terça-feira, 28 de setembro de 2010

A CORRRUPÇÃO POLICIAL E OS PÉSSIMOS SALÁRIOS.

Eu fui "fritado" pelas Organizações Globo quando escrevi neste espaço que os baixos salários recebidos pelos Policiais Militares os transformavam em presas fáceis para os corruptos ativos de cada esquina. Eles deram uma interpretação no sentido de que eu estava justificando um desvio de conduta dos policiais em face dos baixos salários, algo inimaginável para um corregedor. O leitor do texto logo verificava que eu não tinha escrito tal barbaridade, porém na época eu era Corregedor Interno, já escrevia neste espaço e minha queda (exoneração) interessava ao governo, mas faltavam motivos, portanto, criaram um.
Não deu certo, outros também não deram. Eu cai de pé, marchando nas ruas do Rio de Janeiro, lutando por salários dignos e por adequadas condições de trabalho.
Eu continuei Corregedor Interno, o noticiário não surtiu o efeito desejado e o blog seguiu em frente apesar das "ordens governamentais" para que eu parasse com o blog, uma ordem absurda que não acatei.
Obviamente, o salário não forja o caráter de ninguém, pois se assim fosse, no meio policial, Delegados e Coronéis não praticariam desvios de conduta (crimes e transgressões). Todavia, o fato de um policial receber um salário miserável, como ocorre no Rio de Janeiro, somado ao fato de que existe um batalhão de corruptos ativos tentando comprá-lo a cada dia (tráfico de drogas, jogo dos bichos, transportes clandestinos, táxis piratas, clínicas de aborto, venda ilegal de gás, gatonet, milícias, etc); temperado com a falta de exemplo de cima, sobretudo dos políticos, que ganham muito bem; sem dúvida, são fatores que favorecem a cooptação dos miseráveis.
Ontem, mais um escândalo envolveu policiais do Rio com o crime, os quais possuem o direito da ampla defesa, que deve ser respeitado. Comprovado o noticiado, os baixos salários não foram determinantes para a prática criminosa, certamente, mas sim a vontade de enriquecer ilicitamente, pois constituiram uma quadrilha para a prática criminosa.
Tais verdades, entretanto, não podem nos cegar ao ponto de aceitarmos que os fiscais das leis nas ruas, os policiais, possam receber salários miseráveis, vivendo imersos em uma sociedade onde o crime pode ser encontrado em cada esquina.
Urge que os policiais recebam salários dignos que garantam os direitos básicos aos seus familiares, isso diminuirá a criminalidade como um todo, dentro e fora das polícias, com a ação de corregedorias fortes.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

Nenhum comentário: