem, e serão medidos com a mesma medida com que vocês medirem.

3 Por que você fica olhando o cisco no olho do seu irmão, e não presta atenção à trave que está no seu próprio olho? 4 Ou, como você se atreve a dizer ao irmão: ‘deixe-me tirar o cisco do seu olho’, quando você mesmo tem uma trave no seu? 5 Hipócrita, tire primeiro a trave do seu próprio olho, e então você enxergará bem para tirar o cisco do olho do seu irmão.»

Saber discernir -* 6 «Não dêem aos cães o que é santo, nem atirem pérolas aos porcos; eles poderiam pisá-las com os pés e, virando-se, despedaçar vocês.»

Confiança no Pai -* 7 «Peçam, e lhes será dado! Procurem, e encontrarão! Batam, e abrirão a porta para vocês! 8 Pois todo aquele que pede, recebe; quem procura, acha; e a quem bate, a porta será aberta. 9 Quem de vocês dá ao filho uma pedra, quando ele pede um pão? 10 Ou lhe dá uma cobra, quando ele pede um peixe? 11 Se vocês, que são maus, sabem dar coisas boas a seus filhos, quanto mais o Pai de vocês que está no céu dará coisas boas aos que lhe pedirem.»

A regra de ouro -* 12 «Tudo o que vocês desejam que os outros façam a vocês, façam vocês também a eles. Pois nisso consistem a Lei e os Profetas.»

O Reino exige esforço -* 13 «Entrem pela porta estreita, porque é larga a porta e espaçoso o caminho que levam para a perdição, e são muitos os que entram por ela! 14 Como é estreita a porta e apertado o caminho que levam para a vida, e são poucos os que a encontram!»

Cuidado com as falsas promessas -* 15 «Cuidado com os falsos profetas: eles vêm a vocês vestidos com peles de ovelha, mas por dentro são lobos ferozes. 16 Vocês os conhecerão pelos frutos deles: por acaso se colhem uvas de espinheiros ou figos de urtigas? 17 Assim, toda árvore boa produz bons frutos, e toda árvore má produz maus frutos. 18 Uma árvore boa não pode dar frutos maus, e uma árvore má não pode dar bons frutos. 19 Toda árvore que não der bons frutos, será cortada e jogada no fogo. 20 Pelos frutos deles é que vocês os conhecerão.»

A fé é uma prática -* 21 «Nem todo aquele que me diz ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino do Céu. Só entrará aquele que põe em prática a vontade do meu Pai, que está no céu.

22 Naquele dia muitos me dirão: ‘Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizamos? Não foi em teu nome que expulsamos demônios? E não foi em teu nome que fizemos tantos milagres?’ 23 Então, eu vou declarar a eles: Jamais conheci vocês. Afastem-se de mim, malfeitores!»

Passar para a ação -* 24 «Portanto, quem ouve essas minhas palavras e as põe em prática, é como o homem prudente que construiu sua casa sobre a rocha. 25 Caiu a chuva, vieram as enxurradas, os ventos sopraram com força contra a casa, mas a casa não caiu, porque fora construída sobre a rocha.

26 Por outro lado, quem ouve essas minhas palavras e não as põe em prática, é como o homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. 27 Caiu a chuva, vieram as enxurradas, os ventos sopraram com força contra a casa, e a casa caiu, e a sua ruína foi completa!»

A autoridade de Jesus -* 28 Quando Jesus acabou de dizer essas palavras, as multidões ficaram admiradas com o seu ensinamento, 29 porque Jesus ensinava como alguém que tem autoridade, e não como os doutores da Lei.

JESUS CRISTO.

Alexandre, The Great disse...

O ingrediente perverso imposto aos militares atualmente é a corrupção - direta e indireta - seja através das ruas, seja oriunda dos gabinetes palacianos. Há 25/30 anos atrás os casos eram bem raros, e valores como idealismo, destemor e honra ainda eram soberanos nas fileiras.
A sociedade brasileira, e os militares(policiais ou das FFAA) são fração dela, piorou muito após 1985 nesse mister. Não é saudosismo, é História.