quarta-feira, 28 de julho de 2010

CIDADÃO, TENTE ENTENDER, NÃO É FÁCIL.


RIO DE JANEIRO:
1) A prefeitura interdita um túnel para manutenção, que não teria ocorrido.
2) A interdição é mal feita, permite a entrada de pessoas e de veículos.
3) Jovens resolvem praticar skate dentro do túnel interditado.
4) Jovens resolvem entrar com seus veículos em velocidade pelo túnel interditado.
5) Ocorre um atropelamento, o atropelador foge sem prestar socorro.
6) O veículo atropelador é abordado por uma guarnição da Polícia Militar.
7) Ocorre uma negociação para liberar o veículo.
8) O pai do jovem paga parte do combinado e interrompe o pagamento ao saber que o jovem morto por seu filho é filho de uma artista da Rede Globo.
9) Os Policiais Militares são presos administrativamente.
10) É decretada a prisão preventiva dos Policiais Militares.
10) O jovem que matou o filho da artista está solto. O assassino está solto.
11) O pai que queria acobertar o seu filho assassino, corrompendo os Policiais Militares e que o teria feito se o morto fosse um "filho de qualquer um", está solto.
A sequência foi baseada nas notícias da mídia, portanto, podem não representar a verdade completa dos fatos.
A tragédia que enlutou famílias deve ser lamentada por todos nós.
A dor da perda de um filho é a maior dor do mundo.
Todavia, como temos que aprender nas tragédias, devo destacar como os Policiais Militares são considerados cidadãos de segunda classe.
Por que só os corrompidos estão presos?

Por que ninguém da prefeitura foi responsabilizado pela interdição mal feita, que acabou permitindo que o atropelamento acontecesse?
Por que o assassino está solto?
Por que o corruptor está solto?
Lutar pela cidadania dos Policiais Militares é dever de todos nós, sobretudo dos Coronéis de Polícia, os responsáveis pela corporação.
O Policial Militar é um cidadão brasileiro pleno.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

6 comentários:

Anônimo disse...

Li a resposta, aqui mesmo no seu blog.
"Os Policiais Militares do RJ recebem os piores salários do Brasil; não possuem folga, pois trabalham no bico; comem mal; não estão submetidos a um plano de condicionamento físico; não possuem as condições adequadas de trabalho; o serviço de saúde está sobrecarregado; os equipamentos de segurança não são os melhores; a qualificação não é continuada e eles ainda não têm seus direitos respeitados.
Obviamente, esse quadro caótico não pode resultar na boa prestação de serviço.
...
A Polícia Militar presta o serviço que o governo faz com que ela preste, um serviço de má qualidade, onde a corrupção e o despreparo são rotineiros."

Eu cansei disso.
O Estado não nos respeita.
Operei o joelho e precisava, segundo o médico que me operou, de 10 a 12 meses para recuperação.
Com 3 meses, comecei a sofrer pressão por parte dos peritos do Estado, para retornar ao trabalho.
Mas como ?
O joelho dói.
Não consigo pular nem um muro de meio metro.
Não consigo correr, quando corro, para atravessar uma rua, por exemplo, o faço mancando.
Como posso voltar ao trabalho ?
Vou colocar a minha vida e a de meus companheiros em risco.
Passados 8 meses do acidente de trabalho em operação policial e 5 meses da cirurgia no joelho, os peritos me disseram que eu estava muito novo para aposentar, apesar de a lei determinar que o tempo para aposentar por invalidez seja: licença médica superior a 24 meses. E me deram 2 opções: Ou volta ao trabalho com alta, ou volta ao trabalho como readaptado.
Fiquei com a primeira opção.
Entrei com minhas 2 últimas licenças prêmio e ao final da primeira (3 meses), entro com meu pedido de aposentadoria.
Cansei de ser maltratado pelo Estado.
Sei que vou perder aproximadamente 40% do que ganho (famigerada gratificação de delegacia legal, artifício para burlar a Constituição Federal que determina a paridade), mas vou me livrar do trabalho escravo.
Vou fazer algo melhor na minha vida e me arrependo de ter dedicado minha vida a servir em uma instituição tão desvalorizada e maltratada como é a polícia.
Theophilo Augusto de Azambuja Neto.
Inspetor de Polícia.

Anônimo disse...

Porque a Justiça militar tem rito sumário e a comum, não. Além do mais, são funcionário públicos, vai haver processor administrativo. Sendo (1) funcionários públicos e (2) militares, há sobre eles um aparato de justiça muito mais pesado - o que é de fato compreensível e justificável, pois a eles é atribuída a responsabilidade de zelar pela ordem e pela paz na sociedade como um todo. Esse sistema existe de modo a inibir portanto a conduta desviada entre funcionários públicos e militares, por peso da responsabilidade e função social. Não que aos cidadãos comuns exista menor obrigação no cumprimento da lei, mas a justiça que a eles se aplica é menos célere, porque lhe cabe um rito de natureza diversa, de modo a zelar pelo respeito a liberdade individual sobretudo. Em um estado democrático, as instituições públicas devem ser mesmo vigiadas e punidas com rigor exemplar, pois o que irá coibir a ação do cidadão transgressor não é o medo de uma punição judicial futura, onde cabem inúmeros recursos jurídicos, mas a existência de uma polícia rigorosa e imune a oferta de corrupção. Não havendo na corporação o receio pela punição em função de atos como este, abre-se a porta para mais casos de corrupção. E sabendo da facilidade em corromper, a população perde o medo de transgredir. E assim instala-se o círculo vicioso. Apontar todos os erros para justificar mais um erro é fuga de questão. O governador é ruim? Elejamos outro. A mídia sataniza a polícia? Sejamos críticos, valorizemos a Democracia e o debate livre. Erro não justifica erro. Ética básica.

Anônimo disse...

Cel Paúl.

Há quase trinta anos, ao incorporar às fileiras da PMERJ, ouvia os "mais antigos" falarem que o policia militar poderia ser comparado àquele MOLEQUE da rua, amigo de infância, em que todos tiravam uma "casquinha", do "cascudo" até algo mais grave. Mas como não tinha pai, tampouco um irmão mais velho para "tomar suas dores" niguém sofria qualquer consequência por isto. Pude constatar esta verdade durante toda minha carreira. O PM é exatamente esse MOLEQUE. É maltratado dentro e fora da caserna e não há voz que se levante em sua defesa. É mal alimentado pelo Estado, é mal alojado, e mal remunerado, é mal atendido em suas necessidades de saúde, é mal assistido em recursos humanos. Ao contrário do que o Sr. pensa e diz, acredito que o PM é "meio-cidadão", e isso devemos ao nosso comando, que ao longo de décadas nos tratou e fez questão que nos sentíssemos como tal. Neste caso específico, não houve em qualquer momento quem se manifestasse indignado com a conduta do pai daquele rapaz, que é tão corrupto e mau caráter quanto os Policiais que aceitaram participar dessa mixórdia. E não me refiro a alguém da Corporação. Não houve ninguém em entrevistas feitas com autoridades, políticos, jornalistas, população etc. que condenasse a ação do atropelador e de seu pai, todos apontaram o dedo somente para os Policiais militares. Aí está uma demostração da hipocrisia da nossa sociedade e de nossas autoridades. Sendo assim, podemos considerar ou não, o PM como "meio-cidadão".

Meus respeitos

TEN PM RR

Anônimo disse...

Concordo em parte com a tese do Sr. Reinaldo ao dizer da responsabilidade maior do agente público e, daí, o maior rigor e rapidez na punição; porém não posso concordar, com os mesmos argumentos, sobre as punições aplicadas aos advogados que fraudam provas, aos agentes públicos encontrados com dólares na cueca, aos que quebraram sigilo bancário do jardineiro, partícipes do mensalão, que receberam propina do cantineiro do Congresso, fraudaram o sigilo das votações no painel dessa Casa, escândalo das empreiteiras e milhares de outros casos de corrupção, a meu ver muito mais graves e praticados por agentes públicos de maior expressão que um soldado da PM, com consequências mais danosas à sociedade e mau exemplo inclusive para o soldado. Em teoria, o sr. está certo, assim deveria ser numa sociedade democrática; na prática, o exemplo vem de cima e, enquanto essa sociedade hipócrita não melhorar como um todo ou, principalmente, não começarem a ser punidos de forma tão célere e rigorosa como os PMs, aqueles citados como exemplo, o povo continuará a ter a Polícia que merece. Por outro lado, salta aos olhos, agride ao senso comum de um cidadão de bem e cumpridor dos seus deveres a conduta do atropelador e de seu pai corrupto: não deveriam estar soltos por nenhum motivo a não ser a frouxidão das leis e das autoridades que administram a Justiça neste país. Servem apenas para confirmar o péssimo referencial que o brasileiro tem a respeito de conduzir-se tanto na direção do seu carro quanto na de sua família...

Anônimo disse...

CEL.PAUL...NAO ENTENDO O PORQUE DE MASSACRAREM OS POLICIAIS DIZEREM QUE IRÃO SER EXPULSOS , SEM TERMINAR A INVESTIGAÇÃO...NAO ENTENDO!!! NEM A POLICIA CIVIL PEDIU A PRISAO DOS PMS E A PM SIM... NAO ENTENDO...DEIXE AS INVESTIGAÇÕES CORREREM...SE FOR COMPROVADO A CULPA AI SIM PRENDA E EXCLUA...MAS TOD CIDADÃO TEM O DIREIT DE DEFESA...MAS O PM NAO É CIDADÃO...NEM PARA SEUS SUPERIORES...O Q MEDEIXA MIS TRIST É SABER QUE MUITOS PMS AINDA TRABALHAM EM CERTOS TIPOS DE POLICIAMENTO MEDIANTE UMA $$$ PARA SEUS COMANDANTES DE CIA...E PIOR JA TVE DENUNCIAS E NAO DÁ EM NADA..NAO SERIA ISSO UMA CORRUPÇAO ATIVA E PASSIVA TBM??? E PORQUE TODO MUNDO SABE E NADA ACONTECE???? NA MINHA OPINIÃO TEM UMA SOLUÇÃO.... MUDE O POLICIAMENTO DE LUGAR DE MES EM MES... COLOQUE CAMERAS NAS CIAS...AI EU QUERO VER...TEM OFICIAL QUE TEM HONDA CIVIC , MOTO, CASA DE VERANEIO...E NINGUEM INVESTIGA SE ELE TEM RENSA COMPATIVEL P TR ISSO TUDO....MAS SE FOSSE UM PRAÇA.....TAVA FUFU

Paulo Ricardo Paúl disse...

Grato pelos comentários.
Juntos Somos Fortes!