sábado, 4 de setembro de 2010

"CUIDADO, ÁREA SUJEITA A ASSALTO". SE A MODA DE COLOCAR PLACAS PEGA...

O GLOBO
Prezado leitor, tenho escrito que as UPPs são uma BENÇÃO, uma MARAVILHA, mas apenas para os moradores das comunidades beneficiadas, para a grande maioria da população, as UPPs são um desastre, sobretudo porque os criminosos migram das áreas ocupadas pelo policiamento para as demais regiões, levando suas armas de guerra.
As UPPs são um factóide político, uma farsa eleitoral, que está dando certo graças ao apoio maciço da mídia chapa branca, que deseja a manutenção do status quo no Rio de Janeiro.
Exemplifico, mais uma vez, esse caos, esse absurdo técnico.
A UPP da Cidade de Deus fica situada na área do 18o BPM, uma área que abrange outros bairros da região.
O comandante do 18o BPM tem a sua disposição um efetivo pronto para emprego nas ruas (policiamento) da ordem de 200 Policiais Militares, enquanto isso, o comandante da UPP possui cerca de 300 Policiais Militares prontos. Aplicando uma escala comum na Polícia Militar (12 horas de serviço com 24 horas de folga, alternado com 12 horas de serviço por 48 de folga), chegamos a uma triste conclusão:
- O comandante do 18o BPM aplica 50 Policiais Militares por turno para policiar TODOS os bairros de sua área e o comandante da UPP aplica por turno 75 Policiais Militares para policiar apenas a comunidade.
Pergunto, isso pode dar certo?
Não, para a maioria da população fluminense.
Sim, para os moradores das comunidades assistidas.
Morador da Urca, imagine o seu bairro policiado por 75 Policiais Militares por turno.
Você acha que ocorreriam arrastões?
Setenta e cinco Policiais Militares são suficientes para empregar 37 guarnições de Rádio Patrulha.
É preciso que a população acorde para essas verdades, assim como, para a completa impossibilidade de implantarmos diversas UPPs pelo estado.
No Rio, temos que buscar as verdades, nem sempre elas estão nas páginas dos jornais e nos jornais da TV.
Cidadão, se você quiser conhecer as verdades sobre a saúde pública no Rio, passe um dia em um hospital estadual e conhecerá o descaso governamental com a vida humana.
Conheça os serviços públicos, testemunhe as condições de trabalho dos servidores e compreenderá o caos da segurança, da educação e da saúde públicas.
Se a moda das placas pegar, o Rio ficará quase todo sinalizado com relação aos assaltos, menos nas UPPs, é claro!
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

Nenhum comentário: