sábado, 15 de janeiro de 2011

BELTRAME CANDIDATO? ZUENIR VENTURA.

Eu postei no twitter uma mensagem afirmando que o brilhante jornalista (escritor) Zuenir Ventura tinha demonstrado não conhecer a segurança pública do Rio de Janeiro, em razão do contido no artigo “Beltrame candidato?”, publicado no jornal O Globo (leiam).
Um amigo leitor pediu que explicasse melhor a minha mensagem e prometi escrever um breve artigo sobre ela.
Bem...
Ser jornalista não é nada fácil considerando a pluralidade de temas que brotam a cada segundo no cenário mundial e como ninguém conhece tudo, a chance de escrever por força de contratos sobre assuntos que você não conhece é gigantesca.
Felizes são os jornalistas especializados, os que tratam de temas específicos como esporte, política, economia, segurança pública, etc. Eles conseguem conhecer com maior profundidade sobre o que estão escrevendo.
Ressalvas feitas, Zuenir Ventura (ZV) não é especializado em segurança pública, portanto pouco ou quase nada podemos exigir dele nessa área e somos forçados a entender que ele toque de ouvido, escrevendo com base no que ouviu dizer.
Quem disse a ZV que a política não determina o projeto de pseudo pacificação das comunidades carentes?
O projeto é todo eleitoreiro, essa é uma verdade conhecida por todos da área da segurança no Rio, mesmo que não falem sobre isso publicamente. As UPPs ou os Super GPAEs - denominação mais apropriada à realidade – foram criados para salvar o governo Cabral diante dos fracassos nas áreas da educação, da saúde e da própria segurança. Não podemos esquecer que a primeira UPP foi inaugurada em dezembro de 2008, final do segundo ano de mandato. Até aquela data a segurança pública do Rio era monocórdia, só usando o antigo e superado “tiro, porrada e bomba”, o qual inclusive seguiu sendo usado por todo governo Cabral em todas as comunidades sem UPPs.
Os Super GPAEs não são a solução milagrosa, são um peixe estragado vendido através de uma maravilhosa propaganda. Tecnicamente, as UPPs são um erro grosseiro, por muitos fatores, por exemplo, quando negociam a saída dos traficantes e seus fuzis para outras comunidades e quando não eliminam o tráfico de drogas nas comunidades ocupadas.
Sim, as populações atendidas estão satisfeitas. Aliás, como ficariam todas as comunidades (inclusive onde eu moro) com um super policiamento à sua porta.
Quem disse a ZV que Cabral pensa em lançar Beltrame?
O excelente jornalista desconhece por completo o poder de Beltrame e a relação entre as partes.
Beltrame é muito mais que um super secretário e se tivesse sido criado (escolhido) por Cabral, seria correto afirmar que a criatura superou o criador.
O secretário é a maior força política do Rio, ele tinha o “poder do conhecimento”, como Márcio Derenne (ex-subsecretário de segurança) sinalizou e agora tem a popularidade que conquistou colando seu nome nas UPPs, graças aos milhões que o governo Cabral investiu para glamurizá-las.
A posição de Beltrame é extremamente cômoda em termos políticos.
Tem todos os trunfos.
Todas as possibilidades são alcançáveis.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

Um comentário:

Vai vendo!!! disse...

Óbviamente que o governo precisa das favelas pois é o meio mais fácil de arrecadar votos...Essa é a única explicação para as tragédias que estamos presenciando. O Governador se omite com o crescimento das favelas e só toma atitude quando ocorre algum problema que repercute mal na mídia, "que diga-se de passagem é um instrumento inoperante quanto ao que diz respeito a ajudar a população, pois esperam as coisas acontecerem para poderem lançar suas manchetes estonteantes". São como Urubus à espera da carniça!! Pois eu digo agora: São todos culpados pelas mortes dessas pessoas, são omissos e gananciosos e visam apenas o benefício próprio. Está na hora de adquirirmos o modelo de governo da China, onde quando os políticos são pegos nas fraudes, se suicidam ou são fuzilados...O problema é que aqui, restariam poucos com esse método...