quinta-feira, 30 de setembro de 2010

O GLOBO DESMORALIZA A DUPLA CABRAL-BELTRAME.

O GLOBO
A intenção não era esta, O Globo guarda uma ótima relação com a dupla Cabral-Beltrame, sobretudo quando o tema são as UPPs, todavia, a leitura do editorial "VIGILÂNCIA PERMAMENTE" feita por quem tem um mínimo conhecimento sobre o tema segurança pública, revela que o texto desmoralizou por completo a gestão Sérgio Cabral (PMDB).
O texto é cruel logo nas primeiras palavras: "ERA PREVISÍVEL".
Cidadão, sempre que algo não desejável ERA PREVISÍVEL e acaba acontecendo, via de regra, ocorreu um erro de planejamento, pelo menos para minimizar os efeitos.
Nada mais natural, falta de planejamento, em uma gestão amadora e centrada nos interesses políticos. Beltrame, o gestor, não é especialista em policiamento ostensivo, muito menos em preservação da ordem pública, ele é investigador, portanto, falta munição técnica para a guerra do Rio. Ele percorre a rotina do ensaio e erro, tendo como alicerce o politicamente correto. Promoveu batalhas memoráveis, assessorado por Mário Sérgio e Roberto Sá, como no caso da Batalha do Alemão, com dezenas de mortos. Hoje o Alemão é terra proibida para as polícias, falam em 1.000 fuzis na comunidade, as mortes foram em vão, inclusive a de umPM do BOPE. A partir do meio de 2008, Beltrame descobriu a "pacificação" e seus votos, aí foi distribuir lanches, andar de bicicleta e dançar em bailinhos nas comunidades "pacificadas".
O editorial NÃO CITA A TRANSFERÊNCIA DOS TRAFICANTES, nem trata da NÃO PRISÃO DOS TRAFICANTES das comunidades "pacificadas" e da NÃO APREENSÃO DOS FUZIS que eles usam, mas tais realidades são de domínio público.
O jornal cita os arrastões e as milícias como consequências das UPPs, mas erra, salvo melhor juízo, ao pedir PACIÊNCIA.
Como paciência?
As pessoas estão morrendo em face deste amadorismo da dupla Cabral-Beltrame, as ruas estão virando um inferno e as polícias batem cabeça, inteiramente desorientadas, como eu pude presenciar ontem, quando sacrifiquei um dia de campanha, na reta final, para acompanhar as ações contra os arrastões.
Foi muito triste presenciar o caos que estamos vivenciando, viaturas e policiais sendo baseados, expostos a toda sorte de risco e sem a mínima infraestrutura. Ontem, Policiais Militares que assumiram o serviço às 06:00 horas, estavam sem almoço até às 16:00 horas. Operações sem um mínimo de planejamento, sem a indispensável segurança, realizadas por meia dúzia de policiais.
O governo deve pensar: Danem-se, são só PMs!
Policiais Militares que foram retirados de suas áreas de atuação e colocados em áreas que não conhecem, sobretudo, não conhecem a rotina dos criminosos da região, o que aumenta sobremaneira o risco de morte.
Ouvi que em algumas áreas os delitos teriam aumentado em face destes deslocamentos, algo a ser apurado.
É amadorismo completo.
É politicagem pura.
A gestão da segurança pública no Rio parece uma galinha sem cabeça se debatendo na cozinha, após a cozinheira ter cortado a sua cabeça e a deixado escapar.
Os resultados: agonia, morte e sangue por todo lado.
O edital prega de forma resignada e errada que "AGORA, é planejar operações policiais para sufocar a bandidagem também nestas modalidades de crime".
Agora? Cara pálida!
O Globo deve estar brincando, uma brincadeira mórbida.
Tal previsão deveria estar no planejamento inicial, antes da implantação da primeira UPP, tendo como foco principal a prisão dos criminosos da comunidade e a apreensão das armas, nunca AVISANDO ANTES e PERMITINDO A TRANSFERÊNCIA PARA OUTRAS COMUNIDADES.
E, por favor, não me venham falar em evitar confrontos nas comunidades, porque se a desculpa for esta, além de estúpida a estratégia passa a ser elitista, ou seja, estará adiando os confrontos inevitáveis para as áreas menos nobres do Rio, onde um tiro vale menos que um tapa em Copacabana.
Sugiro ao jornal O Globo que acompanhe as atuais "operações", converse com os Policiais Militares, em "off" eles falam, assim o jornal conhecerá a completa incapacidade da atual gestão da segurança pública.
Aliás, hoje a dupla Cabral-Beltrame inaugurará mais uma UPP. Por favor, perguntem para onde foram os traficantes, seus fuzis, suas granadas e suas pistolas?
Afinal, ninguém foi preso, nada foi apreendido.
Será que foram para o Leblon, para a Barra da Tijuca ou para a Costa Verde?
Ontem, eu assisti a pior operação policial do universo, ela ocorreu na parte da tarde no viaduto que dá acesso ao túnel Noel Rosa, mas ela será tema para o próximo artigo.
Só Deus para nos salvar e nos livrar de tanta incompetência.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

4 comentários:

Anônimo disse...

Todo administrador que passa por um cargo de Comando ou Chefia gosta de deixar sua marca registrada. Atualmente, tal fato não é diferente na PMERJ. Mas seu atual Subcorregedor, Ten Cel PM Wanderby Braga de Medeiros foi além. Implantou um documento denominado Registro Correcional, que nada mais é que um Registro de Ocorrência de uma DP de forma disfarçada. Futuramente será possível fazer encaminhamento de vítimas a corpo de delito, solicitar prisões preventivas, e até mesmo encaminhar diretamente autos de um Processo ao Ministério Publico, sem que uma Delegacia de Polícia Civil tome ciência ou conhecimento do que está acontecendo em sua circunscrição. O Ten Cel Wanderby sempre teve uma carreira polêmica, sendo dono de um Blogger que faz duras críticas ao atual Governo, ao Secretário de Segurança e até mesmo ao Comando Geral da Corporação. Tem ainda uma guerra declarada a respeitável e centenária instituição Polícia Civil. Caro Coronel Wanderby: Ao invés de “inventar” e de usurpar função que é constitucionalmente delegada a Policia Civil, o que o senhor acha de arregaçar as mangas e auxiliar no melhor planejamento de sua instituição? Como é possível querer “tomar” uma função da PCERJ se sua instituição não é capaz nem mesmo dar conta das suas, visto o atual clima de caos e insegurança implantado em nosso estado com arrastões, roubos, latrocínios, etc. Aonde está o patrulhamento ostensivo da PMERJ? E com relação a função que o nobre Oficial atualmente exerce: pelo período que está a frente dela, o que o senhor fez em prol de sua instituição além de criar polêmica?

Anônimo disse...

Advogados da Coligação “Rio Esperança” protocolaram hoje, na Procuradoria Regional Eleitoral um pedido de investigação relativo ao material de propaganda de Cabral. Descobriram que foi contratada uma gráfica de Sorocaba para fazer impressos para a sua campanha. Estranharam ser contratada uma gráfica de tão longe, no interior de São Paulo. Foram lá conferir e descobriram que a gráfica SOROIMPRESS, que consta no material de propaganda e da prestação de contas apresentada ao TRE simplesmente não existe. Segundo a documentação apresentada, a gráfica foi criada em 20 de abril deste ano, só que no endereço fornecido só há um prédio inacabado (foto acima) e ninguém em Sorocaba nunca ouviu falar dessa gráfica.

No documento encaminhado pelos advogados da coligação que reproduzo abaixo, eles fazem alusão a um fato, que pedem para ser investigado. Foi publicado que o governo Cabral negociou um imóvel do Estado com a gráfica do Rio de Janeiro, EDIOURO. Querem saber as condições e os valores dessa negociação.

De fato é tudo muito nebuloso, mas que tem coisa errada isso já está provado. Com certeza não é nesse prédio inacabado que está sendo feito material de propaganda de Cabral. Também com certeza não é essa gráfica SOROIMPRESS que produz o material, porque não existe. Tem “amigo oculto somando forças” com Cabral. Isso está na cara.

Toda a documentação comprovando as informações foi enviada ao MP. Agora resta saber se haverá investigado ou irá para uma gaveta como tantas outras representações contra Cabral?

Anônimo disse...

Coronel Paúl,

Hoje, no final da tarde, em Botafogo, estivemos juntos.

Foi uma curta conversa sobre a consciência política de Policiais Militares, porém proveitosa.

A luta não será fácil... mas não há vitória verdadeira, legítima, sem luta; sobretudo, porque a burguesia - proprietária da máquina administrativa - fez do pleito eleitoral profissão.

Acredite: Nós, Oficiais e Praças, homens honesto da nossa Corporação, há muito não temos espaço em nossa própria casa, a PMERJ. Por isso, muitos não perdem a oportunidade em "adir" para poder levar o pão de cada dia "HONESTAMENTE" para casa. Mas não somos aqueles atrofiados do passado, não somos cabos eleitorais dos idealizadores desse sistema que gratifica $, usa e separa os homens com moedas.

Queremos representantes que nos vejam como classe, que nos permitam envelhecer com dignidade e que gritem, e que lutem por uma PMERJ melhor. Não queremos subversão, mas sim representantes honrados da PMERJ no Governo, na Câmara, Assembleia e etc., e nunca representantes do Governo, da Câmara, Assembleia e etc. na PMERJ.

Por isso, dia 03/10/10, estaremos juntos; porque juntos somos fortes!
HS.

Paulo Ricardo Paúl disse...

Grato pelos comentários.
Temos que aprender a discutir democraticamente todos os temas, sejam ou não simpáticos à nossa opinião.
Sem dúvida, a PMERJ agoniza, mas podemos salvá-la, eu estou tentando.
Juntos Somos Fortes!