sexta-feira, 30 de julho de 2010

OS CORONÉIS BARBONOS, OS ÚLTIMOS CORONÉIS DA PMERJ.

Ontem, eu ouvia atento o Coronel de Polícia Fialho (Coronel Barbono) conversar com um grupo de Policiais Militares, as mensagens que ele transmitia estavam repletas de idealismo e de amor corporativo. As frases não pareciam sair de um Coronel de Polícia que foi perseguido pelo poder político, isso há mais de três anos, pelo fato de ter tentado melhorar a Polícia Militar e a segurança pública, elas pareciam brotar de um motivado Aspirante.
Fialho é um irmão que ganhei na vida, um profissional honrado e competente, características comuns aos Coronéis Barbonos, os últimos Coronéis da Polícia Militar, lamentavelmente.
Quem nos nossos tristes dias pode sonhar que um novo grupo de Coronéis se reúna para tentar salvar a Polícia Militar?
Ninguém, isso é impossível no quadro atual, onde o idealismo, o destemor e o amor corporativo foram completamente subjugados por interesses pessoais.
Obviamente, temos ainda valorosos Coronéis na ativa, inclusive o último Barbono, o Coronel de Polícia Menezes, mas recriar um grupo é impossível.
Os Coronéis Barbonos e os 40 da Evaristo fazem parte da história, simbolizam o último levante de dignidade de um bicentenária instituição militar, que agoniza nos nossos tristes dias.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

2 comentários:

Anônimo disse...

Forçoso dizê-lo, os Coronéis Barbonos seriam em maior número se o Cel Ubiratan tivesse promovido ao último ´posto mais alguns valorosos e competentes companheiros de turma. Isso também faz parte do passado, também é história.

Sérgio Cerqueira Borges disse...

O senhor foi o ultimo Corregedor quem vetou meu retorno a PMERJ, no pedido de 2005; nas suas palavras na comissão de DH da OAB; ratificando apenas um procedimento de um assessor desta cujo foi o relator do processo de re-análise, também lá afirmou que tem hoje consciência que muitas injustiças contra PM's foram cometidas.
Pergunto. O senhor poderia ratificar estas afirmações neste espaço, já que me havia afiançado isto na própria OAB/DH quando estávamos com o Dr. Claudio Sarkis e o coronel Rosset. Seria muito importante para meu resgate moral e minha dignidade neste momento, em que renovo um novo pedido de reintegração baseado na nova legis.

Abraços.