segunda-feira, 1 de março de 2010

MAIS UM POLICIAL MILITAR ASSASSINADO E UMA ESTÓRIA QUE PRECISA SER ESCLARECIDA POR COMPLETO.

PM exonera coronel que foi buscar carro com criminosos em favela de Costa Barros
RIO - O Comando Geral da PM exonerou na manhã desta segunda-feira o coronel Carlos Henrique Alves de Lima, do 5º BPM (Praça de Harmonia). A medida foi tomada porque o cabo da Polícia Militar Guttemberg Conceição, de 32 anos, foi morto no último sábado com pelo menos de 15 tiros, ao tentar negociar com bandidos o resgate do carro particular do oficial. O crime aconteceu no Morro da Pedreira, em Costa Barros. O oficial perdeu também a nomeação para o comando do Batalhão Rodoviário (BPRv), por determinação do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Mário Sérgio Duarte. O Tenente Coronel Sayonara do Valle, que era comandante do Colégio da Polícia Militar, substituirá o coronel Carlos Henrique Alves de Lima, no comando do 5º BPM (Praça de Harmonia).
Guttemberg era motorista de Carlos Henrique, cujo automóvel foi roubado em Nilópolis, na Baixada Fluminense, no mesmo dia. A esposa do coronel estava com o carro na hora do assalto. O celular dela, que também foi levado, serviu para o contato com os assaltantes.
Os dois policiais seguiram para o Morro da Pedreira, com R$ 2 mil para reaver o carro - valor acertado com traficantes locais -, mas apenas o cabo entrou na comunidade e, logo depois, foi morto com vários tiros. O carro não foi recuperado.
A Corregedoria da PM abriu sindicância para apurar o caso. Ainda hoje, o coronel deve depor no quartel geral da PM e explicar por que decidiu negociar a devolução do carro.
Os parentes de Guttemberg estavam inconformados no enterro, em Sulacap, na Zona Oeste do Rio. A cerimônia que aconteceu neste domingo teve honras militares e recebeu PMs de vários batalhões.
- É um fato extremamente grave. Nós perdemos um policial. Numa situação como essa, logicamente que o conselho que a gente dá é: em hipótese alguma negocie. Mas infelizmente não temos como voltar no tempo - disse o tenente-coronel Lima Castro, chefe de comunicação da PM, ao Bom Dia Rio.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

5 comentários:

CHRISTINA ANTUNES FREITAS disse...

Sr.Cel.Paúl:

Fico pensando no seguinte: no episódio do Afro Regaee, onde Oficial(Ten)e Policiais do 13º BPM foram presos,largados a execração publica, ainda que o tal episódio não tivesse como desdobramento, a morte de algum Policial vitimado por receber ordens ou "idéia" de um outro Policial de Alta Patente, sendo que este, um Policial Militar em último Posto, ou quase ultimo Posto (Cel ou TenCel?), porque A MÍDIA PISOU FORTE? O DIA INTEIRO FALAVAM DOS POLICIAIS DO 13º BPM!
Até hoje não existem provas técnicas contra os Policiais do
13º. Vira e mexe, estão estampando o nome e a figura destes na mídia, como se os mesmos tivessem perfurado com vários tiros, um par de tênis e uma jaqueta, e esse par de tênis e jaqueta, tivessem vida, família, CPF, RG...

O Brasil é coisa de doido mesmo: existem pessoas que encaram uma prisão por causa de furto de uma Caixa de Margarina e outros ficam soltos enquanto levam Dólares nas Cuecas!

Deve ser muito ruim mesmo, provar do próprio veneno: digo isto, pois esta bandidagem que aí está, é um veneno que a Segurança Pública ajudou a construir, sendo fouxa com os marginais e deixando cidadãos de bem à mercê dessa corja nojenta, que sobrevive por causa de políticas governamentais paternalistas, das ONG'S "AMOR A BANDIDAGEM"!

Reparo nesse caso, sem querer pré-condenar, que não vai passar de um caso corriqueiro. Um nº de um Processo guardado em alguma gaveta.
Nossa! A vida de um Praça realmente parece que é um caso corriqueiro, pelo tratamento dado pela mídia, pela Instituição ou pelo Executivo Estadual.

Será que vem alguém chamar o Cel. de "marginal de farda"? Creio que não, até porque não creio que ele seja!

Mas, porque a máxima "Marginal de Farda" serve para Policiais de baixa Patente, como os Tenentes, Capitães,as Praças e não serve para Coronel?

Acho que tenho a resposta: Questão Metereológica! É coisa do Vento!
Éhhh! Aquele que diz que o vento que venta lá, venta aqui, também...

Não quero que entendam que admito o furto! De maneira alguma!
O que gostaria de entender é sobre Pesos e Medidas.


Um jovem faz Escola de Oficiais, faz os Cursos para chegar ao último Posto, e quando na maturidade chega a Patente de Cel.(já comandou desde Cias. até Batalhões),no fim disso tudo, expõe a vida de um Praça e a sua também, por causa de um carro, que como milhares de outros, foi roubado!
Será que foi pelo carro ou foi uma grande "perfuração no Ego Inflado", de um Coronel, que poderia ser um Coronel qualquer, inclusive meu marido, para não ser chamada de injusta...

Este episódio do Coronel,seria como o de um Médico em que a filha precisa de um transplante de rins e não encontra doador. Seus "brios" ficam mexidos, mas nem por isso, o médico deve correr atrás de um rim, pagar por ele, enfim: emporcalhar a sua vida, levando risco para vida de outro.

Tenho certeza que não era esse o final que o Cel. em questão queria.
Tenho esta certeza, mas, precisamos dominar a vaidade, senão, esta mesma vaidade faz da nossa vida e da de outros, um inferno.
Ah! Mesmo que este inferno seja longe do BEP!

À família do Policial assassinado, meus sinceros pêsames, e que façam a pressão necessária para recebimento do que é devido pelo Estado!

Ao Coronel e família, meus pêsames também, pois creio que ele e sua esposa, tenham "morrido um pouquinho"!

Enquanto o TER valer mais que o SER, nunca conseguiremos a PAZ!

Obrigado,
CHRISTINA ANTUNES FREITAS

Anônimo disse...

Cara Cristina,
Prezado Coronel:

Por ser lotado em efetivo no Centro do Rio de Janeiro, sei a verdade dos fatos, e, acreditando ou não, as exponho agora:

- O Coordenador assassinado do Afro Regae, conhecido homossexual que transitava pelas noites do centro do rio, estava nas proximidades com DOIS garotos de programa no interior e seu veiculo;

- Ao final do "programa", o tal coordenador deixou os "garotos" no interior de seu veiculo e foi ate um caixa eletronico retirar certa quantia para pagamento dos serviços;

- Ja no interior no banco, aconteceu a fatalidade. Uma reação a um assalto tirou a vida do membro do Grupo Afgro Regae.

- Com o barulho dos disparos, dois fatos aconteceram simultaneamente: os "garotos" se assustaram e sairam correndo de dentro do carro do seu cliente e ao mesmo tempo policiais que passavam por perto foram verificar os disparos.

Eis a verdade.

Sabe o porque dos policiais não pararem para socorrer o Membro do Grupo Afro regae?

Lhe respondo a essa pergunta com outra:

Vc faz ideia de quantas pessoas dormem diariamente debaixo de marquises no centro do rio?

São dezenas, ou ate mesmo centenas...

Para os policiais, aquele que ali se encontrava ao solo era mais um...

Mas a verdade incomoda, e interessa a poucos.

O que falaria agora aquele cidadão que foi estranhamente acolhido em nosso quartel general, e chamou valorosos policiais de marginais fardados?

?

Grato pelo espaço.

fhenrietteadvogada@zipmail.com.br disse...

motorista do cel morto. pagou com a vida. a vida é mais importante que um bem material. se a familia entrar com alguma ação de responsabilidade civil tem que ser na pessoa que deu esta ordem maluca. negociar com bandido. vergonha cel. o policia paga com a vida. bola fora

CHRISTINA ANTUNES FREITAS disse...

Sr.Cel.Paúl:
Ao Sr. Anônimo das 23:17 hs

Pois é... Mas alguém tem interesse em admitir esta versão? Certamente que não! Afinal um dos envolvidos é um Ten. descamisado e os outros, Praças, descamisados também!

Veja só: li durante a madrugada no OGLOBO ONLINE, parte de uma entrevista concedida pelo Cel em pauta, em que o mesmo diz que estava no carro na hora do assalto, junto com sua esposa. Porém, que foi a mesma que juntamente com sua irmã e sobrinha, que fizeram contato com os marginais.
Agora, pasmem: Que o Policial assassinado, não cumpria ordens. Foi com ele como amigo e visinho!

Bem, o Cel já está tirando sua responsabilidade (tentanto), jogando para a irmã, mulher, sobrinha e para a vontade do cabo em ajudar.(SOMOS TODOS UNS TONTOS)

CONCLUSÃO:
-SE DEREM ATO DE SERVIÇO à morte do Cabo, estarão indo contra as declarações do Cel.

-SE NÃO DEREM ATO DE SERVIÇO, estarão tirando dos familiares do Cabo assassinado, o direito de receber proventos melhores e o tal "seguro" de 100.000,00 !

Francamente: longe de mim um marido, tio, irmão e vizinho como o em tela...
ESTÁ FALTANDO "HOMBRIDADE" DENTRO DESTA ENTREVISTA!

Gostaria de ouvir a opinião de Cels. da Ativa sobre o caso. Se não aparecerem Cels da Ativa, os Inativos poderiam dar sua opinião, pois tenho por vezes a impressão que estou vivendo em um outro mundo: que pulei etapas e que não percebi o quanto a moral, vergonha, verdade, e principalmente o "tomar para si" os atos praticados, mudaram ao longo do tempo!

TRISTE E PATÉTICO!

Obrigado,
CHRISTINA ANTUNES FREITAS

Paulo Ricardo Paúl disse...

Grato pelos comentários. Juntos Somos Fortes!