terça-feira, 23 de março de 2010

OS 300 DE BELTRAME - TENENTE CORONEL DE POLÍCIA LARANGEIRA.

Sexta-feira, 19 de março de 2010.
"Os 300 de Beltrame"

Para os que não possuem boa memória ou não leram a notícia, em 25 de novembro de 2009 a Revista Veja-Rio estampou matéria extremamente positiva a respeito da incorporação de 300 recrutas na PMERJ. Em alusão aos “300 de Esparta”, o título foi gravado assim: “Os 300 de Beltrame”. O exagero se observa na chamada feita pela autora da reportagem, Sofia Cerqueira: “Com boa formação e treinamento adequado, os novos PMs são a grande aposta da Secretaria de Segurança para mudar a história da corporação”. Acresceu ainda outro forte apelo jornalístico: “Em busca do soldado perfeito”.
Como o inferno anda cheio de bem-intencionados, na época eu juro que estranhei o exagero. Houvesse sido o foco na Academia Dom João VI e na formação de novos oficiais, até se poderia pensar em “mudar a história da corporação”. Mas partir dessa ideia apenas por conta da inclusão de 300 recrutas (soldados) numa instituição de aproximadamente 40.000 homens no serviço ativo é de lascar. Ora, a formação do soldado PM é típica da denunciada por Michel Foucault em seu clássico “Vigiar e Punir” – os “corpos dóceis”.
Não perderei tempo explicando o significado de “corpos dóceis” nem me aprofundarei na crítica ao ufanismo de uma reportagem com perfil de encomenda com endereço certo. Creio, sim, que interessa não apenas ao Secretário Beltrame, mas a todos os dirigentes do serviço ativo da PMERJ uma tropa composta por “soldados perfeitos”. Ocorre que o “soldado perfeito” é fruto de uma sociedade corrompida, clientelista e conformada; enfim, é fruto de um rebanho que ousamos resumir na casa-grande e na senzala, ou seja, massa humana subalterna e viciada em hábitos pouco recomendáveis: a sociedade brasileira.
Claro que muitos externarão indignação em vista do que afirmo. Nem pretendo me colocar como sacripanta a criticar maus comportamentos. Para amainar os verdadeiros e os falsos beatos, incluo-me como um dos malcriados e malformados ao longo da minha existência brasileira. Nem mesmo nego que preferiria ter sido médico patologista em vez de PM. Era o meu sonho, ideal inalcançável, miragem de pobre. O oásis era a PM. Foi nela que pude sobreviver para depois viver a vida deslocada do meu ideal.
Diversamente da matéria a destacar alguns “idealistas” com formação superior, mas dispostos a “salvar a sociedade” a troco do pior salário do Brasil, a realidade é outra. Portanto, nada demais um dos “300 de Beltrame” ser flagrado em prática de crime, assim como é certo que não será o único, sem falar naqueles que pularão fora do barco, se já não o fizeram. Vale conferir... Ora, não há como fugir da realidade! As UPPs são boa ideia, sem dúvida. Mas é melhor lidar com elas considerando os óbices e as falhas que decerto ocorrerão. Porque o ufanismo da Veja-Rio quanto aos “300 de Beltrame” já era!...
EMIR LARANGEIRA
TENENTE CORONEL DE POLÍCIA

JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

6 comentários:

Anônimo disse...

BOM DIA CEL.PAUL...INFELIZMENTE NOSSA POLICIA MILITAR É MUITO...MUITO...MUITO CARENTE DE TREINAMENTO... E PIOR DE TUDO...QUANDO DA ALGUMA "M " COLOCAM A CULPA NO PRAÇA, QUAL O POLICIAL MILITAR QUE NÃO GOSTARIA DE IR AO INSTANDE DE TIRO A CADA 6 MESES ??? QUAL O POLICIAL QUE NÃO GOSTARIA DE PASSAR POR UM EXAME PSICOLOGICO A CADA 6 MESES ??? QUAL O POLICIAL NÃO GOSTARIA DE PASSAR POR PALESTRAS COM ADVOGADOS E SER MAIS SABEDOR DAS NOSSAS LEIS ??? QUAL O POLICIAL NAO GOSTARIA DE PASSAR POR CURSOS ??? MAS A REALIDADE É TOTALMENTE DIFERENTE CEL.PAUL, NÃO TEMOS TREINAMENTO, NÃO TEMOS AVALIAÇÕES PSICOLOGICAS ( TALVES POR "ELES" SEREM CONHECEDORES QUE METADE DO EFETIVO FICARIA REPROVADO) PELOS BAIXOS SALARIOS, ESTRESSE NESSA GUERRA SUJA ( DIGO GUERRA, POIS FUZIL E GRANADA É ARMA DE GUERRA ), O POLICIAL MILITAR NAO TEM O DIREITO DE SAIR COM SUA FAMILIA ( SEJA PELO BAIXO SALARIO OU ATE MESMO PELO MEDO )...NEM QUANDO ELE ESTA DE SERVIÇO TEM DIREITOS... NÃO TEM DIREITO A UMA ALIMENTAÇÃO DIGNA( MESMO SENDO DESCONTADO NO CONTRA-CHEQUE), NÃO TEM DIREITO A UMA FARDA( NÃO PAGAM ), NÃO TEM DIREITO A UM ADVOGADO, O UNICO DIREITO É FICAR CALADO !!! O PIOR DE TUDO É A FALTA DE ADMINISTRAÇÃO NA NOSSA PMERJ...REVEJAM TODOS OS QUE ESTÃO DE IFP E LTS...TEM POLICIAL QUE ESTA DE IFP OU LTS, MAS BANCANDO SEGURANÇA OU OUTRO SERVIÇO, E ASSIM OS QUE REALMENTE ESTÃO PREJUDICADOS ESTÃO SEM ESSA " MALDITA GRATIFICAÇÃO ", ACHO O SEGUINTE ...ENTROU DE IFP OU LTS , SEJA POR QUALQUER MOTIVO , QUE SEJA FEITA UMA IDENTIDADE PROVISORIA E A IDENTIDADE DO POLICIAL SEJA ACAUTELADA E OUTRA...SEU PORTE DE ARMA SOOMENTE EM SUA RESIDENCIA...OUTRA..QUE A PM2 INVESTIGUE O POLICIAL QUE ESTA DE IFP OU LTS PARA VER SE ESTA TRABALHANDO COMO SEGURANÇA OU OUTRO SERVIÇO QUALQUER, SE FOR PEGO IMEDIATAMENTE SEJA SUBMETIDO A CONSELHO E EXCLUIDO...QUANDO UNS 20 FOREM EXCLUIDOS...TODOS FICARAM COM MEDO...E SERVIRA DE EXEMPLO....GARANTO QUE AUMENTARIA EM 50% O EFETIVO...DEIXO AQUI MINHA IDEIA, SE POSSIVEL PASSE ADIANTE ESSA IDEIA NO BLOG. OBRIGADO E BOM DIA!!!

Anônimo disse...

cel laranjeira, esse fez história! como policial e como deputado.

sgt /

Anônimo disse...

cel laranjeira, esse fez história! como policial e como deputado.

sgt /

Anônimo disse...

cel laranjeira, esse fez história! como policial e como deputado.

sgt /

Alexandre, The Great disse...

Uma visão clara e sem retórica de um Especialista.
A imprensa atual joga uma "bomba ninja" sobre as verdades e ludibria a população. Mas isso não sai de graça...

Anônimo disse...

Sobre esse argumento do anônimo, fugindo ao assunto. Cortar porte de arma e acautelar identidade de PPMM IFP e/ou LTS é a maior falácia que já escutei de sugestão para melhoria na PMERJ. Isso é nivelar a tropa por baixo, justamente o que o oficialato covarde faz com a tropa.
Logo vc que acabou de criticar o nivelamento "por baixo" quanto a perda da gratificação. Os lesionados e incapacitados também precisam se locomover pela cidade e estarem expostos a perigos, necessitando da arma.

Cada um que aparece...